terça-feira, 30 de setembro de 2008

Cem Escudos








nem Euros!
Kat

Crise financeira

Perante esta crise financeira que se vai acentuando no mundo inteiro e como quem acaba sempre por sofrer é a raia miúda apenas quero deixar esta imagem para expressar o que sinto...

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Comecemos a semana assim... Com Vontade!!!!!

A cozinha afrodisíaca é uma simbiose de diversos factores... comida deliciosa... um cenário perfeito á luz das velas... cheiros cheios de sensualidade... um bom vinho. Ao criarmos este ambiente ideal, prelúdio para o calor da união a dois, tudo está no bom caminho para uma noite inesquecível...

Se os olhos comem, tb estômago é um dos perfeitos aliados no jogo da sedução...

Vamos a isto então...

Entrada
Gambas à Africana
Abra as gambas, fazendo um golpe a todo o comprimento na sua parte superior, mantendo-as espalmadas com palitos.Vá pondo às camadas e temperando com alho picado, sal, sumo de limão e gindungo (=piripiri=pimenta malagueta).Devem ser temperadas umas 2 horas antes de as cozinhar.Numa frigideira ponha a manteiga suficiente e um pouco de óleo e frite-as.Depois de fritas, retire os palitos e sirva com uma rodela grande de limão.

Prato Principal
Costeletas de Cabrito à Afrodite
Ingredientes:
8 costeletas tenras de cabrito;
4 fatias de presunto sem sal;
4 fatias de queijo mozzarela;
1 chávena de (chá) de pão ralado;
2 dentes de alho picados;
1 ovo batido;
manteiga (quantidade suficiente);
piri-piri q.b.
Confecção:
Colocar uma fatia de presunto sem sal e outra de queijo sobre uma costoleta pôr a segunda costoleta em cima, aparar se for preciso. Segurar as costoletas com 1 palito em cada ponta; passá-las pelo pão ralado, alho picado e piri-piri.Com cuidado passar por ovo batido e novamente por pão ralado e fritá-las em manteiga de ambos os lados para que fiquem douradas.

Sobremesa
Amores de Chocolate com Amendoa
Ingredientes:
170 grs. de Chocolate para Culinária
1 lata de leite condensado
150 grs. de amêndoa torrada
150 grs. de sultanas
1 pitada de sal
Manteiga para untar
Papel de alumínio para forrar

Confecção:
Forre um tabuleiro com papel de alumínio e unte-o com manteiga.Parta o chocolate em pedaços, deite-os num recipiente e leve-os a derreter em banho-maria.Deite o leite condensado e o sal num tacho e junte-lhes o chocolate derretido; leve ao lume, mexendo sempre, durante 10 minutos.Retire do lume, junte as amêndoas e as sultanas e misture bem.Com uma colher de sopa retire pequenas porções do preparado, coloque-as em cima do papel untado e deixe arrefecer até que fiquem bem frias.Coloque-as numa taça de vidro transparente e sirva ou faça pequenos embrulhos com papel celofane.

Para acompanhar toda esta panóplia de sabores, experimente um bom vinho tinto, tb ele Afrodisíaco por Excelência... Vinho Afrodisíaco Casa D'Eros.
Para potenciar o efeito natural desinibidor e inspirador deste bom vinho, recomenda-se adicionar o afrodisíaco contido no pequeno frasco que acompanha a garrafa, cerca de 30 minutos a uma hora antes de servir. Se possível, fazer a mistura num decantador. Este afrodisíaco foi especialmente seleccionado e testado para proporcionar um acréscimo de volúpia e desejo sem alterar as propriedades essenciais do vinho.

Ah... e o mais importante de tudo... Divirtam-se!!!...
... muito!

"...o único afrodisíaco verdadeiramente infalível é o amor. Nada consegue deter a paixão acesa de duas pessoas apaixonadas. Neste caso não importam os achaques da existência, o furor dos anos, o envelhecimento físico ou a mesquinhez das oportunidades; os amantes dão um jeito de se amarem porque, por definição, esse é o seu destino."
"Arrependo-me dos pratos deliciosos rejeitados por vaidade, tanto como lamento as oportunidades de fazer amor que deixei passar para me dedicar a tarefas pendentes ou por virtude puritana", já que a " sexualidade é um componente da boa saúde, inspira a criação e é parte do caminho da alma... ".

in: "Afrodite: Contos, Receitas e Outros Afrodisíacos" de Isabel Allende



domingo, 28 de setembro de 2008

Passeio á beira-mar

9h30 da manhã... dia bonito, velocidade moderada, vidros abertos, óculos escuros, música não muito alta e de acordo com a paisagem, viagem à beira mar!!!
Partida: Algés
Destino: Guincho

E assim decorreu a viagem, observando e absorvendo tudo o que aquela magnífica paisagem ofereceria.

Pensamos na vida, naquilo que nos alegra, no que nos preocupa, nos nossos sonhos, os que queremos concretizar e aqueles que não conseguimos levar prá frente, nos nossos medos, nas nossas dúvidas, nas pessoas que admiramos, que nos surpreeendem, que nos alegram, que nos preenchem, que temos saudades, que por esta ou aquela razão entraram na nossa vida e não queremos mais que saiam, que nos ensinam... sorrimos, ficamos nostálgicos, relembramos alguns momentos que nos marcaram, que nos fizeram felizes, que nos fizeram chorar ou duvidar.... tudo isto durante esta viagem á beira mar!!!!

Mas o que retemos no fim de tudo é a calma que a paisagem nos trouxe, um verdadeiro "spa" à beira mar que nos revitaliza a alma e que nos mostra que vale apena viver esta vida por vezes tão complicada e dificil mas muito especial, mais não fosse porque só a vivemos uma vez...

sábado, 27 de setembro de 2008

Baixa de Lisboa á noite

Faz algum tempo que não passava de carro na baixa de Lisboa e das últimas vezes que o fiz como sempre vou a conduzir e nem dou conta do que me rodeia lá por fora.

É uma imagem totalmente diferente daquelas horas de ponta brutais, parados no meio do trânsito entre dezenas de carros, táxis e autocarros e com multidões de pessoas a vaguear pelos passeios.


A calma reina, por vezes as ruas parecem desertas e por isso permite-nos contemplar a história que por ali se escreve e se conta nas fachadas dos prédios antigos, nas estátuas, nas igrejas e na vista esplêndida para o Rio Tejo.


Foram breves minutos de viagem mas feitos desta vez numa posição de espectador preveligiado e também na companhia de uma pessoa espectacular que também ela se revelou ainda mais cativante e divertida.


sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Moita Flores

Francisco Moita Flores, "Não há lugar para divórciadas", 2003
Este livro de cariz policial detectivesco transporta-nos para Portugal
daqui a trinta anos (que é quase igual ao de hoje ou de ontem) , num registo divertido e de quem bem conhece o espírito luso, com ministros e burlões, atentados, televisões, figuras, figurões, "femmes-fatales" e prostitutas. Só "não há lugar para divorciadas". in webbom

As aventuras do pobre Leónidas, militante e cola-cartazes, ladrãozinho de província, barman de um partido que consegue chegar a Ministro da Guerra ... vão divertir qualquer um, aposto.
Kat

Ainda se lembram?


Porque ás vezes até de nós duvidamos...

Fernando Pessoa - 1888-1935



"Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem achei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê.
Quem sente não é quem é.

Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo,
É do que nasce, e não meu.
Sou minha própria paisagem,
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só.
Não sei sentir-me onde estou.

Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que segue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo, «Fui eu?»
Deus sabe, porque o escreveu."

Só porque gosto, sinto e me apeteceu partilhar!

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Glutões

Representação dos Sete Pecados Capitais por Bosch.

Os pecados capitais são praticados rotineiramente e muitas vezes sem que o pecador perceba.
Todos nós cometemos vários pecados que são originados a partir dos pecados capitais, mas somos fracos e movidos constantemente por apenas um.

Os pecados são directamente opostos às Sete Virtudes
A prática dessas virtudes protege as pessoas contra as tentações dos Sete Pecados Capitais e servem como salvação aos pecadores
Fonte: Wikipédia

Hoje caímos na tentação do Pecado da Gula

......
ervilhas com ovos escalfados
lombo de porco com molho pesto
arroz de passas e canela
bifinhos de cebolada
quiche de tomate, mangericão e espargos
pataniscas de bacalhau com arroz de feijão
esparregado com queijo
vol-au-vent de camarão
......
O Pecado mora ao lado da
Merengada de Framboesas
......

Amanhã teremos de descobrir em nós a Virtude da Temperança,
qualidade de quem é moderado ou de quem
tem o poder de moderar os apetites e as paixões;

Ah, pois é !!



Kat

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Provérbios reconvertidos...


PROVÉRBIOS RECONVERTIDOS......PARA A NOVA ORDEM SOCIAL!

- Quem ri por último... é de compreensão lenta.
- Os últimos são sempre... desclassificados.
- Quem o feio ama... tem que ir ao oculista.
- Deitar cedo e cedo erguer... dá muito sono!
- Filho de peixe... é tão feio como o pai.
- Quem não arrisca... não se lixa.
- O pior cego... é o que não quer cão nem bengala.
- Quem dá aos pobres... fica mais teso.
- Há males que vêm... e ficam.
- Gato escaldado... geralmente está morto.
- Mais vale tarde... que muito mais tarde.
- Cada macaco... com a sua macaca.
- Águas passadas... já passaram.
- Depois da tempestade... vem a gripe.
- Vale mais um pássaro na mão... que uma cagadxxx na cabeça.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Outono

O Verão deixa saudades... tem muito do que desejamos no ano: sol, calor, praia, piscina, ar livre, cor, dias mais longos, boa disposição, etc, etc!!!
Com o final desta estação os dias vão gradualmente ficando mais curtos, a temperatura desce e as t-shirts, as sandálias, os calções, os tops, vão dando lugar a vestuário mais "resguardado".

Chega a altura das folhas caídas, da vindima, da agua-pé, da castanha assada, do ínicio das aulas...

Mas se por todas estas razões ficamos sempre com aquela saudade do Verão, nesta nova estação que agora começou não podemos ficar indiferentes a isto:




...as cores do Outono.

"Os coxos dançam sozinhos"

Nesta última semana li "Os coxos dançam sozinhos", de José Prata.

A história gira à volta do inspector Brandão que não é mais que um assassino que investiga os seus próprios crimes.

Os Coxos Dançam Sozinhos é um romance policial e ao contrário do que se passa com a maioria das histórias ficamos a saber quem é o assassino logo na primeira página.
O assassino é o próprio Inspector Brandão que para além de tentar descobrir/encobrir os assassinatos tem que descobrir quem anda a atrapalhar os seus próprios crimes.
A história é muito engraçada e cativante onde não falta o verdadeiro calão português.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Medidas "não" eleitoralistas

Em Portugal muitas vezes falamos em medidas eleitoralistas que não são mais do que medidas tomadas em prol do povo, muito perto das eleições de modo a se angariar mais um votozito nas urnas.

Pois bem, era tempo de os nosso políticos irem dar uns cursos de formação a colegas seus no estrangeiro.
No Uganda, o ministro da Ética e Integridade, Nsaba Buturo (penso que o nome indicado quer dizer em português "Não Sabe é Bruto") , está a levantar a polémica .
O senhor em questão quer proibir o uso de mini-saias no país, porque as mulheres que as usam distraem os condutores e como tal são as provocadoras de acidentes de trânsito...

Quer dizer, quer tirar a única forma que os condutores têm de não adormecer nas filas de trânsito!!!

Deves ter muitos votos nas próximas eleições... deves, deves!!!

O mundo do futebol... FEMININO!!!

Notícias do mundo do futebol mas desta vez do feminino.
Na Holanda uma equipa amadora de futebol feminino, o FC Rakt, ditou as suas leis e agora joga de saias. Hummmmm!!!!

Os calções largos e bem masculinos foram colocados de parte.
Camisolas justas e saias curtas é a nova tendência no futebol feminino holandês.

Adivinhem lá o que aconteceu?

A decisão levou mais gente aos jogos e o número de visitantes no site subiu vertiginosamente.

Naaaaaaaaaaaaaaa...... não me digam???

Já estou a ver o dialogo em muitos lares holandeses:

Marido: - "Maria, vou à bola..."

Bem , visto que estamos na Holanda, tem que ser de outra forma:

Marido:- "Trudi, vou ao futebol..."

Esposa:- "Ao futebol???? Massss.... o Feyenoord não joga hoje para as competições europeias no Chipre????"

Marido:- "Pois... hummm... é um jogo de Sub-17 e joga lá o filho do Habraken!!"

(Nota: Habraken é o chefe dele na fábrica de Tupperware's)

Marido:- "Ele fez questão que fossemos pois o filho até dá uns toques valentes... é um "regalo" prá vista"

Esposa:- "Hummm...tou achar isso muito estranho mas tudo bem!!!"

A federação holandesa, depois de algumas reservas iniciais, já considerou a situação legal, uma vez que as futebolistas continuam a usar calções por debaixo das saias.

Ahhhh... ok!!!! A Trudi agradece... é que o marido passava as noites fora de casa!!

Agora dizia que era apanha-bolas dos jogos das Escolinhas e que até aos treinos tinha que ir.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O maravilhoso mundo do material escolar

Como qualquer pai que se preze, no inicio das aulas foi-me dada aquela “listinha” de material escolar para comprar.
Isso acontece seja nos Jardins de Infância, primária, preparatória, secundária, etc... calha a todos.!

É a bela da página A4 (qualquer dia não chega e passam para uma A3...) repleta de items e do mais diverso material escolar.

Ela é lápis nº2,3,4, réguas de todas as formas e feitios, cadernos para tudo e mais alguma coisa, cartolinas, borrachas para lápis, canetas (algumas até dão como tira nódoas), marcadores finos, grossos (alguns tão grossos que desconfio que uma caixa dava para pintar a fachada do meu prédio...). Ah, mais colas, tesouras, dossiers, etc, etc, etc...

Quando se olha para a lista duas coisas vêm logo à memória: Que instituição bancária vou ter que assaltar para arranjar o dinheiro e se vou ter que alugar alguma carrinha para transporte do material.

É claro que esta lista varia consoante o ano em que anda a criança e a isto se pode juntar os livros escolares.
Mas o que eu gosto mesmo é da ida às grandes superfícies para a compra deste material...
Acho que em primeiro lugar deveria haver nestes dias algumas ambulâncias do INEM à porta do Hiper ou até mesmo aquelas tendas de Campanha tipo quando há catastrofes. É que assistimos a uma verdadeira guerra em busca da lapiseira maravilhosa, do afia-lápis automático ou até mesmo do mega-caderno, capa dura, do SpiderMan.

Muitos dos pais degladiam-se em busca do melhor material chegando mesmo a abalrroar o “inimigo” com o carrinho das compras ou agrafar alguma orelha.
A isto se junta a histeria de alguns miudos que não se contentam com o belo do lápis “auchan” de 99 centimos quando o Martin Gonçalves, colega de carteira, tem um lápis com borracha incorporada e guizo na ponta mas que custa 3,50 Euros...

Quando damos conta já alguns pais utilizam algum do material adquirido para o pôr em prática quando para poderem por ordem na histeria desatam a dar reguadas (régua flexível de 50cm em material emborrachado ) nos glúteos da criança histérica.
No meio desta confusão já alguns mais traquinas “picam” outros miudos com o transferidor ou fazem graffitis nas prateleiras dos shampoos com os Lapis Giotto Aguarela.
Acho que a primeira grande medida que devia ser tomada nesta altura do ano era colocar em rodapé destas listas infindáveis de material escolar a seguinte observação:

“Não leve seu filho junto, pois certamente ele irá querer comprar tudo que está na ‘moda’ e preferencialmente o mais caro também.”

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Paralympic Games - "MEDALHEIRO" IV


O nadador português João Martins conquistou hoje a medalha de bronze na prova dos 50 metros costas S1 dos Jogos Paralímpicos Pequim'2008.

João Martins, que repetiu o bronze conquistado em Atenas'2004, completou a prova em 1.47,76 minutos, atrás dos gregos Christos Tampaxis (1.23,15) e Andreas Katsaros (1.44,53), medalhas de ouro e prata, respectivamente.

Já são sete o número de medalhas conquistadas por Portugal nestes Jogos.

Aqui vai a última actualização do "Medalheiro"

domingo, 14 de setembro de 2008

Paralympic Games - "MEDALHEIRO" III

Cá estou eu mais uma vez com notícias dos nossos atletas...

Sempre que faço um post sobre os Paralímpicos é porque há BOAS notícias e assim acontece.

O português Luís Gonçalves, com um tempo de 50,15 segundos, conquistou este sábado a medalha de bronze nos 400 metros T12 dos Jogos Paralímpicos de Pequim.

Mas já depois de ter publicado este post e horas mais tarde vim a saber que Luís Gonçalves passou de medalha de bronze a medalha de prata devido á desclassificação do 2º classificado.
Portugal, com a prata obtida por Luís Gonçalves, já soma seis medalhas nos Jogos Paralímpicos.
Sendo assim aqui vai a última actualização do "Medalheiro"

sábado, 13 de setembro de 2008

O Lado Selvagem - II

Acabei de ler o livro "O Lado Selvagem" e a primeira coisa que fiz foi ir ao clube de video e alugar o filme com o mesmo nome.

Gostei do livro e gostei do filme... gostei mais do livro apesar de ser bem mais amante do cinema.
O filme ( do género biográfico) serviu também para visualizar alguns dos sítios por onde andou Christopher McCandless.

Por mais descritivo que seja o livro em relação a muitos dos locais nada como algumas imagens para podermos melhor perceber a dimensão da beleza de alguns dos locais, como é por exemplo o Alasca.
Mas como acontece com a maioria dos filmes adaptados de livros, o livro é melhor pois também foca muito o impacto que Christopher McCandless teve nas pessoas que foi conhecendo ao longo da viagem , a maneira como os marcou, como lhes influenciou a vida...
A história é acima de tudo a revolta de um jovem que farto de uma familia (em particular dos pais...) materialista, opressiva e envolta em muitas mentiras aliado à influência de muito do que lia resolveu fazer uma viagem (abandonou o carro, a sua própria identidade, doou o dinheiro que possuía) com um destino muito bem definido: o Alasca.

É uma história de coragem, resistência, em busca da felicidade e da liberdade.
Christopher McCandless procurou essa felicidade e essa liberdade na natureza mas foi essa mesma natureza que se mostrou impiedosa com ele.

São inúmeras as opiniões em relação à opção que tomou pois se muitos a consideraram corajosa, destemida e até mesmo "romântica" outros há que o criticaram pela ingenuidade do acto, por não ter pensado nas consequências da sua viagem visto não estar minimamente preparado para viver em situações adversas ou até mesmo por esquecer as pessoas que eram importantes para eles e pensar que podia viver sozinho, independente de tudo e de todos.

Li num site a seguinte pergunta:

Era Christopher McCandless um aventureiro heróico ou um idealista ingénuo, um Thoreau rebelde dos anos 90 ou mais um filho americano perdido, uma pessoa que tudo arriscava ou uma trágica figura que lutava com o precário balanço entre homem e Natureza?

Christopher McCandless

Este auto-retrato foi encontrado na máquina fotográfica junto do corpo de Christopher McCandless


Aconselho a todos o livro e a seguir o filme... é uma história verídica e acima de tudo um experiência marcante para quem lê e conhece assim a história de um jovem que se tornou um símbolo para muitas pessoas.

Termino este post com uma das últimas frases do filme e talvez a última frase que Christopher escreveu:

"A felicidade só é real quando partilhada"

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Paralympic Games - "MEDALHEIRO" II

Notícias fresquinhas de Pequim, perdão, Beijing...


Os nossos atletas não param de surpreender e já cá canta mais uma!!!


Actualização do "Medalheiro"



Muralhas de Monção... Obrigada, mas mais não!!!!


NUNCA MAIS TOCO NUMA GOTA DE ALCOOL!!!!
O vinho verde tem este senão... Rebenta-me com o estômago!!!
Então, perguntam vocês, e eu a mim mesma, pq é q insistes?????
Não sei!!! Será pq gosto e tenho memória curta????
Lá diz a música “Vamos brindar um vinho verde q é do meu Portugal...”
Patriotismo seria uma boa desculpa???
Tb não sei...
Hoje não sei nada!

Chá preto...
Bolachinhas de água e sal...
Sofá e mantinha...

Isso é q é.... ou devia ser.

Paralympic Games - "MEDALHEIRO"

Hoje os nossos atletas dos Paralímpicos ganharam mais 2 medalhas.
Portugal conquistou a medalha de prata em pares BC4 no torneio de boccia dos Paralímpicos e o bronze em pares BC3.

Sendo assim o nosso "Medalheiro" está assim:




quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Pardelhas

Pardelhas? Estão vocês a pensar! Será que a Kat quer dizer Pardelas ou Paelhas?

Pois bem, nem uma coisa nem outra. ;)

Ontem o nosso amigo "daqui te vejo" colocou um comentário no post anterior onde, dizia ele, ia almoçar pardelhas fritas antes que o acelerador de particulas do CERN iniciasse a sua actividade e nos "evaporasse" definitamente.
Pardelhas? pensei. Será que ele queria dizer paelhas, uma vez que o amigo que trata da fritura tem um nome a tombar para o "sotaque" dos nuestros hermanos?
Fritas?! Kat! Não podem ser paelhas fritas!

Amiga como sou de palavras novas, "googlei" o termo e descobri que Pardelhas é uma freguesia portuguesa do concelho de Mondim de Basto, distrito de Vila Real, com 18,39 km² de área e 109 habitantes (Wikipédia).
Consultando o meu companheiro de todas as horas, o Priberam - Língua Portuguesa On-Line fiquei ainda mais confusa com a resposta para "Pardelhas".

Foi encontrada 1 entrada.
pardelhas!
interj.
de par, por Deus! interj.,

pardeus! em verdade! realmente
.

Claro que esta definição também não se adequava ao contexto "gastronómico da coisa", pardelhas!

Fiquei intrigada, muito intrigada mesmo, tanto mais que achava que o 'daqui te vejo', que não conheço é certo, mas que intuo, não se iria enganar a escrever o nome de tal iguaria.

Nunca pensei, porém, em procurar o vocábulo no singular. Teria satisfeito a minha curiosidade muito mais cedo mas com muito menos gozo, certamente. No entanto, naquele momento desliguei-me do assunto e pensei de mim para os meus botões - quando chegar a casa vou ver ao meu fiel e querido dicionário-.
E assim foi ... consultando o calhamaço amigo, rapidamente folheei, folhei até à letra "P". "P", paraxial, parcela, pard..., pardacento, pardalão, par, pardaloca, pardela, pardela?, pardelha! Tchaaraam!
Saltei de regozijo, Pardelhas existe!

Pardelhas, s.f. ICTIOLOGIA nome vulgar extensivo a uns peixes da família dos Ciprinídeos, por vezes, abundantes em alguns rios, conhecidos também por ruivaca, mutefuge, serpentina, entre outros. (De parda+elha)

Nome vulgar: PARDELHA ou BOGA de boca arqueada (este nome vulgar designa duas espécies diferentes, mas com algumas semelhanças e parece que normalmente não existem nos mesmos rios, a R. arcasii aparece principalmente nos cursos de água do Norte e do Centro e a R. lemmingii aparece principalmente no Sul do País)
Nome científico: Rutilus (Chondrostoma) arcasii e Rutilus (Chondrostoma) lemmingiiFamília: CyprinidaeOrdem: Cypriniformes
Considerada uma das espécies mais antigas da Europa e com o nome comum de Pardelha, (o nome Pardelha é utilizado no Ribatejo para designar outra espécie muito diferente, a Cobitis paludica ou C. calderoni que também tem o nome vulgar de verdemã), este peixe habita quase exclusivamente na Península Ibérica onde foram catalogadas duas espécies, a arcasii e a lemmingii, sendo esta última diferenciada por possuir as escamas mais pequenas. Ambas as espécies aparecem em determinados locais das principais bacias hidrográficas a norte do Rio Guadiana, sendo mais vulgar a arcasii no Douro, Lima e Minho e a lemmingii tanto no Rio Tejo como no Guadiana.


'daqui te vejo', fritas, faz todo o sentido!

Kat

Anjos e Demónios

Dan Brown - Anjos e Demónios



Este texto está referido no princípio do livro como um facto e informa o leitor que:



"O maior estabelecimento de pesquisa científica do mundo - Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire (CERN) -, na Suíça, recentemente conseguiu produzir as primeiras partículas de antimatéria. A antimatéria é idêntica à matéria física, excepto por ser composta de partículas cujas descargas elétricas são inversas àquelas encontradas na matéria normal. A antimatéria é a mais poderosa fonte de energia conhecida pelo homem. Liberta energia com 100 por cento de eficiência (a fissão nuclear é 1,5 por centoeficiente). A antimatéria não é poluente nem radioativa e bastaria uma gota para abastecer a cidade de Nova York de energia por um dia inteiro. Há, porém, uma ressalva... A antimatéria é extremamente instável. Incendeia-se ao entrar em contacto com qualquer coisa, inclusive o ar. Uma única grama de antimatéria contém energia igual à de uma bomba nuclear de 20 quilotons - o tamanho da bomba que caiu sobre Hiroshima. Até bem recentemente, a antimatéria tinha sido criada apenas em quantidades muito reduzidas (alguns átomos de cada vez). Agora, porém, o CERN começou a trabalhar com o novo desacelerador de antiprótons - um avançado aparelho que promete criar antimatéria em quantidades maiores.
Resta uma pergunta: será que essa substância tão volátil vai salvar o mundo ouserá usada para gerar a mais mortífera arma de todos os tempos?" - Dan Brown

Pois bem, hoje dia 10 de Setembro de 2008 e ...





... O acelerador de partículas mais poderoso do mundo, LHC vai ser experimentado no CERN, a organização europeia de pesquisa nuclear, com sede em Genebra. O objectivo é tentar compreender as origens do universo.




O Large Hadron Collider (LHC) - Grande Colisor de Hádrons - é um túnel subterrâneo entre a Suíça e a França, com 27 quilómetros de comprimento, onde serão recriadas as condições registadas depois do Big Bang, fazendo-se colidir dois feixes de partículas, quase à velocidade da luz.

A experiência, idealizada ao longo dos últimos 20 anos e com a participação de uma vasta equipa de especialistas de todo o mundo, incluindo Portugal, está a ser muito criticada pelos mais cépticos, que acreditam que o LHC não é mais do que «uma máquina d Juízo Final», que pode «destruir o planeta». Os cientistas do CERN rejeitam a teoria e avançam que a experiência pode «mudar toda a concepção» que a humanidade tem hoje acerca da formação do universo.
Fonte: Diário Digital

The safety of the LHC

Será que é hoje que vai acabar o mundo?

Kat

terça-feira, 9 de setembro de 2008

As duas primeiras já cá cantam...

João Paulo Fernandes ganhou a medalha de ouro no torneio de boccia (BC1) dos Jogos Paralímpicos, que decorrem em Pequim.
Para que a festa fosse ainda maior, António Marques levou a prata, ou seja, a final foi inteiramente portuguesa.

Relembro que João Paulo Fernandes já tinha conquistado o título em Atenas 2004.


Foi a segunda vez na história dos Jogos Paralímpicos que dois atletas portugueses se defrontaram na final de um torneio de boccia. Em Sydney 2000 José Macedo venceu Armando Costa na categoria BC2.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Metade da minha alma é feita de saudade


Mom
(1925-1988)

Memórias soltas
flutuam em meu redor
Águas serenas

Lágrimas de amor
preenchem os meus espaços
Águas profundas

Saudades tuas
vivem sob a minha pele
Tatuagens de luz


Olhar ausente
observo o passado
Vejo-te sorrir

Sorrindo serás
Sereia que vagueia
para sempre

Nas ondas do meu MAR

Haiku by Kat

domingo, 7 de setembro de 2008

Faz hoje 10 anos...

...quando Larry Page e Sergey Brin fundaram o Google, no dia 7 de setembro de 1998.

Pode parecer uma data insignificante mas já pararam pra pensar o quanto esta palavra "Google" se tornou importante nas nossas vidas?

A alguns anos atrás qualquer dúvida que tinhamos o mais certo era tentar descobrir a Enciclopédia mais perto e pesquisar nas 4567 páginas da Enciclopédia o que queria dizer aquela palavra, quem era aquele autor, onde ficava aquele lugar ou até mesmo qual a capital do Burkina Faso (... já agora, a capital é Ouagadougu, pesquisei no...Google!).

Os tempos mudaram... hoje em dia todos os links vão dar a Roma , perdão, ao Google.

Basta para isso digitar a palavra que desejamos, carregar em "Pesquisa do Google" ou se acharem que estão num dia pleno de confiança em "Sinto-me com sorte" e esperar pelo resultado... e passamos da fase do desconhecido para o maravilhoso mundo do conhecimento repleto de definições, blogues, sites e opiniões.


Para terminar, qualquer dúvida sobre este post é só ir a http://www.google.pt/!

O Mar de Sophia

Mar, metade da minha alma é feita de maresia
Pois é pela mesma inquietação e nostalgia,
Que há no vasto clamor da maré cheia,
Que nunca nenhum bem me satisfez.
E é porque as tuas ondas desfeitas pela areia
Mais fortes se levantam outra vez,
Que após cada queda caminho para a vida,
Por uma nova ilusão entontecida.
E se vou dizendo aos astros o meu mal
É porque também tu revoltado e teatral
Fazes soar a tua dor pelas alturas.
E se antes de tudo odeio e fujo
O que é impuro, profano e sujo,
É só porque as tuas ondas são puras.

Sophia de Mello Breyner Andresen

Há gestos que nos enchem o coração...

Há gestos que marcam...
Há gestos que ficam...
Há gestos que não se esquecem...
Há gestos que fazem sorrir...
Há gestos que nos enchem o coração...

Peninha

Culinária vs Sensualidade

Se quando nos colocam um prato na mesa ou nos servem determinada refeição, podemos ficar supreendidos pelo seu sabor, cor, odor e pela descoberta de novos sabores, outros há que pela sua confecção e apresentação se revelam tremendamente "sensuais"...



sábado, 6 de setembro de 2008

Beijing2008 - Paralympic Games - II

Tal como aconteceu com os Jogos Olímpicos, os XIII Jogos Paralímpicos começaram no dia certo á hora certa.
Já tinha sido referido neste blogue que os chineses depositam confiança cega nos números e por isso mesmo os Jogos Olímpicos terem sido no dia 08.08.08 e a cerimónia de abertura ter começado às 08h:08m.

Os Jogos Paralímpicos não fugiram à regra e começaram no dia 06.09.08 pois esta data contém três dos números favoritos dos chineses: 6, 9 e 8.

Isto representa um bom augúrio para a abertura dos Jogos. Na China estes três números aparecem ligados a alguns dos principais conceitos para uma "boa vida".

Seis - que em chinês se diz "Liu" (e se lê liou) está associado a "suavidade".

Nove - que em chinês se diz "Jiu" (e se lê jiou) é uma palavra homófona da que siginifica "bebida" e, mais importante, de "longevidade"

Oito - dito "Ba" é sempre relacionado com "fortuna".


Tal como já tinha referenciado noutro post, estas crenças levam muitos chineses a pagar para terem números de telefone e números de matrículas com o maior número possível de seis, oitos e noves. Para os Jogos Paralímpicos, a boa sorte começa aqui.

O dia certo á hora certa - oito da noite como manda a superstição.

PS- Boa sorte para os nossoa SUPER atletas... se nos Olímpicos, com as 2 medalhas que conquistámos passámos a ter 22 no total, nos Paralímpicos já ganhámos no total mais de 80 medalhas nas edições anteriores!!!


Poemas do Mar de Sophia - As Ondas


As ondas quebravam uma a uma
eu estava só com a areia e com a espuma
do mar que cantava só para mim


Sophia de Mello Breyner Andresen

Beijing2008 - Paralympic Games








A partir de hoje e até dia 14 de Setembro decorre a 13ª edição dos Jogos Paraolímpicos.
Pela 8ª vez Portugal participa nesta competição, depois da estreia em Munique, em 1972.
A comitiva nacional leva 35 atletas, que vão competir em sete modalidades:


atletismo, boccia, ciclismo, equitação, natação, remo e vela.


O atletismo (13 atletas) é a modalidade mais representada, no entanto a modalidade de boccia (9 atletas) é a maior aposta para bons resultados.
Em Atenas 2004 conseguimos um total de doze medalhas: 2 de ouro, 5 de prata e 5 de bronze.


Foi criado um Blog para recolher mensagens, comentários e opiniões de atletas, amigos, adeptos e de todos os que querem apoiar a paticipação dos portugueses nos Jogos Paralímpicos de Pequim em 2008.


Vamos lá apoiar os nossos Atletas !


Kat

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

رَمَضَان

2.183 . Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Deus.

O dia 1 de Setembro, o primeiro dia do nono mês do calendário islâmico, marcou o início do Ramadão (em árabe رَمَضَان).
Este é o mês durante o qual os muçulmanos praticam o seu jejum ritual (saum, صَوْم) abstendo-se de comer, beber, fumar, de praticar sexo ou de ter pensamentos negativos durante o período que decorre entre o amanhecer até ao pôr-do-sol, num exercício de paciência, humildade e renovação da fé.

O jejum é o quarto dos cinco pilares do Islão:

  1. A recitação e aceitação do credo (Chahada ou Shahada)
  2. Orar cinco vezes ao longo do dia (Salat ou Salah)
  3. Pagar dádivas rituais (Zakat ou Zakah)
  4. Observar o jejum no Ramadão (Saum ou Siyam)
  5. Fazer a peregrinação a Meca (Hajj ou Haj). Fonte: Wikipédia

Pensem nisto.

A todos os seguidores do Islão, um feliz Ramadão.

A todos os outros, aproveitem o jejum para dar cobro aos excessos das férias! ;)

Kat

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Como Água para Chocolate

Acabei de ler e adorei.
Segundo a tradição, e por ser a mais nova, Tita tem de ficar a tomar conta
da mãe até ao dia da sua morte, não podendo por isso casar com o homem que ama.
Não aceitando esta situação, Pedro acaba por casar com a irmã mais velha de Tita
de forma a ficar mais perto da sua amada. Os dois apaixonados são obrigados a
esconder os seus sentimentos, mas uma paixão surda e incontrolável grita mais
alto que tudo.

Este romance fantástico transporta-nos para o mundo dos
quentes sabores mexicanos que “apimentam” toda a trama narrativa que gira em
torno da cozinha e de um certo número de elementos culinários.

Cada capítulo abre com uma receita fora do comum (mas ao mesmo tempo
perfeitamente realizável), a pretexto e em volta da qual não apenas se juntam os
comensais, mas também se “cozem” e “temperam” amores e desamores, risos e
prantos, e se celebra o triunfo da alegria e da vida sobre a tristeza e a
morte.



Laura Esquivel

Já no ano passado tinha tido este livro nas mãos umas 2 ou 3 vezes e, de todas as vezes hesitei em lê-lo. Ainda bem que assim foi, porque agora que o li, acho que era este o momento certo para o fazer.

Kat