sábado, 27 de junho de 2009

Vamos Fazer uma Ópera

Hoje fui assistir no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian o espectáculo "Vamos fazer uma Ópera".
É um espectáculo dirigido aos jovens e que conta com a participação de cantores profissionais (dois sopranos, um meio-soprano , um tenor e um barítono) e com um elenco de perto de 40 jovens solistas amadores.

Basicamente o espectáculo começa com uma peça de teatro - "Vamos fazer uma Ópera" - em que o enredo da história se passa numa escola secundária. Um grupo de jovens e de professores decidem apresentar e ensaiar uma pequena ópera intitulada "O pequeno Limpa-Chaminés".

Esta primeira parte do espectáculo permite dar a conhecer a todos, de uma forma engraçada e com uma linguagem bastante próxima daquilo que existe hoje em dia entre os jovens, como se faz e prepara uma ópera.

Os alunos da escola são dividos por gupos de trabalho em que uns preparam as músicas, outros os cenários, outros o textos, o guarda-roupa, etc, etc...

A transição para a ópera é bem engraçada... Os 5 professores rapidamente percebemos que vão ser a parte "profissional" da ópera ( ... a voz histérica da directora da escola revela logo que vamos ter ali um dos sopranos da Ópera...), e o elenco juvenil separa-se, sendo que parte passa a fazer parte do côro e vai-se sentar no meio do auditório entre o público e os restantes serão personagens e músicos da própria ópera. A história é simples e fácil de perceber.
Fala-nos do pequeno João, um aprendiz de limpa chaminés, que é posto a trabalhar sozinho no difícil e penoso trabalho de limpa chaminés pelos dois patrões, Zé Carvão e Quim!!! Ao ficar entalado na chaminé, João é ajudado pelas crianças da casa a esconder-se dos seus patrões e mais tarde a fugir para sua casa.

A transição da peça de teatro para a ópera tem também a particularidade de vermos parte da cenografia para a ópera ser concluída em cena.

O espectáculo tem a duração de 1h40m mas não damos pelo tempo passar... é muito giro o espectáculo. O ser feito por jovens amadores ainda o torna mais especial.

Foi uma experiência diferente e sem dúvida um final de tarde bem passado.

Gostei particularmente da soprano Sónia Alcobaça, que fez de D. Gertrudes (Directora da Escola) na peça de teatro e de D. Rosa na Ópera...

Existe uma parte da ópera em que um dos jovens do elenco tem as duas sopranos a cantarem ao mesmo tempo, uma de cada lado, na verdadeira pujança da sua voz e pensei... "Meus ricos ouvidos...os neurónios devem ficar todos marados!"
Um comentário para a minha sobrinha que fez parte do elenco da peça de teatro e do côro da ópera... Maffy, estiveste em GRANDE!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada por esta crítica tão simpática. Tem sido muito divertido para nós e fico feliz por saber que essa boa energia passa para o público.
Beijinhos e até à próxima.

Sónia Alcobaça

Peninha disse...

Antes de mais gostámos muito da sua visita neste blogue.
Quanto à crítica, foi sincera e sem dúvida alguma que é um espectáculo que passa uma boa energia e boa disposição.
Boa sorte para os restantes espectáculos e tb para a Sónia, neste que está a decorrer e em espectáculos futuros que de certeza vai fazer parte.
Beijinhos