quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Nem mais , nem menos... é aquilo mesmo!!!

Estar desempregado e andar à procura de emprego só por si só devia dar direito a ter um subsídio para danos psicológicos.

Uma pessoa quer trabalhar!!!

Primeiro e como é óbvio tentar responder a anúncios nos quais nos revemos, nas áreas onde realmente nos sentimos bem e para os quais achamos que temos as competências técnicas para as desempenhar sabendo que ninguém sabe tudo.

No entanto sinto que por vezes eles andam á procura de Deus tal a quantidade de requisitos que uma pessoa tem que ter.

Se durante este processo nos disserem : “Olhe, o seu perfil é interessante mas andamos á procura de outro tipo de perfil” ou “não tem as competências técnicas suficientes para realizar esta tarefa”, temos que aceitar pois, falo por mim, não sei tudo e aceito que haja pessoas bem mais qualificadas que eu, é normal.

No fundo, temos curriculum “a menos”... tudo bem!!

Agora , responder a anúncios que até podem não ser o supra-sumo dos empregos mas no qual nos revemos e até queremos abraçar esse desafio, muitas vezes com valores que deixam muito a desejar (mas temos na mesma vontade de trabalhar...) e dizerem: “Peço desculpa mas tem Curriculum a mais...”!!!

A mais? O que é isso?

"Sabe, este emprego é para pessoas que sabem fazer contas de somar e você é um maluco e também faz multiplicações e soma fracções!!!".

Isto é gozar...

"Ah, porque vai trabalhar desmotivado por estar a fazer algo abaixo do seus conhecimentos...etc...". Sim, realmente estar desempregado é que é motivante... Só não ando aos pulos de alegria na rua porque tenho uma artrose no fundo das costas...

Eu sinceramente não sei o que procuram mas assim arranjar emprego é mais dificil que acertar nos números do euromilhões.

Peço desculpa e até posso prever as razões para dizerem isto mas... custa-me a aceitar!! Nixxx....

Saber de mais...é também um problema??? O que estas empresa então procuram?
Dizem que o conhecimento é um processo que nos acompanha a vida toda porque na realidade estamos sempre a aprender e por isso nunca vamos saber tudo. Pois, mas pelos vistos corremos o risco de nunca arranjar emprego porque vamos ter sempre curriculum a menos, sim, porque eles não procuram pessoas que querem aprender, trabalhar, evoluir mas sim um robô com aparência humana, por outra palavras, andróide, que foi programado especificamente para fazer exactamente aquilo que está descrito na oferta do emprego. Não pode ser mais, nem menos, tem que ser “aquilo mesmo”...

É óbvio que em muitos casos o “aquilo mesmo” já está á muito tempo escolhido e que as entrevistas é só para dizerem que houve um processo exaustivo de selecção de candidatos.

É como quando perguntam: Quanto é quer ganhar? Quais são as suas expectativas? Se dizemos muito, já fomos, só vemos dinheiro e estamos ali única e exclusivamente pelo dinheiro. Se dizemos um valor assim baixinho, com vergonha de que alguém oiça a miséria que estamos a pedir, então, somos pouco ambiciosos... Porque não dizem logo o que tem para oferecer e uma pessoa depois logo vê???

No fundo porque andamos a estudar e perdemos tempo a fazer CV’s quando nos dizem que temos curriculum a mais? Ás vezes apetece-me para certas ofertas de emprego resumir o meu CV a isto:

- Nasci e aqui estou eu... não sei nada mas com uma vontade estranha de querer trabalhar e aprender.

Assim não podem me acusar de ter CV a mais e já posso me candidatar quem sabe a Primeiro Ministro.


Um comentário:

Cláudia Correia disse...

Conheço uma pessoa que passou por isso "à e tal...é licensiada mas só damos emprego a quem tem menos qualificações" e então essa pessoa passou a colocar no CV que só tinha o 12º ano, ridiculo não é?? E gastámos rios de dinheiro a estudar. É assim...faz 2 CV, um com curso superior e outro com 12º ano. Se vierem com cenas que sabes demais dizes "olhe então dê cá esse CV e tome lá este pois enganei-me, afinal só tenho o 12º ano e sou estúpido". País de merda!