quarta-feira, 16 de abril de 2008

Trabalho vs Família

Por vezes penso se sigo o caminho correcto... se faço bem em estar aquelas horas por semana a correr atrás de uma bola ou outra actividade desportiva qualquer, se faço bem em tentar sair à hora “normal” para poder ver e estar quem gosto e fazer aquilo que gosto, se faço bem em durante o dia perder uns importantes e preciosos minutos a colocar mais um post neste ou naquele blogue, dizer um olá a um amigo com quem nem sempre podemos estar fisicamente ou simplesmente lançar um piada para quebrar este ou aquele momento mais stressante de um dia de trabalho.

Sempre me disseram que na vida à tempo pra tudo mas nem sempre isso é verdade, melhor, nem sempre isso é verdade para aqueles que “mandam” em nós e que acham que devemos viver para o trabalho em vez de trabalhar para viver...

Hoje em dia a maioria das pessoas tem como objectivo a realização profissional, viajar e conhecer novos locais, frequentar uma pós Graduação ou até mesmo tirar um Mestrado.
Um melhor salário e um melhor emprego é a consequência lógica destes objectivos quando estes são concretizados.

Tudo hoje gira à volta do sucesso no nosso trabalho, no sucesso da nossa carreira, nas promoções, pois só assim podemos ambicionar a ter determinados “luxos” e de certa forma uma maior qualidade na vida dos nossos filhos com a consequência de que certamente iremos passar muito menos horas com eles... valerá a pena este esforço?


É que para isto teremos que ser certamente verdadeiros super-heróis pois em 24 horas temos que olhar pelo nosso emprego, filhos e família... conciliar a carreira com a difícil tarefa de ser pai é hoje em dia o nosso maior desafio!

É certo que ao conseguirmos isto teremos sem dúvidas uma vida fantástica pois temos um emprego fantástico, uma casa deslumbrante, um carro potente e uns filhos alegres porque tem de tudo mas... não preferiam eles estarem mais tempo com os pais? Não seriam na realidade mais felizes assim? Não será bem melhor investirmos mais na nossa presença junto dos nossos filhos, família e amigos?

Na maioria das nossas empresas o conceito de que o empregado que sai mais tarde e que faz horas extraordinárias é o melhor e o mais aplicado enquanto aqueles que com muito esforço conseguem fazer as suas obrigações dentro do horário “normal” de trabalho para assim poderem ao final do dia estarem com a família, estarem com os amigos, enfim, desfrutar um pouco da vida, serão sempre vistos como aqueles que dificilmente poderão subir na empresa ou ambicionar a algo mais... Este facto também resulta muito da cultura do país em que vivemos e das pessoas que estão à frente das nossas empresas, direcções, departamentos, etc...

Por exemplo a Islândia e a Dinamarca são os 2 países do mundo que melhor conseguem promover essa compatibilização entre Trabalho e Família!!!

Mas... prefiro viver da forma com o faço... faço o meu trabalho, aplico-me, dou o meu melhor, faço com que o meu trabalho seja apreciado pelos outros e me sinta bem comigo próprio mas não esqueço os outros prazeres da vida mesmo que para isso passe a vida “apenas” com o essencial para que não falte nada às pessoas que habitam e giram à volta do meu mundo.
Apostar tudo no trabalho em prejuízo da família acho que acaba por não ser compensador pois se ganhamos muito em termos materiais perde-se muito na ligação com a família, amigos, na saúde, na qualidade de vida e às vezes acabamos nós próprios por nos esquecermos de viver...
Não há dinheiro nenhum que pague o sorriso e um beijo de uma criança ao chegarmos a casa, uma conversa à mesa com os amigos, um jogo de futebol num parque qualquer com o pessoal da rua, a prancha debaixo do braço para ir desfrutar de umas belas ondas ao final do dia, num passeio à beira mar ou até mesmo ver este ou aquele filme que nos vai fazer rir descontroladamente ou chorar de emoção...
É que por vezes as pessoas esquecem-se que a vida é especial principalmente porque ela só se vive uma vez!!!

Um comentário:

Vera disse...

Pois é Peninha, tens razão! Não há nada que pague o convívio com as pessoas de quem gostamos e o prazer de fazer coisas simples como passear à beira-mar. O problema é que as Empresas actualmente não têm Família e não sabem gerir as suas vidas de forma a que as pessoas que nelas trabalham tenham direito a ter Família. Não é OK haver crianças/jovens que só vejam o/s seu/s Pai/s durante pouco mais de 1 hora por dia (como acontece cá por estas bandas...).
Há que mudar muita coisa até termos um País mais normal, mais sensível, mais pessoal! Está nas mãos daqueles que trabalham mostrar que há que mudar!
Gostei de te ler ;)