sábado, 24 de outubro de 2009

"Os Guardiões"

Acabei de ler "A Sombra do Medo" de R.J. Ellory...("A Quiet Belief In Angels" - Versão em Inglês)

Sinopse

"Em Augusta Falls, uma pequena comunidade rural no Sul dos Estados Unidos, a vida nunca mais será a mesma. Um assassino em série anda a semear o terror enquanto deixa atrás de si os corpos mutilados de raparigas pré-adolescentes. Joseph Vaughan, de apenas doze anos, não consegue evitar sentir-se profundamente impressionado com os acontecimentos. Por isso decide criar um grupo com o objectivo de descobrir o responsável pelos crimes. Mas o tempo vai passando, e um dia as mortes param subitamente. Só Joseph continuará a ser perseguido ao longo dos anos pela sombra do que se passou, até ser obrigado a confrontar-se com o pesadelo que lhe roubou a vida."


Esta história narra a história de Joseph Vaughan e da pequena vila de Augusta Falls. Durante a sua infância Joseph testemunha variados acontecimentos que tem em comum a morte de várias adolescentes, que não só o vai afectar a vida toda como o daquela comunidade e dos seus habitantes.


Devido a estes acontecimento e ainda muito novo Joseph decide sair da sua terra Natal, das mortes que a assombraram, da doença que afectou a própria mãe, da morte de muitos que eram seus amigos... Parte na busca de um sonho antigo – ser escritor e escrever um livro - o que consegue passado uns tempos mas sem grande exito. A editora pede-lhe para escrever algo com mais paixão...


No entanto e mesmo depois de chegar a Nova Iorque, o passado continua a atormentá-lo e a persegui-lo e pouco tempo depois é injustamente detido sob suspeita de homicídio da sua namorada que estava grávida. Joseph passa 13 anos preso e durante esse tempo e com o apoio do único verdadeiro amigo que ganhou em Nova Iorque, escreve um outro livro baseado na história da sua própria vida. Todas as semanas escreve umas poucas folhas que ás escondidas consegue passar para esse seu amigo que o passa á máquina e o vai completando.


O livro é lançado é tem um enorme exito levando mesmo à anulação da sua pena e à sua libertação devido ao impacto que a sua história teve na sociedade.
Assim que é libertado e abdicando da fortuna que conquistou com o seu livro, que ficou na posse do seu amigo que tanto o ajudou na publicação e libertação, parte em busca do autor dos homíicídios dos seus amigos de infãncia e de muitos outros que durante aqueles anos que ele esteve preso foram continuando a acontecer, em outros estados dos Estados Unidos.
Acabou por identificar e encontrar o assassino que não só tinha morto cerca de 30 crianças durante 30 anos mas que tinha sido o grande responsável por ter perdido mais de 13 anos na cadeia.

Um bom e cativante thriller policial que gostei muito de ler...

Um comentário:

Kat disse...

Peninha, estás um verdadeiro Bookoólico e agora até já lês em língua estrangeira.
Boa proposta, Pato!