domingo, 19 de julho de 2009

"O menino e o cavalo" - #2


Apesar de já ter escrito este mesmo texto no comentário ao post resolvi tranformá-lo num novo post porque gostei muito do livro e sem dúvida alguma que aprendi um pouco mais sobre este tema.

Para além do relato da viagem que fizeram pela Mongólia/Sibéria e a descrição de toda aquela paisagem, em muitas partes do livro revi muito do que já passei e que ainda passo no meu dia-a-dia, principalmente as tais "tempestades neurológicas" (gostei desta definição...), ansiedade, hiperactividade, etc...

Sem dúvida alguma que não devemos falar em cura do autismo porque não estamos a falar de uma doença. Devemos sim procurar ensinar competências a todos os autistas para que de uma forma natural possam caminhar e viver neste "nosso" mundo sem nunca tentar retirar-lhes o seu próprio mundo, pois eles vão sempre preservar o deles, onde se sentem bem, protegidos, mundo esse que também nos ensina muita coisa.


Gers - Mongólia


Começo a sentir que o autismo é tipo de personalidade, com as suas caracteristicas mas com algo de mágico, secreto e muito bonito...

Também gostei muito de conhecer esse modo de vida que é o xamanismo e todos os rituais efectuados pelos líderes espirituais (xamã). Estando o autismo muito ligado à parte mental, é intrigante ver como estes rituais conseguem por "energias" não pertencentes ao mundo "físico" (deus das renas/das montanhas, etc, etc) ter resultados tão espectaculares como tiveram nesta história.
Ah... fiquei a saber que foi naquela zona, algures onde hoje fica a Ucrânia, Cazaquistão e Mongólia que foi domesticado o primeiro cavalo!!!

Um comentário:

Inês disse...

tambem adorei o livro, li-o durante as ferias tb adorei a parte da viagem pela mongolia!!

agr to a preparar-me para apresenta-lo à minha turma,é um teste de expressão oral!!

bjo,os teus post's vão dar alguma ajuda!! bigada