segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

O Pós-Pré...


Esta é uma semana especial porque acontecem vários fenómenos estranhos... é a semana Pós-Pré, ou seja, Pós-Natal e Pré-Ano Novo.

O fim de semana que passou e em particular o final da semana passada é recheada em acontecimentos únicos (pensavam que só o peru é que era recheado???).

Primeiro porque, como sabemos que o Natal está à porta, passamos o resto do ano a alimentar sonhos... chega esta altura e comemos os sonhos todos!!! Isto não é normal...

Aliás, esta semana é a semana da sopa, tal a combustão que vai dentro de nós de tanta coisa boa que se come. É necessário uma dieta rápida para voltarmos a entrar na reserva de modo que na passagem de ano possamos encher novamente o “depósito”, que em muitos casos, acaba a transbordar!!!

Durante esta época e em particular no Natal, quer a GreenPeace, ou até mesmo a Quercus andam numa azáfama brutal pois quer os perus, quer o bacalhau, entram quase no lote das espécie em vias de extinção tal a quantidade de perus e bacalhaus que são devorados. Porque não variam todos os anos nas espécies e nas iguarias?? Tipo, linguado assado... ou... Olha, o bitoque por exemplo... isso é que era!!! Uma consoada à lareira acompanhado por um ovo a cavalo!!
Porque tem sempre que ser o mesmo?? Ah e tal, é a tradição... pois, também é tradição o Pai Natal entrar pela chaminé e por essas ruas e avenidas é vê-los pendurados nas varandas (sem subsídio de risco segundo a A.I.P.N.R.D. – Associação Internacional de Pais Natais e Renas Desfavorecidas ), nas janelas das casas de banho, etc,etc... Realmente deve ser bonito e apaixonante ver entrar um Pai Natal por cima da sanita sujeito a tropeçar no peaçaba (é assim que se escreve??? É a primeira vez que escrevo esta palavra...) e a enfaixar-se no meio do bidé...

Também aqui entre nós... se o Pai Natal entrar em algumas chaminés onde já foram instaladas recuperadores de calor, está bem... frito!!!
Mas vá, o Natal é das crianças... apesar do consumismo desenfriado que por aí anda e de toneladas e toneladas de cartão e papel amontoados ao pé dos caixotes do lixo e do papelão!!!
Um àparte... deviam arranjar forma de neste dias arranjarem locais próprios e maiores para colocar todo este entulho... é que com os dias que se puseram, com chuva e vento, tentei ir à rua beber um café. Erro brutal!! Tal era a ventania que quase levei com a embalagem do Nenuco. Ao desviar-me da embalagem do referido ser, uma outra rajada lançou na minha direcção a caixa da pista de corridas Hyper Salto Hot Wheels que só à custa de um movimento à Matrix consegui evitar a pancada. É um aviso para o serviço de recolha dos resíduos urbanos.

Mas voltemos aos presentes... acho que são dados demasiados presentes!!! Se uns até são interessantes, mágicos, divertidos e com alguma utilidade outros há que... mais valia não darem nada!!! Não sei se os vossos filhos já receberam algum daqueles brinquedos que se compram na loja do chinês??? São brutais... tem várias características às quais não podemos ficar indiferentes... levam demasiadas pilhas (é melhor terem um gerador à mão...), tem mais luzes que a àrvore da Zon no Marquês de Pombal e o som (música???) que liberta abafa qualquer concerto dos Metallica... deixo aqui um pedido: Ofereçam outra coisa, ok? Uns chocolatinhos, uma nota para o mealheiro... vá, até o par de peúgas com as raquetes cruzadas é bem vindo!!!

Um coisa curiosa que observei nesta noite de Natal é que os adultos não podem ver nada, são uns invejosos e com saudades do tempo em que eram pequenos delinquentes... O que está na moda é os miudos receberem por exemplo a Wii Sports Resort... vários desportes em que a pericía e o equilíbrio são fundamentais... é vê-los em frente à televisão em alegres movimentos que são depois reflectidos na televisão e no próprio jogo.

Isto é o que se vê no grupo das crianças...
No grupo dos adultos é igual... os mesmos movimentos de perícia e equilíbrio quando se tentam deslocar ou movimentar, já totalmente, digamos, “com elas calçadas”, ou seja, bebidos...o conceito é igual!!! Também aqui se ganham pontos, mais não seja na cabeça depois de cairem redondos no chão!!! :)

Bem... mais um Natal se passou e começa o pré- estágio para o Ano Novo.
Os desejos, os sonhos (os tais que são comidos passado um ano...), os objectivos, a esperança tudo se renova nesta altura... fazemos o balanço do que passou, bebe-se para se esquecer e às vezes bebe-se tanto que esquecemos o que pedimos nas 12 passas...aliás, nem nos lembramos de ter comido as 12 passas quanto mais dos desejos. Eu falo por mim, tenho algumas passagens de ano que não me lembro de nada. É como se não tivesse passado de ano, ou seja, eu ainda estou em 2005/2006.

Mais uma década que passou, mais uma que se inicia ... Mas no fim o que realmente interessa é que o pessoal quer é festa...

Nenhum comentário: