quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Prémio Nobel da "Contenção Económica"

Estive aqui a meditar sobre o Prémio Nobel da Economia.

O que tem que se fazer para podermos ganhar um prémio assim?

Inventar uma moeda de 2 euros toda catita com um chip incorporado anti-ladrões???
Inventar uma caixa multibanco que nos permite levantar valores em cêntimos quando a nossa conta já está na penúria e aqueles cêntimos ainda dão para comprar um mil-folhas na padaria???

Eu pelo menos falo por mim... eu já merecia o prémio Nobel!!!

Como é difícil gerir o dinheiro durante o mês, fazer com que se reproduza de forma a dar conta de todas as despesas que nos invadem a caixa do correio.
Ainda um dia destes, ao abrir a caixa do correio, fui atingido por uma quantidade infindável de cartas de todas as formas, cores e feitios.
Por momento pensei que fossem amigos meus a enviarem postais de Feliz Natal ao seu amigo querido (eu mesmo...) mas esse sonho desfez-se logo ao ver que ainda estávamos em Outubro!!!
Não... era tudo, atenção, tudo contas a pagar... É uma coisa fora do normal!!!
Eu acho que até havia uma factura que cobrava o ar que respiro...

Isto não está fácil e todos os meses é um plano elaborado de como vou pagar tanta coisa ao que se junta tudo aquilo que consumimos diariamente. Será que é só comigo??? Estarei a falhar em alguma coisa?
Até as compras no Hiper já são um elaboradíssimo plano de contenção financeira... em vez do Shampoo Dove com extractos de papoila lá vem o Shampoo Auchan com cheiro a qualquer coisa que sempre que acabo de lavar a cabeça tenho a impressão que tenho menos cabelo.
Em vez do papel higiénico Dove, folha tripla e cheirinho a rosmaninho lá vem o pack de rolos Continente, folha única e tão áspero que para além de limpar também coça e penteia!!!
Sim, eu sei que estou a exagerar mas é uma guerra entre a minha carteira e a oferta que nos é apresentada.
Depois temos também a táctica de optarmos por “diferir” certas despesas para o mês a seguir sabendo que passado a data limite de pagamento lá vamos ter o telemóvel cheio de chamadas de números privados, com uma voz "fofinha" do outro lado a relembrar que devíamos ter pago e a perguntar o porquê de não termos pago... “Olhe, não me apeteceu... estou a juntar umas duas ou três facturas para assim dar mais pica pagar...”

Mas... será que isto é só comigo... onde estou a falhar???

Um comentário:

Vera disse...

Não, não és só tu! Cá em casa não se usam produtos de marca alguma que não seja marca branca. Hipermercado é local onde já não se vai há uns anos...opta-se por supermercados mais pequenos e com preços mais simpáticos. Almoços e jantares fora são sonhos e nada mais do que isso. Cinema/Teatro/Qualquer Espectáculo, são luxos que não sabemos o que são...
...mesmo assim, o dinheiro desaparece tão rapidamente que nem o chegamos a ver...e as contas por pagar são o único correio que vemos chegar!