quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A Porta

Gosto de José Fanha e há muito tempo, mais de um ano seguramente, que ando à procura de um conto dele chamado "A Porta".  "Esgotado na Editora", sempre me disseram. Tristemente fui-me mentalizando desta situação e desiti de abrir esta "porta". Ora, ontem andava no freeport para trocar um presente de natal e, aproveitando as férias escolares para ler algo menos académico, entrei numa livraria para adquirir o "Bom Inverno". Espanto dos espantos, esbarro na "porta"! A do José Fanha, bem entendido. 

Um menino e os pais chegam, de malas feitas, a uma casa nova. Mas a casa nova não tem em paredes, nem tecto, nem nada. Apenas uma porta. - Uma porta é um bom começo! - disse logo o pai que era um sonhador. Mas a mãe ficou muito aflita. - E onde é que está a cozinha, a sala, o quarto?! Tudo estava por inventar naquela casa que ainda só tinha uma porta. No entanto, essa não era uma porta vulgar. Abria para um mundo mágico onde viviam e vivem os novos vizinhos: o Grande Espinafre, a Bruxonauta, a Princesa Princesinha e o Xico Parafuso. Gente estranha e invulgar mas cheia de vontade de ajudar embora nem sempre essas ajudas resultem da melhor maneira. Basta lembrar os bruxedos falhados da Bruxonauta, das tentativas do Xico Parafuso de pregar as pessoas ao chão e os ponteiros ao relógio, ou do esparguete que não pára de crescer na horta do Grande Espinafre.
“Que o mundo está todo do avesso já sabemos. Às vezes está do avesso para bem e outras para mal. Mas se resolvêssemos aparafusá-lo, deixava de rodar e isso é que não tinha graça nenhuma.”
(...)“Há tantas coisas que nós fazemos porque sim ou porque não. Bem… Lá no fundo temos sempre uma razão, mesmo quando não sabemos qual é."
(...) “É bom que as paredes dos castelos sejam, por vezes, bem reais e sólidas, metade de pedra, metade de sonho.(...)"
José Fanha. A porta. (1990)

Ainda não li mas tenho a certeza que eu e as crianças, vamos gostar de abrir esta porta e conhecer esta casa ;-)
Kat

3 comentários:

Vera disse...

Depois diz o que achaste do Bom Inverno! Eu adorei, mas eu sou suspeita. O meu "amor" pelo João Tordo é quase infinito...
Vou começar agora o Marina do Zafon. Terminei o Livro do Peixoto. Tenho tantos para ler (abençoado 16 de Outubro que me recarrega as prateleiras!!!).
Boas férias

Kat disse...

Já vou a meio do Bom Inverno e comprei-o nesta semana. Estou a gostar mas tb eu (pela tua mão) gostei muito de descobrir o João Tordo. Acho que tb vais gostar de "Marina" num estilo completamente diferente, claro.
Só tenho esta semana para as leituras por prazer pq dia 4 e 5 tenho 2 frequências (Contabilidade e Micro). :(

Vera disse...

Então aproveita bem. Eu vou tentar concentrar-me na leitura de Marina antes de mergulhar no dia a dia das marcações, demonstrações e, melhor que tudo, VENDAS!!!!
Quanto às frequências...stay calm...u can do it <3