terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Personagens... da Vida Real!


A pedido de várias pessoas (duas?), resolvi finalmente partilhar, deixando por escrito, uma personagem q faz parte do meu dia a dia enquanto Dona de casa... Prontossss, Doméstica!!!
Ora bem, vivo numa pequena Vila, aliás chama-se mesmo Vila N.C., e como qualquer meio pequeno q se preze, tem sempre a Peixaria da D. Ermelinda, o Talho do Tó, o café da Olga e a Mercearia da Tina... ou da Gina Molhada, como um de nós resolveu chamá-la um dia... Fica então a Gina Molhada. Não, não vou explicar o porquê dessa alcunha, pq isso iria ser uma longa e menos própria história para um Blog como o nosso... sério e lido por milhares de pessoas, incluindo jovens de tenra idade e ingenuidade acentuada!!!! Isto está a correr bem!!!!
Voltemos á Tina... ops! Á Gina!!!
A Gina é uma mulher nos seus quarenta e picos... Solteira, Mãe, Mulher do Norte, Trabalhadora, Lutadora, Refilona... mas um coração mole...
Começa todas as frases com um “olha lá”...
“Olha lá, queres pão, queres???”
“Olha lá, não me apalpes a fruta q fica mole...Dassssss!”
“Olha lá, tás cega???? Não vês os tomates á porta???”
“Olha lá, isto aqui não é farmácia para vender pensos pá!!!”
“Olha lá, vais pagar 3.47€ com o multibanco?? Tás parva??? Pagas os 5% á parte é??? Dasssss, parece q é parva!!! Eu aponto aqui pagas depois!”
Mas fala assim com quem lá vai todos os dias durante anos como com quem lá vai pela primeira vez...
Pronto, a algumas “freguesas” trata-nos por “Ó mori” seguido do “Olha lá...”
Enfim...
Mas a Gina é um cromo... muito Loura (amarelo canário com a raiz negra), unhas vermelhas e enormes... de gel (boas para descascar a tangerina!), e para chegar ao Nestum com Mel q está lá em cima, compensa o seu 1,50m com uns tacões bem altos... Finaliza com a bela da bata ás flores pequeninas...
Grita muito, com a mão na cintura impõe ali o respeito... É uma Mulher do Norte carago!!!!!!!
De vez em quando lá consegue, num tom mais ou menos suportável, ter uma conversa.. até pq o filho dela e a minha filha são da mesma turma, e isso liga-nos... mais não seja para eu lhe ir dizendo q há trabalhos de casa a fazer, ao q ela quase sempre responde “Olha lá, mas aquele c***** não me disse nada!!! Vai-me levar um enxerto de porrada qd o apanhar q lhe colo os cornos á mesa!!!”
Vai á porta da mercearia, manda ali dois berros para o puto q está a jogar á bola no meio da estrada:
“Ó DAVID ALEXANDRE, ANDA CÁ IMEDIATAMENTE FALAR COMIGO FAZ FAVOR!!”
Mas depois derrete-se toda para o puto... dá-lhe uns calduços meiguinhos na cabeça, e um pacote de gomas ou pastilhas de melão... e diz-lhe “vai lá fazer o q a senhora professora mandou.”
O Português não é o forte da Gina... nem escrito nem falado...
Ela diz-me q não sabe pq é q o puto teve negativa a Português, se é ela até q vai ler e corrigir os trabalhos de casa do filho (qd os faz!!) e para ela “Tá sempre tudo muito óptimo!” Pois...
Ainda não tive coragem de o fazer, mas um dia ainda hei-de tirar uma fotografia da tabela de preços da “charcutaria”... ela consegue escrever como fala... desde o “paiu” á “chourissa” passando pelo beicon... é lindo.
Anos e anos de conversa (?), consegui decorar algumas das bacoradas, calinadas ou seja lá o q lhe queiram chamar q daquela criatura saem, brotam, multiplicam-se com uma naturalidade incrível... Tenho dias em q no caminho da mercearia até casa, vou a dize-las todas em voz alta para não me esquecer... ás tantas já eu estou tão confusa e no meio de uma gargalhada e uma ansiedade enorme de chegar a casa e contar, já nem eu sei bem como se diz correctamente seja lá o q for...
Prometo q vou criar um Tag “Gina Molhada”, para poder partilhar no blog estas pérolas, por enquanto ficam as q agora me lembro...

“Sabes, fiz obras lá em casa e mandei meter daquele chão ALISANTE”
“Tens o café na PARTELEIRA de cima pá!!!”
“Olha lá, não havia lá o vinagre BALSMÁTICO q me pediste”
“Não estuda??? Problema dele... olha eu por mim estou-me a MORRIFAR para isso!”
“O pai prometeu-lhe a viagem e depois falhou... ora isso INSTABILIZA a criança”

E agora a frase q mais me marcou até agora:
“Sabes aquele senhor q costuma vir aqui ... Aquele q tem assim um ar muito FÁRGIL... coitado, tem aquela doença da PSURÍSSES, sabes??? Tenho pena, mas é mais forte q eu, ARREPUGNIA-ME qd o homenzinho entra... Tadinho”

Aguardem por mais... todos os dias é uma surpresa...

3 comentários:

Peninha disse...

Já estou ARREPUGNIADO de tanto rir!!!
A Gina Molhada INSTABILIZA-ME de uma forma que me deixa FÁRGIL!
Depois de ler este post estou-me a MORRIFAR para se o tempo está feio!!! Isto deixa bem disposto qualquer pessoa... deixa-me num estado BALSMÁTICO.
Espero ansioso por novos episódios da nova blognovela "O Mundo de Gina"
Bjs
Peninha

Kat disse...

Oh Elektra, tu não me poste's desta maneira, proque isso "instabiliza-me" a minha manhã. Mulhéri, estou já com dores abdominais de tanto rir.
Partilhares com os outros estes "mimos" que alegram as nossas tertúlias gastronómicas é como semear a alegria no Bairro.
Brigada Elektra.
Kat

Cláudia disse...

Ontem estava tão entusiamada q arranjei uma desculpa, tipo falta-me os coentros, só para lá ir...
Estava fechada a mercearia :(
mas na porta estava pendurada uma folha A4 q no post me esqueci de referir... diz "FUI NO BANHEIRO".
Até qd ela não está lá dá para rir...
Ela teve uma empregada brasileira, e esta mensagem foi da autoria da mesma...
Teve q a despedir pq "andava a mete-lo no bolso dela!"... mas mesmo assim o A4 continua lá... vai servindo! ;)))
Vou mantendo o pessoal informado!