quinta-feira, 25 de março de 2010

Reconhecimento...


Sempre que nos são colocados novos desafios existem sempre dois sentimentos que nos atingem: a Insegurança, porque nem sempre é fácil adaptarmo-nos a novas ideias, meios ou recursos e a Determinação em alcançar um ótimo desempenho e a descoberta de novas competências que nem sabíamos que podíamos alcançar, a capacidade de trabalhar em equipa e de reforçar esse mesmo espírito de equipa, de aprender algo de novo...

Todos nós, acho eu, procuramos o sucesso ou pelo menos o reconhecimento do nosso trabalho e dedicação. É óbvio que precisamos de trabalhar, de mostrar valor sabendo que nesse longo caminho muitas quedas e obstáculos se vão atravessar no nosso caminho.

Todos nós queremos ser relembrados por tudo aquilo que fizemos de bom e que soubemos construir , seja por colegas, família ou amigos. No fundo queremos obter o respeito e a admiração de todos aqueles que nos rodeiam. Não queremos ser perfeitos porque em primeiro lugar a perfeição não existe e porque ser-se perfeito é uma seca, não há lugar para se melhorar, para se aprender... afinal de contas, somos perfeitos!!

No entanto e apesar de todos nós procurarmos esta consagração nem sempre isso acontece por mais que nos possamos esforçar. Muitas vezes só ouvimos o nosso nome porque falhámos (etapa por que todos passam quando se esforçam por algo... mas que todos se esforçam para nos relembrar) ou quando simplesmente já não estamos por perto!!! Lá vem o ditado “só damos valor ás pessoas quando as perdemos...!!!".

A sensação de chegar ao fim de algo pelo qual demos tudo é muito boa... o tal “dever cumprido”, a consciência de que demos tudo, que tentámos ser o melhor possível.!!
Mas às vezes perguntamos: Será que as outras pessoas reconhecem isso? Será que afinal não fomos assim tão úteis?
Aqui também entra aquele factor que uns tem outros não: SORTE!!! Se a uns ela teima em fugir por mais que a mereçam, a outros até sentados sem fazer nenhum ela lhes vai cair em cima... mas aqui nada a fazer, é apenas sorte!!! Dizem que a sorte procura-se... pois, mas deve estar bem escondida!!

O que nos resta é continuarmos a fazer um trabalho do qual nos orgulhamos, continuarmos a ser nós os principais críticos do nosso próprio trabalho reconhecendo as nossas falhas, detectar onde podemos melhorar e valorizar as nossas conquistas e sucessos!!!

Nenhum comentário: