segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Desenhos Animados de uma vida #6

Estes últimos dias ouve-se muito falar do futuro… que o futuro da crise ainda pode ser pior, que o futuro seja melhor, que no futuro as coisas podem melhorar, futuro isto, futuro aquilo…

Como tenho tentado que todos os dias algo me transmita um sinal sobre que desenhos animados vou falar então hoje decidi que vou falar de “Conan, um rapaz do futuro”.

Aliás, esta séria dos anos 80 falava de um futuro difícil, com o início da 3ª Guerra Mundial em… 2008!!!! Se calhar essa guerra era a tal crise e a guerra que temos todos os dias que vencer para pagar as nossas contas!!

Penso que já tinha falado nesta série mas visto que agora estou num tópico destinado a estas séries que percorreram a nossa juventude, então hoje é dia do Conan, uma série criada por um dos criadores mais aclamados nesta área, Hayao Miyazaki.

Lembro-me bem desta série e em particular de Conan, como é óbvio, e do seu amigo Jimsy, um “puto” super catita. A história começa com a tal destruição da terra, a fuga das pessoas para o espaço, o retorno das mesmas para a terra, sendo que apenas uma consegue escapar à destruição e despenhar-se numa ilha, dos poucos sítios da terra que escapou à devastação. 20 anos depois, só Conan e o seu avó adoptivo estão vivos. Conan nasceu e cresceu na ilha.

Mais uma série intemporal e como era bom ver o Conan correr e o sorriso hilariante de Jimsy.
Volto a referir que as animações de hoje são espectaculares, que houve uma evolução que nos permite viajar por personagens e paisagens que mesmo animadas nos fazem sonhar mas continuo a achar que muitas destas séries antigas tinham muito mais substância. Aliás penso que grande parte das séries/filmes animadas que hoje existem recorreram a estas mais antigas, dando-lhe mais espectacularidade, mais cor, movimento. No entanto é incrível com 30 anos depois podemos rever estas séries e continuar a ficar cativados pela sua história e pelos seus personagens.

Nenhum comentário: