quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

J.B. De Almeida-Garrett

Viagens na minha terra


J.B. DE ALMEIDA-GARRETT
CAPITULO I
" Que viage á roda do seu quarto quem está á beira dos Alpes, de hynverno, em Turim, que é, quasi tam frio como San'Petersburgo - intende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, onde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o proprio Xavier de Maister, que aqui escrevesse, ao menos ia até ao quintal.
Eu muitas vezes, n’estas suffocadas noites d’estio, viajo até á minha janella para ver uma nesguita de Tejo que está no fim da rua, e me inganar com uns verdes de árvores que alli vegetam sua laboriosa infancia nos intullos  do Caes-do-Sodré. É nunca escrevi éstas minhas viagens nem as suas impressões: pois tinham muito que ver ! Foi sempre ambiciosa a minha penna:  pobre e suberba, quer assumpto mais largo. Pois hei de dar-lh’o. Vou nada menos que a Santarem: e protesto que de quanto vir e ouvir, de  quanto eu pensar e sentir se hade fazer chronica.
Era uma idea vaga, mais desejo que tenção, que eu tinha ha muito de ir conhecer as riccas varzeas d’esse Ribatejo, e saudar em seu alto cume a mais historica e monumental das nossas villas. Aballam-me as instancias de um amigo, decidem-se as tonterias de um jornal, que por mexeriquice quiz incabeçar em designio politico determinado a minha visita. Pois por isso mesmo vou: - pronunciei-me.
São 17 d’este mez de julho, anno de graça de 1843, uma segunda-feira, dia sem nota e de boa estrea. Seis horas da manham a dar em San’-Paulo, e eu a caminhar para o Terreiro-do-Paço. Chego muito a horas, invergonhei os meus madrugadores dos meus companheiros de viagem, que todos se prezam de mais matutinos homens que eu, Ja vou quasi no fim da praça, quando oiço o rodar grave mas pressuroso de uma carroça d’ancien régime: é o nosso chefe e commandante, o capitão de impreza, o Sr. C. da T. que chega em estado.
Tambem são chegados os outros companheiros: o sino dá o último rebate. Partimos." 

Typographia da Gazeta dos Tribunaiis

1846 - 2ª publicação



Para a Vera e para o Peninha


Kat

Nenhum comentário: