quinta-feira, 22 de abril de 2010

2 já lá estão ...



Os que restavam por aqui emigraram para a Terra Média 
onde os outros dois desapareceram?



Espero que não!

Eu, dei por mim perdida em processos, siglas de 3 três letras, letras que afinal são números. e números que afinal são letras. Território inóspito e pouco recomendado. 

Assim que me de·sen·ven·ci·lhar regressarei aqui a middangeard
Prometo. 

8 comentários:

Peninha disse...

Midgard, Miðgarðr (nórdico arcaico), Midjungards (gótico), e Middangeard (inglês arcaico) é o nome do reino dos humanos na mitologia nórdica, correspondendo à Terra como então era conhecida. Midgard é o domínio da deusa Jord. No inglês médio, o nome se transformou em Middel-erde e resultou na Terra-média, conhecida modernamente.

O mundo de Midgard localiza-se no meio de Yggdrasil, cercado por um mundo de água ou oceano, cuja passagem é intransponível. O oceano é habitado pela enorme serpente marinha Jormungard, que circula todo o mar, formando um anel que impede a passagem de quaisquer seres ao agarrar sua própria cauda. O nome original do que hoje é chamado Midgard era conhecido como Mannheim(lar dos homens), mas os primeiros pesquisadores da mitologia confundiram a região como se fosse o castelo mais importante do local. Logo, Midgard, em algumas fontes antigas, era a mais imponente construção do mundo dos homens, Mannheim.

Midgard é representada como sendo um mundo intermédio entre Asgard e Niflheim (respectivamente o paraíso e inferno nórdicos). De acordo com a lenda, foi formada da carne e do sangue do gigante de gelo Ymir, a carne formando a terra; e o sangue, o oceano que a rodeia. Midgard será destruída na batalha de Ragnarok, a batalha final, que terá lugar na planície de Vigrid. Nessa batalha, Jormungard, a gigantesca serpente que habita o oceano, irá levantar-se e envenenará a terra e o mar, fazendo com que as águas se lancem contra a terra, que será submergida, destruindo praticamente toda a vida em Midgard.

A expressão Middel-erde, como Terra Média, foi usada por J. R. R. Tolkien em sua obra de ficção O Senhor dos Anéis, obra que se baseia muito na mitologia nórdica.

O nome middangeard ocorre diversas vezes no poema épico anglo-saxão Beowulf, utilizada na mesma conotação que a palavra Midgard em nórdico arcaico. O termo é equivalente no significado ao termo grego Oikoúmene, que é definido como o mundo conhecido e habitado. Stephen King usou também uma mutação do nome Midgard em seus trabalhos, nomeando o universo paralelo em sua série "A Torre Negra" como Mid-World, embora este ainda pudesse ser considerado somente o nome de um reino antigo.

UFFFF!!!! Ainda te queixas dos números e das letras que são números ... depois deste texto já sei a equipa da Dinamarca para Mundial da Africa do Sul. Na baliza: Jord ; Defesa: Yggdrasil, Jormungard, Asgard e Niflheim ; Meio Campo: Ymir, Ragnarok, Vigrid e Heimdallr.
Dupla de ataque: Midgard e Middel-erde.

:)

Vera disse...

Pressinto que me encontro completamente fora deste contexto de sílabas e algarismos...não percebi nada deste post...LOURA ?
Estou out
Façam o favor de ir visitando o bllogue da biblioteca da escola do meu filho nº 2. O meu mais recente projecto na blogosfera - http://esflglivrosdegraca.blogspot.com. Divulguem!!!!
Hoje é Dia Mundial do Livro!!!!
Recebeste algum livro na estação de S. João, KAT?

Peninha disse...

Psssttt, Veraaa!!!... Dia Mundial do Livro é a 23 de Abril... Amanhã!!

... e tb dia Mundial da "bebé" Elektra!!! :)

... e tb ultimo dia do seguro do meu carro que tenho que pagar!!! :)

Beijos

Vera disse...

Vai lá ao Vekiki e diz se não me saí bem...
bjs

Peninha disse...

Estiveste bem... :)
Bjs

Vera disse...

Sabes como é...o verdadeiro artista nunca dá parte de fraco!!!
E eu sou uma verdadeira Artista :-)
Mais bjs
PS - e o resto (palavra de confirmação de publicação do comentário) são cantigas!!! Vai lá ver

Kat disse...

Ei! Ninguém me deu livro nenhum!Nem vi nenhuma movimentação desse género, mas como de manhã não "vejo" muito bem....
Estavam a distribuir, é?

Vera disse...

Sim, vai ver ao site da CMC. Acho que tinham uma hora marcada para cada estação em que iam fazer essa distribuição!
E a Feira do Livro de Cascais já está a bombar :-)
Agora, carregada com o 2666, só penso na Poesia Completa do Nava!
Maravilhoso e indisponível na FNAC :-(
Um beijo