domingo, 23 de janeiro de 2011

“Para Sempre e Mais um Dia”

Na passada sexta-feira foi apresentado na Biblioteca Municipal de Valongo, o livro "Para sempre e mais um dia", da autora Laura Costa, natural e residente em Valongo.

O porquê de estar a relatar esta apresentação deve-se essencialemente a dois factos. Primeiro porque este livro relata a história de Gil, uma criança autista, ou melhor uma criança portadora de síndrome de Asperger, considerado uma forma leve de autismo, a sua integração social e a forma com os pais vivem em exclusivo para o seu filho.

É uma temática muito pouco retratada na literatura mundial e este romance é talvez o único do género em Portugal, uma vez que tudo o que existe acerca do autismo e do síndrome de Asperger são livros de carácter mais técnico. Esta é talvez a principal razão pela qual o livro tem sido tão bem aceite quer junto das entidades, associações e instituições que lidam com esta problemática, bem como junto das famílias onde existem crianças autistas ou portadoras do síndrome de Asperger”, refere a autora do livro, revelando ainda que este livro é dedicado a uma “criança” com quem tem grande ligação e que difere da personagem principal do livro no facto de ser portadora de uma forma mais severa de autismo e não ter as aptidões especiais (como a vocação para a pintura) que tem a personagem do livro.

A segunda razão e talvez a mais especial é que através do facebook e de amigos "comuns", a autora acabou por ter conhecimento da história do meu filho e de uma forma espontânea enviou-nos uma edição autografada e com dedicatória. Por isso mesmo e pela atitude torna este livro especial e lido de uma forma ainda mais apaixonante.

Obrigado...

Um comentário:

INFORMANIACA disse...

Sou a autora deste livro e gostaria de saber como o contactar...OBG

laura.campos.costa@gmail.com