domingo, 22 de fevereiro de 2009

A Evolução da Darwin

Ontem fui visitar a Exposição “A Evolução de Darwin” na Fundação Calouste Gulbenkian.

Antes de mais dizer que a exposição é muito interessante e muita enriquecedora.

Esta exposição serve de comemoração do bicentenário do nascimento de Charles Darwin e dos 150 anos da publicação de “A Origem das Espécies”, obra que ao longo do tempo conveceu o mundo de que todas as espécies evoluíram a partir de um ancestral comum.

A teoria de Darwin deu origem a um aceso debate no século XIX, com os primeiros geneticistas a rejeitarem o mecanismo evolutivo proposto por Charles Darwin mas o trabalho de Darwin no sentido de reforçar a sua teoria antes de a publicar deu os seus frutos e no final desse mesmo século a Evolução era considerada um facto pela comunidade ciêntifica.

A exposição esá dividida em várias partes começando pelo “Antes de Darwin” e como eram classificadas as plantas e animais e como se organizavam passando pela “Viagem do Beagle”, onde com as observações realizadas durante a viagem, Darwin formulou a sua teoria da Evolução por Selecção Natural.
Entre estas duas secções existe uma com animais vivos com um exemplar de cada lugar que Darwin visitou a bordo do Beagle, desde os macacos, suricatas, iguanas, piranhas, etc...

Todas as outras secções dizem respeito ao trabalho de Darwin, à sua bibliografia, experimentações, compilação de dados dos seus estudos, bem como o nascimento da Genética que veio resolver o maior enigma ciêntifico de Darwin – o mecanismo da Hereditariedade .

O legado deixado por Darwin fecha uma exposição na minha opinião excelente e que se deve visitar.
Para finalizar, um passeio pelo Jardim da Gulbenkian para terminar uma visita em beleza...

Um comentário:

Kat disse...

E se de repente aparecesse na Baía o H.M.S "Beagle", saísse o Sr. Darwin e começasse a catalogar todos os espécimens que encontrasse ... isso era ... fantástico!
Kat "on dreams"