quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Quarteto de Alexandria


Justine, Balthazar, Mountolive e Clea são as quatro histórias deste Quarteto, de Lawrence Durrell.

Lawrence Durrell trabalhou durante a II Guerra Mundial para a embaixada britânica de Alexandria, no Egito. Ali encontrou Yvette Cohen, que seria sua mulher – e que foi o modelo para a personagem que foi o modelo para a personagem que dá título a Justine, primeiro romance da tetralogia, publicado em 1957. Seguiram-se Balthazar (1958), Mountolive (1959) e Clea (1960).
O Quarteto conjuga numerosas influências, da filosofia budista – com a qual Durrell se familiarizou na Índia – às idéias de Freud e Einstein. Mas a obra é sobretudo, nas
palavras do próprio autor, uma "investigação do amor moderno". A ação transcorre durante a II Guerra Mundial e nos anos que a precedem. Alexandria é mais que um cenário: a cosmopolita cidade funciona quase como personagem, um lugar de beleza, mistério – e também de miséria. Do ponto de vista estilístico, a grande inovação de Durrell é o jogo com o foco narrativo. Os três primeiros livros narram basicamente a mesma história, remontada e revista a partir de diferentes pontos de vista. No primeiro livro, o protagonista e narrador é Darley, jovem candidato a escritor que tem um duplo caso: com a bela e fogosa Justine, uma judia casada com o rico negociante copta Nessim, e com Melissa, dançarina de cabaré. A ligação entre Justine e seu amante é um jogo narcísico, uma paixão perigosa que só pode acabar em desastre. Nos dois livros seguintes, a história é iluminada com a perspectiva de outros personagens – o médico e cabalista Balthazar e David Mountolive, o influente embaixador britânico no Egito. Clea funciona como uma espécie de síntese, na qual os aspectos obscuros dos romances anteriores são esclarecidos quando Darley retorna a Alexandria depois de anos isolado numa ilha. (...) com uma exímia técnica narrativa, Lawrence Durrell retratou as paixões mais violentas de uma forma que ainda hoje conserva a sua provocante originalidade.
Moacyr Scliar - Veja On-line



Acabei de ler Justine. Vou partir ao encontro de Balthazar.

Kat

3 comentários:

Vera disse...

É este o livro que devo ler?
Ponho-o na lista dos desejos para o aniversário que se aproxima?
Beijos
PS - e, rendemo-nos ao Millenium (a trilogia, não o banco) ou não? Vai chegar aí o filme!

Kat disse...

"Este" são 4 "Estes", porque o quarteto é composto por 4 livros separados. Acho que apenas a versão inglesa e espanhola tem a compilação num único livro.
Acho que vamos mesmo ter que nos render ao Millenium. Podemos sempre ir ver o filme e optar depois por ler ou não a triologia, certo?

Vera disse...

Não. Prefiro ler primeiro e ver o filme depois. Vou pedir que mos ofereçam nos anos ;)