segunda-feira, 28 de junho de 2010

Exposição "Projecto Periferias"

A convite de uma colega de trabalho e um dos autores presentes no evento fui dar uma vista de olhos à Exposição "Projecto Periferias".

Não sou um expert em fotografia, longe disso, faço parte do gang do “click” que fotografa tudo o que mexe e que um dia ambiciona fazer casamentos e baptizados :)

Primeira impressão sobre a exposição: o local !

Uma vivenda em pleno Campo Grande muito bem aproveitada para o evento mas que não deixa de chocar como se deixa um edifício daqueles estar tão degradado e não ser mais aproveitado e recuperado para iniciativas deste tipo. Mas a exposição tem o dom de por momentos não repararmos nisso. Pelo que percebi, o edifício pertence à Faculdade de Letras (peço desculpa se estiver a cometer algum erro...) e são bem visíveis alguns “vestígios” da passagem de pessoal docente por todas aquelas salas e corredores.
Antes de mais parabéns por darem vida ao edifício.

Quanto à exposição... foi uma experiência diferente!!
O meu primeiro objectivo foi ver o trabalho da Rute Martins intitulada “Enquanto os outros dormem...”, um trabalho fotográfico sobre um conjunto de trabalhadores que em tempos foram denominados de “Almeidas”. Sem dúvida alguma que o título descreve na perfeição o trabalho árduo destes trabalhadores e muito do que se passa na noite.

Quanto ao resto da exposição. Se em algumas salas me senti um pouco “perdido”, devido ao facto de ser um leigo neste mundo da fotografia e não conseguir perceber na totalidade o alcance e a mensagem das fotos ou pelo menos a tirar conclusões que se calhar não são as mais correctas, outras houve que achei muito interessantes, porque as fotos eram bonitas, porque o que espelhavam também era muito interessante e porque no conjunto formavam uma história, transmitiam ... Peço desculpa aos vários autores por esta opinião mas foi os que os meus olhos viram e conseguiram absorver. Eu tentei... :)

Mais uma referência especial para o local... sendo o local da exposição uma vivenda e por isso constituída pelas diversas divisões normais numa habitação, é a primeira vez que vejo trabalhos expostos... numa casa de banho!!! Até nisso é diferente...
Mas no final valeu a experiência pelo contacto com este tipo de arte e no fundo aprender um pouco mais sobre as pessoas e o mundo que nos rodeia.

Parabéns Rute e obrigado pelo convite...

2 comentários:

Rute Martins disse...

Muito obrigada pela tua opinião e acima de tudo por teres ido lá ver :)

Obrigada também por divulgares a Exposição no teu blog (não conhecia e gostei muito!!)

Um grande beijinho

Rute

Kat disse...

Também quero ir ver! Oh Pato, Levas-nos lá?