terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A Talentosa Flavia de Luce

Sinopse
"Um policial com um detective inesperado: uma menina de onze anos, com um feitio muito especial e um invulgar talento para fórmulas químicas. Estamos no Verão de 1950 e Buckshaw é a decadente mansão inglesa onde Flavia mora com a sua família, o pai viúvo, coleccionador obsessivo de selos, e duas irmãs, nem sempre muito simpáticas… Com uma inteligência aguçada para a idade, Flavia vive num mundo próprio. Refugiada num velho laboratório vitoriano onde já ninguém vai, entretém-se a inventar venenos inofensivos que servem, no entanto, as suas pequenas vinganças domésticas. Uma menina com cara de anjo mas alguma maldade…Subitamente, Buckshaw é atingida por uma série de acontecimentos inexplicáveis. Um pássaro morto é encontrado no degrau da porta, com um selo de correio espetado no bico. Algumas horas depois, Flavia descobre um homem caído no meio dos pepinos e vê-o exalar o seu último suspiro. Para a pequena, que fica ao mesmo tempo chocada e encantada, a vida começa realmente a sério quando o homicídio chega à velha mansão. Uma pintura perspicaz do sistema de classes e da sociedade da época, A Talentosa Flavia de Luce é uma história de enganos magistralmente contada e um magnífico gozo literário "


A forma como este livro chegou até a mim é engraçada...
Andava eu à procura de um livro para oferecer à Kat que fazia anos passados uns dias. Sendo ela uma leitora especial e uma devoradora de livros, a escolha teria que ser algo de especial, ou melhor, diferente e inesperada.

É certo que as livrarias estão sempre preenchidas de últimas novidades de autores mais ou menos conhecidos. Seria fácil escolher um livro mas demasiado óbvio... queria oferecer algo de diferente. Durante os largos minutos que passei na livraria com a cabeça recheada de dúvidas, passei uma ou duas vezes por este livro e a primeira coisa que me chamou a atenção foi a capa, bonita, por sinal.
Eu sei que uma menina de tranças, em pé, a segurar um lupa e um pássaro de pernas para o ar com um selo espetado no bico dá um ar demasiado infantil. Mas a dita capa cativou-me... Peguei no referido lido e dei uma olhadela pela sinopse. Conseguiu também captar a minha confiança... não é que seja um expert em literatura, longe disso, mas pensei que tinha encontrado a prenda ideal.

No referido livro também vinha uma referência a Alan Bradley, o autor deste livro, que desde sempre escrevera literatura infantil e que esta era a sua primeira obra para adultos. Mais uma característica que tornava o livro... misterioso!!!

Daí e até mandar embrulhar o livro foi um passo...
Após a Kat o ter lido emprestou-me e nada mais motivante que ler algo que escolhi e que ofereci a alguém especial.
Bem, antes de dar a minha opinião sem revelar muito da história, nada melhor do que descrever um pouco a história.

É uma história contada na primeira pessoa, pela voz de Flavia De Luce, uma menina de 11 anos, de tranças pretas, que vive com duas irmãs, o pai e respectivos criados numa Inglaterra dos anos 50. Tal como descreve a sinopse, ocorre um homicídio na mansão onde vive Flávia, ou melhor, na horta dos pepinos. Devido aos detalhes do sucedido, estes captam a curiosidade da própria Flavia que vai se encarregar de desvendar tudo através da sua inteligência. Diremos que é um policial com uma investigadora de palmo e meio.

Quanto à nossa heroína, uma personagem engraçadíssima, com um humor negro do melhor (e como eu gosto de uma boa piada sarcástica...), perspicaz e sem nunca perder o encanto de uma miúda com 11 anos... ah, não esquecendo a sua inseparável amiga, uma bicicleta chamada Gladys.

Como última nota mas se calhar a mais importante, Flavia tem uma paixão enorme pela Química, principalmente quando se está a falar de ... venenos!!

Acho que o livro está muito bem escrito e é uma leitura agradável. Não é o prémio Nobel da literatura mas é um livro que tanto dá para adultos como para os mais jovens. Penso que daria uma excelente série de televisão porque para além desta aventura já existem outras que ainda não foram publicadas em Portugal.

A versão inglesa de “A Talentosa Flavia de Luce” tem como título original “The Sweetness at the Bottom of the Pie“ e tal como disse já existem outros livros com aventuras desta investigadora de palmo e meio:

* The Sweetness at the Bottom of the Pie - “A Talentosa Flavia de Luce
* The Weed that Strings the Hangman's Bag
* Seeds of Antiquity .
* A Red Herring Without Mustard
* Death in Camera
* The Nasty LIght of Day

Devido ao sucesso deste livro a pequena Flavia já tem uma página de fãs na Internet: http://flaviafanclub.ning.com/

2 comentários:

Vera disse...

Gosto do novo look dos Cinco :-)
Beijos

Kat disse...

Gostei muito desta Flávia. Esperta que nem um alho e de um humor aguçado. Mas, as suas considerações e "suponhamos", as linhas do seu pensamento perante as situações que se lhe iam deparando, são mesmo demais.
Gostei que tivesses gostado. Também eu gostei de ler este romance e mais ainda de saber da dificuldade da procura, da dúvida da escolha e do empenho na pesquisa do título. Isso sim, é que tem mesmo valor.
Kat