segunda-feira, 26 de julho de 2010

Desabafo de um pato "depenado"

Talvez esta seja uma das semanas mais complicadas que me lembro. Estar desempregado à quase um mês pode parecer pouco tendo em conta que muitas pessoas passam por este drama à mais tempo, mas estar este quase um mês sem subsídio de desemprego faz com este mês pareça 6,7 ou mais meses.

Infelizmente nos dias que correm a palavra poupança é quase tão utópica que a frase “ganhei o euromilhões”. Tudo está mais caro, tudo custa dinheiro e o que nos sobra no final do mês é quase "nada". Garantidamente que não vivemos do trabalho mas trabalhamos para viver, se bem que o tempo que passamos no trabalho deixa pouco espaço para viver. Estar um mês em que "nada" também é o rendimento que tive, torna tudo ainda mais difícil, muito mesmo.

Ter uma semana pela frente em que as contas para pagar são as mesmas de sempre, não saber como as pagar é algo que nem o pato mais positivo consegue arranjar solução.

Depois querer dizer sim a algo que é bastante aliciante e ter que dizer não porque infelizmente tenho que ser racional, pensar no que realmente é mais importante neste momento e deixar a emoção de lado, faz com que a tristeza com que vou dizer não ainda torne esta semana mais complicada e angustiante, sim angustiante, porque não paro de pensar em "como vou fazer isto ou aquilo ou simplesmente, o que ainda posso fazer?".

As coisas não estão fáceis mas por vezes acabamos por desconfiar de nós mesmos e de acharmos que se calhar não temos as qualidades que pensávamos que tinhamos e que nesta luta diária de responder a anúncios e participar em entrevistas existem pessoas ainda melhores que eu tb na mesma situação. Por vezes saio da entrevista com a sensação de que nada sei mas então o que andei a fazer estes ultimos 12/13 anos? É que me esforcei, participei em projectos interessantes, realizei trabalho, dediquei-me, melhorei a maneira de muitas pessoas trabalharem mas ... faltou qualquer coisa, onde errei?

Para ainda dar mais moral recebo uma mensagem de uma amiga a quem dei o meu Curriculum para dsitribuir por vários amigos dentro da minha área. Passados uns dias recebo a mensagem que diz apenas isto: “Desculpa..eu tentei mas empresas onde estão esses meus amigos não estão a contratar mas sim... a despedir!!”. Brutal...

Sou um pato que pensa positivo, que nunca desanima, que tem por hábito dar força e animar os outros mas depenado não sei como me vou virar e estes dias que se aproximam são uma agonia constante, sem resposta para muitas perguntas, sem solução para muito problemas, com a sensação de que como pato vou acabar num qualquer forno por aí, assado ou frito, mas de certeza queimado.

Não sei nem consigo definir o que é “bater no fundo” mas sinto que ando lá perto e que a sorte, sim essa que também é importante, também anda um bocadinho distraída comigo ou então se calhar não a mereço ter... se calhar!

Eu sei que isto é um blogue mas... que merd# de vida!!!

Nenhum comentário: