segunda-feira, 27 de julho de 2009

"O Sangue da Honra" #2

Acabei de ler este livro que relata a vida de duas figuras do início do século XX, curiosamente nascidas na mesma localidade italiana, Bisacquino.

Frank Capra, um realizador de cinema que venceu alguns óscares e Vito Cascio-Ferro, um dos mais conhecidos mafiosos na altura da grande depressão nos Estados Unidos e em que se atravessava a Lei Seca e era proibido comercializar álcool.

A vida destes dois personagens cruzou-se várias vezes desde o dia em que Vito Cascio-Ferro aliciou o pai de Frank Capra a trabalhar com ele até ao dia em que o próprio Capra foi aliciado a construir alambiques (contra tudo e todos, Frank Capra formou-se em engenharia química...) numa altura em que Frank Capra passava fome nas rua, vivendo quase na miséria.

A chegada de muitos italinos à América deveu-se ao facto de muitos italianos pobres sonharem com a América, com a Terra Prometida, onde tudo era possível!!!

Só que para muitos a Terra Prometida não lhes trouxe nada de bom continuando a passar dificuldades económicas, a viverem no limiar da pobreza, refugiando-se muitas vezes no alcoól ou nas organizações mafiosas.

Frank Capra acabou por resistir a tudo isso, inclusivé às propostas tentadoras da "Cosa Nostra" por intermédio de Vito Cascio-Ferro que era a ligação entre a "Cosa Nostra" e as organizações mafiosas que se organizavam em Nova Iorque e outras cidades americanas como Chicago ou Boston.

Capra acabou por encontrar um estúdio cinematográfico, onde passou a realizar filmes e mais tarde chegou a Hollywood, onde com filmes maiores e mais conhecidos, ganhou fama e prémios.

2 comentários:

Kat disse...

Gostei do resumo.Estás mesmo fã do autor.
Kat

Peninha disse...

Tendo em conta que já li 5/6 livros deste autor acho que se pode dizer que sou um fã do Moita Flores, ou melhor, da sua maneira de escrever.
Foi mais um que li e gostei...
Bjs
Pena