segunda-feira, 30 de junho de 2008
Tou na Praia
sábado, 28 de junho de 2008
sexta-feira, 27 de junho de 2008
Garage sail
quinta-feira, 26 de junho de 2008
Chamámos-lhe um Figo
Dia Internacional da Luta Contra a Droga
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Vaso Chinês
Um dos vasos era rachado e o outro era perfeito. Este último estava sempre cheio de água ao fim da longa caminhada do rio até casa, enquanto o rachado chegava meio vazio.
Durante muito tempo a coisa foi andando assim, com a senhora chegando a casa somente com um vaso e meio de água.
Depois de dois anos, reflectindo sobre a própria amarga derrota de ser 'rachado', o vaso falou com a senhora durante o caminho:
"Reparaste que lindas flores há somente do teu lado do caminho? Eu sempre soube do teu defeito e portanto plantei sementes de flores na beira da estrada do teu lado. E todos os dia, enquanto a gente voltava, tu regava-las.
Durante dois anos pude recolher aquelas belíssimas flores para enfeitar a mesa. Se tu não fosses como és, eu não teria tido aquelas maravilhas na minha casa.
Os Melhores Contos - Irmãos Grimm / Hans Christian Andersen
Mas no meio dos livros que tenho por casa descobri dois que já os comprei à cinco anos pelo menos, ambos da Everest Editora:
. Os Melhores Contos dos Irmãos Grimm
. Os Melhores Contos de Andersende - Hans Christian Andersen
Na altura comprei estes livros porque gostaria de os ler um dia aos meus filhos ou eles próprios os lessem porque são histórias/contos que aprendemos a gostar nos nossos primeiros anos de vida e que acabam por nos acompanhar pra sempre.
Estamos a falar por exemplo do "Gato das Botas", "Rapunzel", "Branca de Neve", "Os músicos de Bremem" ou o "Capuchinho Vermelho" dos Irmãos Grimm ou da "Pequena Sereia" ou "O valente soldadinho de chumbo" de Hans Christian Andersen , entre outros contos.
Os livros têm umas ilustrações excelentes , cheias de pormenor e muitas cores feitas por uma tal Anastassija Archipowa (não tentem dizer este nome muitas vezes porque senão ainda se magoam...) que consegue transmitir muitas emoções através das mesmas.
Os livros estão muito giros e tem muita qualidade...
O facto de ter feito este post deve-se também ao meu sonho de um dia poder escrever um conto/história para os mais "piquenos". Sempre tive esta ideia mas até hoje não me surgiu "aquela" ideia para o contexto do conto. Se calhar nem tenho capacidades para o fazer mas que gostava de um dia escrever algo assim, é um facto...
Quem sabe depois de voltar a folhear estes livros que não me surge inspiração...
terça-feira, 24 de junho de 2008
Eu Peninha, apresento-me...
Muitos dos que nos visitam perguntam : Quem é o Peninha? Quem é a Kat? A Elektra? O Beep-Beep? A Magali?
Pensei então: “Vou-me apresentar...” – Não quero que vos falte nada!
Preparados?
Tenho um irmão de seu nome Abner, mais conhecido por Clarafonte (Abner “Whitewater” Duck) e um primo internacionalmente famoso de seu nome , Donald Duck. A Amy também queria ser "Whitewater" mas entretanto optou por "WineHouse", diz que a água enferruja!!!
Algures nos anos 80 a Disney brasileira achou que devia ter um sobrinho e "adoptei" à força o Biquinho. Não havia melhor escolha, uma criança tão “calminha” que até chateia... :-)
As minhas principais características? Muito fácil... calmo, discreto, ponderado... acreditaram nisso? Acho que não...
Tal como qualquer personagem que se preze tenho uma identidade secreta O Morcego Vermelho... Oppss!!! Deixou de ser secreta neste momento... pssstt!!! Não digam a ninguém, ok?
Em relação ao meu emprego na Patada, trabalho em parceria com o meu Primo Donald e as maiores reportagens do século foram feitas por nós, exclusivos feitos no meio de mil perigos principalmente as feitas ao nosso “amigo” Urtigão, um eremita que gosto de chatear.
Para terminar fiquem sabendo que a idade já pesa... apareci pela primeira vez em 2 de Agosto de 1964 na revista italiana ("Topolino”) numa história ao lado do meu primo Donald, para não variar.
Depois de muito viajar e «laurear a pevide» eis que vim para Portugal em Abril de 1980 e por aqui ando.
Ah, dizem que tenho uma namorada, a Glória, mas é uma relação muito aberta, ok? Nada de definitivo!
E é assim a minha humilde vida e por isso a partir de agora já sabem que eu sou.
Curiosidade satisfeita?
Acho que sim...
Viagens na minha terra.
Como vêm, todos os dias temos novas aventuras basta um pouco de imaginação e não precisamos de brochuras de sítios exóticos, faça férias cá dentro. Ahhh!! Ainda não vos contei aquela do homem sentado no banco do metro em que ele ocupava com o braço duas cadeiras e na outra colocou a mala e ....... fica para outro episódio.
Bem Hajam,
Mercado Medieval de Óbidos
Amor e Guerra - “A Luz e as Trevas”
Bilhete unitário diário – 5€
Ingresso gratuito de Munícipes, menores de 12 anos e pessoas trajadas à época
Horário de Funcionamento
Fins de Semana – das 12h00 às 24h00
Dia 10 – das 18h00 às 24h00
Outros dias úteis – das 17h00 às 24h00
Nota: Normalmente esta festa é inundada por milhares de pessoas. Ir de carro ao fim de semana é uma loucura a não ser que se vá muito cedo. Durante a semana é o melhor mas isso só é possivel se estivermos de férias ou se ao final do dia quisermos dar um "pulinho" a Óbidos.
segunda-feira, 23 de junho de 2008
Programa de Investigação do Autismo... mais um passo para um futuro melhor!
Embora a causa do Autismo seja desconhecida, sabe-se que familiares de individuos com autismo tem um risco aumentado de serem afectados, indicando que na sua origem existe uma componente genética importante. São vários os genes que contribuem para o seu aparecimento. A identificação desses genes é fundamental para se compreender melhor como surge esta perturbação.
O Programa de Investigação do Autismo tem como objectivo identificar esses genes. Uma vez que o autismo é uma perturbação muito complexa, percebeu-se que a identificação desses genes requer o estudo de muitos pacientes e dos seus familiares.
Este consórcio pretende reunir informação médica e material genético (ADN) de maior número de famílias possivel, o que facilitará a investigação dos genes do autismo bem como das suas funções. Estabeleceu ainda um programa designado por The Autism Simplex Collection (TASC), através do qual a informação clínica e o ADN das famílias que participarem serão depositados num biobanco internacional acessível a investigadores qualificados nesta área: Famílias provenientes de muitos países vão participar neste programa, incluindo: França, Reino Unido, Suécia, Canadá e Estados Unidos.
O biobanco internacional será gerido por duas instituições americanas com larga experiência nesta área: O National Institute of Menthal Health (NIMH) e o The Autism Genetic Resource Exchange (AGRE).
Este não será um post que espero ter muitos comentários porque se trata de um assunto ainda com muitos segredos por desvendar mas achei importante partilhar informação, experiências e chamar a atenção (mais uma vez, eu sei...) para este problema que cada vez mais está presente na nossa sociedade.
Verão Sinónimo de Cãofusão
É por vezes complicado ter um animal em casa, não temos vida, andamos sempre a correr, não temos condições, a varanda é pequena ou não existe, ficar na sala nem pensar, o levá-lo à rua de manhã, obrigá-lo a estar em casa todo o dia sem a sujar (teria que estar completamente manietado), tornar a sair com ele ao fim do dia, por vezes 10 horas depois. Mas tudo isso torna-se secundário quando vemos o contentamento de qualquer criança a brincar com um cão ou um gato. É útil que iniciem esta relação desde pequenos ao tomarem conhecimento desta “obrigação” ensiná-los-á num futuro próximo a não fazerem o que muitos de nós fazemos, verão em casa animal fora portas e o mais longe possível, não vá o animal ter tentações de voltar.
Todos nós sabemos que podemos apadrinhar um leão no jardim zoológico, mas um leão? Não deve dar muito jeito tê-lo ao colo, ou fazer-lhe festas, e uma águia! Já imaginaram uma águia como animal de estimação? Era a loucura. Existe um site com várias possibilidades mais “normais”, entre elas o apadrinhamento de uma qualquer espécie menos bizarra.
Não é necessário pertencermos a uma qualquer associação para mudarmos algo que consideramos incorrecto é importante a atitude perante a situação. E qualquer acto é melhor que acto nenhum. Por vezes tomar uma posição é melhor do que estar sem posição (é incómodo).
Assim, e para que possamos de algum modo minimizar o sofrimento de alguns destes animais podemos dar algum apoio quer seja financeiro, quer seja através da doação de bens, visite e conheça por exemplo o site, http://www.animaisderua.org/, mais que não seja dê-o a conhecer.
sábado, 21 de junho de 2008
Entre o Crepúsculo e o Dilúculo
Estão vocês a pensar.
Ah sim? E então?
Então? Então fiquei eu a pensar. Dilúculo? que nome esquisito para chamar a um dos mais belos momentos do dia. Herdámos este vocábulo estranho do Latim, para definir a nossa bela Aurora, Alvorada, Alva ou crepúsculo da manhã.
Continuam vocês a pensar. Ah sim? E então?
Então, estava eu sossegada da vida, no conforto do meu lar quando resolvi ir à janela. Eis que surge, linda, magnífica, resplandescente, mesmo à minha frente, uma maravilhosa lua cheia (ou nova, não sei). Fiquei pensativa a observar a Lua, contemplativa e embalada pela serenidade das ondas do "mar da tranquilidade".
Ah, sim? E Então?
E então, toca o telefone, quase que em simultâneo com os meus pensamentos. Era uma chamada da Suécia, onde a essa hora (perto da 23:50h) me informavam que estavam a ligar porque ainda era de dia! :-)
Aahh, sim!? Pois! Estão já vocês a pensar!!
Pois, sim? Pois então!
Hoje é dia 21 de Junho!
É o dia em que o Sol se encontra na sua posição mais a norte. Hoje é um dos dois dias de Solstício existentes. É o dia mais longo do ano. Solstício de Verão.
Se estivéssemos bem a Norte, podíamos hoje, assistir ao espectáculo de ver e o pôr do Sol e ... apenas alguns segundos depois ... ver o Sol nascer novamente.
Entre o crepúsculo e o dilúculo
quinta-feira, 19 de junho de 2008
Auf Wiedersehen
Auf Wiedersehen
Até ao Mundial 2010 na África do Sul
segunda-feira, 16 de junho de 2008
Um obrigado "docinho" para a nossa Colette
Palavras e adjectivos como "Delicioso", "Fofinho", "Docinho, docinho", "Ca bom", "Mais uma fatia, pro favor!!!" ou um intenso "Hummmmmm...!!!" foram ouvidas no interior da Sala de decisões da Real Academia.
A decisão foi unânime e foi entregue à irmã da nossa Magali:
"Colette"
Para ti Maria...
sexta-feira, 13 de junho de 2008
Onde Está o Wally?
Para quem não conhece, o Wally é o personagem central dos livros de carácter infanto-juvenil criado pelo ilustrador britânico Martin Handfors. O Wally é um viajante e frequentemente anda perdido em países e lugares exóticos.
Divirtam-se!
Se conseguiram descobrir o Wally, então podem passar ao próximo nível do jogo:
A ideia partiu da artista canadiana Melanie Coles. Algures no Canadá, mais precisamente na cidade de Vancouver, existe um enorme desenho do Wally com quase 20 metros realizado na cobertura de uma casa. Não vale a pena andar na rua a olhar para cima uma vez que só é visível do céu, nomeadamente dos satélites do Google Earth.
É este o jogo e não julguem que é fácil. É necessário percorrer toda a área da cidade de Vancouver para que o misterioso personagem apareça.
quinta-feira, 12 de junho de 2008
Zaczarowany Olowek
Para ti Peninha, ofereço-te esta meia dúzia de videos que tirei da mala do Sport Billy, que tu tanto adoras:
O Lápis Mágico (dividido em duas partes)
No País Dos Rodinhas
Professor Baltazar
Tom Sawyer
O Carrossel Mágico
O Vasco Granja, vive algures em Lisboa terá por esta altura 83 anos.
Obrigada Mestre Granja!
Ainda se lembram do Vasco Granja?
Aliás, estive a pesquisar e os referidos desenhos animados "Lápis Mágico" são polacos (yessss....) e o nome original é "Zaczarowany Olowek" (ficaram na mesma? eu também...). Então vá, o título em inglês é "Enchanted Crayon"... sentem-se melhor agora, não é?
Cromos
A troca de cromos é algo muito engraçado... imaginem a bolsa de Wall Street mas em que todos estão a trocar/vender/licitar cromos???
Lembro-me também da arte de colagem dos cromos... quando não havia cola então nada como o fabrico artesanal e farinha com água dava uma cola perfeita (até se começarem a descolar...). Hoje, os cromos são autocolante, o que facilita imenso.
Mas o ir colando os cromos e ver a colecção ir sendo completada dava um gozo enorme (..ainda dá, ou não fosse eu um coleccionador de colecções...).
Participo em muitos fóruns, blogs e sites de coleccionadores e é giro ver alguns coleccionadores mais velhos a dizer “Não, não... estes cromos são para o meu filho...!!”.
Nunca são... em alguns casos, o pai tem uma colecção e o filho outra e a “luta” para ver quem acaba primeiro é poderosa. :-)
Eu assumo, os cromos que compro/troco são para mim e que gozo me dá... continuo um “puto” quanto a colecções... às vezes sinto que sou um verdadeiro “dealer” dos cromos.
Para terminar, um cromo especial para os verdadeiros "cromos" deste blogue : Os Cinco