terça-feira, 6 de outubro de 2009

Peninha - "O Enólogo"

Este fim de semana foi dedicado à feitura do vinho e da água pé.

Depois do fim de semana passado ter sido dedicado à vindima eis que chegou a altura da prensagem da uvas (mosto/sumo das uvas) e todo o processo que o envolve. Neste momento está a frementar...

Mas, depois de tanta dedicação ao vinho tinto, os almoço/jantares em solo Ribatejano deste fim de semana foram quase todos acompanhados por vinho branco.

Por momentos senti-me um verdadeiro enólogo, se bem que reconheço que não percebo nada disto. Gosto de um bom verde fresquinho, gosto também de branco mas em relação ao tinto já não aprecio tanto e também não percebo muito...
Mas como foram experiências no âmbito do vinho branco então até nem foi mau. E é sobre isto que quero desenvolver...

Se bebi brancos com o “Lisa” ou “Monte da Charca” (terras do Sado) , passando por “Guarda Rios” (vinho ribatejano e muito bom...) e “Quinta do Cardo” (vinho da beira) eis que bebi, algures num restaurante na terra dos fenómenos, o Entroncamento, uma verdadeira pomada dos Deuses.

Aqui entre nós, só o bebi porque fui convidado e a conta não era a dividir por todos... :)

É que cada garrafa custava a módica quantia de 25 euros... éramos 4, bebemos 3... mais o camarão tigre!!! Upa!Upa!!

Mas por um dia fui muito feliz e alguém ofereceu o repasto. Bem, este branco que vos falo é o “Pera Manca”... vinho Alentejano (Évora se bem me lembro...).
Uma coisa assim a puxar para o ... muito, muito bom!!!

Também existe em tinto mas aí deixo para quem sabe a apreciação e cada garrafa custa 150/160 euros!!! Uiiii
Mas em relação ao branco deixo aqui a recomendação: Pera Manca 2007 Branco
"Vinho produzido na Região do Alentejo a partir das castas Antão Vaz e Arinto, plantadas nas vinhas da Fundação Eugénio de Almeida.
Estagiou sobre borras finas com batonnage periódica, durante 10 a 12 meses e mais 6 meses em garrafa. Inicialmente um pouco fechado, abre esplendorosamente no copo, num estilo austero e complexo, amendoado, com muitas sugestões de frutos secos, especiarias, apontamentos minerais.
Tem uma enorme cremosidade na boca, mas sem artifícios nem exuberâncias vãs, num perfil clássico quase borgonhês, pleno de notas limonadas no final firme - personalizado e muito longo. "



De qualquer maneira e porque também é bom e mais acessivel (7 euros a garrafa...), o "Guarda-Rios 2007 Branco" do Ribatejo também "escorrega bem" e pela indicação do rótulo foi medalha de prata este ano num concurso mundial em Bruxelas!!!
Já lhe dei os parabéns pessoalmente e bebi 2 copitos...lol.

2 comentários:

Kat disse...

Depois dessa experiência verdadeiramente alucinante, tenho para mim sérias convicções que não foi só a "pera que ficou manca"! O Pato também ...
Kat

Cláudia Correia disse...

Andas a buber????