quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Um caminho nunca é longo demais quando um amigo nos acompanha

Não sei se é feitio ou defeito mas não consigo deixar de ser assim.
Não gosto de ver triste quem gosto e muito menos vê-la chorar.
Eu sei que chorar faz bem, alivia a angústia e liberta a tensão.
Mas custa ver quem gostamos assim... Não vou falar em nomes e muito menos em “porquês” de tudo isto porque a pessoa em questão quando ler este post vai perceber que a mensagem é-lhe dirigida e tb porque acho que não o devo fazer por respeito a essa pessoa.

Denominámos este Blog como o “Blog dos Cinco”. Sim, somos cinco, como poderíamos ser 6 ou 7, ou uma imensidão de gente. Mas o que realmente nos identifica e penso não falar só por mim, é uma amizade sincera que nos une e o respeito que temos uns pelos outros.

Neste momento um de nós passa por momentos menos bons... sim, a vida por vezes faz-nos descer à terra e mostrar que nem sempre a vida é sorrisos, alegria e “vida”...
Existem momentos menos bons, que nos angustiam, que nos fazem perguntar o porquê de determinadas coisas, a razão de tudo o que nos acontece de menos bom e com aqueles que nos são especiais.

A mensagem que quero passar para essa pessoa nossa AMIGA, essa pessoa ESPECIAL, é que por mais que penses que possas estar sozinha , não estás... estamos aqui do teu lado, para lutar a teu lado, para te dar força, para fazer acreditar que tudo é possível e que existe sempre a esperança de que tudo vai correr bem.
Se em algum momento achares que estás a perder a força, vem buscá-la a nós que de certeza encontrarás aqui muita para te reconfortar e nunca deixar ir abaixo.
O teu sorriso é demasiado valioso e bonito para se perder e é com esse sorriso que tudo vamos combater e desbravar caminho.

Gosto muito de ti... Gostamos muito de ti...
Nunca te esqueças disso...

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Fraga da Pena

"À freguesia da Benfeita pertence a bela cascata conhecida por Fraga da Pena, local paradisíaco onde a água se despenha em cascata de uma altura de mais de setenta metros.

A Fraga da Pena está localizada na Mata da Margaraça e está inserida em plena Área Protegida da Serra do Açor, um espaço privilegiado de encontro com a natureza.

A serra do Açor é domínio do xisto cujas dobras e fracturas originam um tipo de relevo característico, vigoroso mas de contornos arredondados, pautado por vales com grandes quedas de nível, linhas de água encaixadas e onde por vezes se encontram curiosos acidentes geológicos como é o caso do interessante conjunto de quedas de água da Fraga da Pena.

Este é um local ideal para se passar umas horas agradáveis, sozinho ou em boa companhia, para ler um bom livro, buscar inspiração poética ou, simplesmente, fazer um piquenique e refrescar-se nas frescas águas cristalinas." - http://benfeita.planetaclix.pt/fraga.htm


Já tive a oportunidade de visitar este local pelo menos umas 3 vezes.

O facto de a minha família ser da região Centro (Beiras), ajudou imenso em conhecer locais como este.

Muitas vezes desconhecemos que no nosso País existem locais assim: Serra, Floresta, Ar Puro, Paisagem e Cascatas...


Regresso de Férias


Pois é...
Estive a fazer um estudo aprofundado, mesmo profundo, daqueles mesmo bem fundos, e aqui vão as frases mais usadas nesta altura:
“Souberam a pouco...”
“Foram curtas...”
“Precisava de mais 2 semanas para recuperar...”
“Nem dei pelo tempo passar...”
“Grrrrrrrrrr...”
“Tou com uma vontadinha de trabalhar que até doi...”

Pois bem, estas frases pertencem à família de frases denominadas por “Regresso de Férias”.
Depois de umas férias “refrescantes” o regresso ao trabalho é sempre uma sensação de loucura, mas ao contrário...

O primeiro impacto é a viagem para o trabalho.... Que saudades das buzinadelas, daqueles sinais que se fazem com os dedos quando o “animal” da frente não anda, do cheirinho bom a tubo de escape e a borracha, das portagens, dos parquímetros... só com isto é já meio caminho andado para meter mais 3 semanas de férias....hum, talvez 4!!!

A chegada ao emprego... em tudo semelhante ao primeiro dia de trabalho!!
Tudo nos parece estranho... as password’s de acesso quase esquecidas e quando começamos a digitar as mesmas, palavras como “Praia”, “Bejeca”, “Chapéu de Sol”, “Mar”, “Triquini” inundam o nosso pensamento mas nenhuma resulta como password.

Depois existe sempre aquele azar de que exactamente na semana em que regressamos vemos um sol ainda mais radioso e as temperaturas teimam agora em subir!!! Parecem as taxas de Juro... :-)

Por norma a noite anterior é sempre mal dormida. Já estamos a viver na ansiedade do que vamos encontrar e principalmente porque aquele objecto a que os humanos deram o nome de despertador vai dar aquela música irritante que nos relembra que “ A BOA VIDINHA JÁ ERA...TÁ A LEVANTAR!!!”

O regresso ao trabalho tb podia ser alvo de um estudo muito profundo porque normalmente nesta altura acontece algo muito parecido com o dia em que deixamos de curtir a vida: A separação entre o corpo e a mente.
Dizem que quando “partimos” daqui, esta "bolêta" chamada Terra, o corpo fica dentro do “Sobretudo de Madeira” e a mente vai para o céu....quer dizer, eu espero que a minha vá para sitios bem mais alegres e divertidos... No regresso a férias dá-se algo parecido, o corpo vai trabalhar mas a mente durante ainda algumas semanas fica de férias. O corpo permanece ali, naquele santuário que é a nossa secretária de trabalho (agora inundada e fortificada por torres de papeis e recados amarelos colados nos mais diversos sítios...) mas a mente continua em locais paradisíacos, rodeada de coisas bonitas, calmas e refrescantes.

Enfim, em vez das frases que ouvimos diariamente nas férias : “Olha o Gelado?”, “Booolinhosssss..... Olha a bola com creme e a língua da sogra”, isto sim, verdadeira música para os nossos ouvidos (comer a bela da bola com creme na praia é a loucura máxima....), voltamos a ouvir “Isso já está pronto?”, ou “O Hildegardo diz que a Impressora não tira fotocópias...” ou o “trim, trim” de uma coisa maravilhosa que se chama telefone, onde do outro lado do oscultador estão normalmente “seres de outros mundos” que teimam em tornar o nosso regresso de férias ainda mais fantástico!!!

Enfim , o que vale é que já só falta menos 1 dia de trabalho para voltarmos a estar de férias... Yuuupiiii!!!

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Autismo


Faz nesta altura mais ou menos 1 ano que recebo directamente do Hospital Pediátrico de Coimbra um relatório em que no diagnóstico dizia: Perturbação do Espectro do Autismo...
Os 6 meses anteriores tinham sido preenchidos com exames de todas as formas e feitios e algumas consultas com a equipa de Psicólogos e Médicos do Hospital Pediátrico de Coimbra onde supostamente estão os melhores especialistas nesta área.

Se foi um choque este diagnóstico? Sim, apesar de nesses mesmos 6 meses o cenário mais provável era o pequeno “Peninha Jr.” ter algo muito próximo do autismo!!!
Foi um choque para todos aqueles que conviviam de perto com ele.
A frase “Mais cedo ou mais tarde acaba por falar...” foi uma constante pelo que esta notícia foi uma realidade que nunca ninguém ousou colocar.
Não escondíamos alguma preocupação relativamente a algumas situações que se iam passando com o “Peninha Jr.”: Risos e movimentos não muito apropriados, resistência a mudanças de rotina, não se misturar com outra crianças, brincar com alguns objectos de uma forma bizarra e peculiar mas acima de tudo a total ausência da fala...
A única coisa que se percebia era “não quê”, em “criancês” significa “não quero”.
Sim, sentíamos falta de ouvir um PAI ou MÃE ou até mesmo uma birra normal de uma criança daquela idade.... As únicas birras que tinha eram resultado da total falta de comunicação entre ele e o mundo que girava em sua volta!!! Chegava a ser frustante, angustiante e doloroso algumas das situações.... não sabíamos como fazer ou como o ajudar!!!
Era triste por vezes ouvir expressões “Parece um atrasado mental...”... Hoje sabemos que eram os verdadeiros “atrasados mentais”.

Passou um ano e hoje é um verdadeiro tagarela... fruto da maravilhosa Educadora que tem e que não se assustou com o facto de ir herdar uma criança “especial” (sim eu sei, todas as crianças são especiais...), uma auxiliar que simplesmente o adora, as próprias crianças que à sua maneira foram descobrindo que estavam perante um amigo “diferente”, uma terapeuta da fala fantástica e super carinhosa e de todos aqueles que o rodeiam que desde o primeiro minuto e assim que souberam que o “Peninha Jr.” era “especial” passaram a perceber melhor o seu mundo e a ajudá-lo a entrar no “nosso” mundo.
O caminho a percorrer ainda é longo mas é bom ver que o sonho de o ver bem começa a realizar-se.
Existem dias melhores que outros, alguns dos sinais ainda lá estão, as birras por situações que por vezes são dificeis de compreender continuam lá, a dificuldade em aceitar mudanças está lá, os movimentos e as atitudes que por vezes faz tb o mostram mas passado 1 ano as diferenças são imensas e acredito que dentro de mais um ano ainda vai ser melhor.
É um caminho dificil, que requer paciência, compreensão, carinho, afecto e principalmente amor.
Às vezes não é fácil perceber onde começa e termina o AUTISMO e onde começa e acaba a birra dita normal... Devemos acalmá-lo, perceber e desviá-lo para o nosso mundo ou usar a técnica do “chinelo” para lhe mostrar que está errado. Não é fácil...

A coisa positiva nisto tudo é que o “Peninha Jr.” tem aquilo a que os Médicos chamam de “Autismo Bom”, se é que existe algo de bom nisto tudo, ou seja, não estamos a falar de um Autista Profundo. Já tive a oportunidade de conhecer alguns casos e não é fácil, aliás, considero os Pais que vivem essas situações, sempre a lutar, como verdadeiros Super-Herois.
Não deve ser nada fácil viver com um filho que nem sequer nos olha nos olhos ou finge não os conhecer.
Sobre isto li à dias uma frase que registei: “Angústia não advém do facto de ter uma criança autista mas sim de pensarmos o que será dela quando os que a amam lhes faltar – como serão tratadas, como se irão sentir, qual será o seu futuro?”
Ainda por cima quando ainda são feitas novas investigações, novas pistas, algumas controversas, muitas generalizações mas poucas ou nenhumas certezas.
Existe uma frase que diz “Os sonhos só não se realizam devido à inércia de quem os sonha”
O meu sonho é ver o “Peninha Jr.” bem e por isso tudo farei para que um dia possa olhar para trás e ver mais um obstáculo que ultrapassámos e que fez com que nos tornássemos mais fortes.
Mas para isso preciso que vocês tb continuem por aí porque sem vocês os Quatro e
todos aqueles que fazem parte do meu mundo tudo é mais dificil.
“Um caminho nunca é longo de mais quando um amigo nos acompanha”

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Boas Férias

Uma mulher acordou uma manhã, olhou no espelho e percebeu que tinha somente três fios de cabelo na cabeça.

- Bom (disse ela), hoje vou fazer uma trança nos meus cabelos.

Assim ela fez e teve um dia maravilhoso.

No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e viu que tinha somente dois fios de cabelo na cabeça.

- Hummm (disse ela), hoje vou repartir meu cabelo no meio.


Assim ela fez e teve um dia magnífico.


No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que tinha apenas um fio de cabelo na cabeça.


- Bem (disse ela), hoje vou amarrar o meu cabelo como um rabo-de-cavalo.


Assim ela fez e teve um dia divertido.


No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que não havia um único fio de cabelo na cabeça.


- YEESSSSSS.... hoje não tenho que pentear meu cabelo!


Tudo é uma questão de atitude...


Nestas férias, sintam novas emoções e fujam às rotinas...


Boas férias para todos!!

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Rimar, rimar, não rima!

Mas... É verdade!




Hoje nasceu uma ervilha
Uma entre tantas ervilhas
Esta notou-se diferente
Por ter nascido comprida

Redondas são as ervilhas
Redondas como o luar
Esta era grande e sincera
Pois que ervilha, não era!

Verde limão fluorescente
De si, emanava esta luz
Luzia, luzia, contente
A olhos vistos, só para nós

Encantados ficámos todos
Com a sua transformação
Pois que de ervilha limão
Passou a ser sol de verão

Afinal compreendemos
Que a ervilhinha luzidia
Tinha tanta esperança na vida
Que no céu queria morar

Assim, nasceu uma estrela
Uma estrela cor de esmeralda
Verde com luz de luar
Peninha! Todos lhe vamos chamar.

Brilha, brilhando
No vasto firmamento
Brilha, Peninha brilha!
Serás sempre o nosso alento

Alento em todos os sentidos
De ânimo, coragem
Entusiasmo e inspiração
Gostamos muito de ti,

do fundo do CORAÇÃO

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

"Bébé" Beep-Beep


6 de Agosto... uma verdadeira bomba atingiu o planeta Terra. Não, não estou a falar da Bomba Atómica que foi lançada sobre a cidade de Hiroshima... Estou a falar do nascimento do Supersónico Beep-Beep, esta bem mais devastadora!!!
Dizem as crónicas que já em fraldas (ainda de pano... naquele tempo ainda não havia outras) era um verdadeiro bébé megasónico.
Era capaz de mandar a chupeta do 9º andar e ir apanhá-la com a boca na entrada do prédio!!! Muita pessoas já lhe chamavam o Obikwelu das Fraldas...

Aliás foi Medalha de Ouro nas Olímpíadas Pediátricas, nos 100 m gatinhanço e no lançamento do Biberon.

Mas não estou aqui para falar das suas aptidões fisico-atléticas mas sim porque hoje é "bébé"... com a característica de que dá mais trabalho que um bébé normal!!! :-) Então quando está de birra ninguém o atura!!! lol

Em nome dos restantes colaboradores, Peninha, KatWoman, Elektra e Magali, queríamos lhe dar os Parabéns e desejar-lhe um dia muito feliz.

Parabéns! Mais um ano... Mais juízo... Mais responsabilidade... Mais... Bem... no teu caso simplesmente mais um ano!

Ah, a Magali pergunta se não há bolo... é que ela já comia qualquer coisita!!!


Beijinhos e Abraços

Os cinco... perdão... os Quatro!!!

Festival dos Oceanos

Este Domingo e visto que o tempo de manhã estava um pouco encoberto, lembrei-me dos vários outdoors que tinha visto sobre um evento denominado Festival dos Oceanos.
Aliás tinha passado sábado à tarde em frente à Cordoaria Nacional e reparado num cartaz que dizia "Exposição Submersus". É claro que a frase "entrada gratuita" foi também um chamariz mas como nunca tinha entrado na Cordoaria e como o tema era os oceanos, achei que podia ser interessante.

Foi por esta mesma exposição que comecei a minha aventura. A exposição "Submersus" é uma homenagem ao conhecidíssimo explorador dos Mares Jacques Cousteau. Logo à entrada somos convidados a ver um espectáculo de multimédia de 5 minutos bem como a visitar um conjunto de tesouros encontrados no fundo dos mares acompanhados de vários ecrãns multimédia que nos passam imagens desses mesmos locais.

Não é uma mega exposição bem pelo contrário mas é interessante e o ambiente criado é diferente (através do som e das cores) pois dá-nos a sensação que estamos nesse mesmo fundo do mar.
Em seguida segui para a Praça do Comércio onde existe uma outra exposição a cargo da National Geographic. Para quem gosta de fotografia e de natureza e mais especificamente do mundo animal é uma exposição a visitar.

Estes 2 eventos fazem parte de um conjunto de exposições e espectáculos que preenche a parte Ribeirinha de Lisboa, desde Belém até ao Parque das Nações. Ainda gostaria de ter ido a um espectáculo denominado "A Fantasia da Areia" que consistia na arte de contar uma história desenhando a mesma em areia, usando apenas os dedos, isto tudo acompanhado por luzes e música. Infelizmente já não deu.

Deixo-vos o link do site http://www.festivaldosoceanos.com/flashpage.html, festival que só termina no próximo fim de semana.

Para terminar, gostaria também de vos dar a conhecer o "nascimento" de um blogue que se chama "Dias de Tempestade". Eu sei que já existem milhões de blogues na blogosfera mas este é diferente ou não fosse ele património de uma criança, que assim partilha com todos vários assuntos com a sinceridade caracteristica destas idades. Tive o prazer de o ver nascer, de comentar os primeiros assuntos e deixem-me dizer que promete ser um blogue 5 estrelas.
Beijinhos grandes para a Tempestade e para o seu novo blogue.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Nova época

Colegas amigos e bloguistas do peito!

Com o início desta nova época em que temos o João da Madeira ao ataque e o Continente sabe Deus, tenho a comunicar-vos que ela chegou, ela arrasou, ... ela, ... ela, ... ela voltou, mais Melanciomaniac do que nunca, a Magali está de volta e o pessoal da turma (que somos nós) passou a fazer como os algarvios, guarda a comida na gaveta.

Deêm-lhe um caloroso aplauso de boas vindas.

Encham-lhe o espaço de mensagens.

Digam-lhe o quanto sentimos a sua falta e a falta dos seus comentários

Bjs e Abraços beepados.

P.S. Não há falta de texto. Nada se perdeu ou foi censurado.

Blogosfera


Ao criarmos este Blogue entrámos na Blogosfera.... Não é mais um planeta descoberto pela NASA mas sim a comunidade que engloba todos os Blogues.

Muitos descrevem o Blogue como um "Diário Virtual" onde algumas pessoas deixam expressas as suas emoções, sentimentos, as experiências diárias que resultam do seu dia-a-dia. O Blogue é mais do que isso. O Blogue é um local ordenado cronologicamente e frequentemente actualizado de opiniões, emoções, factos, imagens, notícias ou qualquer outro tipo de conteúdo que o autor ou autores queiram disponibilizar e assim poderem dar a conhecer novas formas de vida, novos ideais, eventos, opiniões, onde se pode difundir o mais diverso tipo de culturas.

Os blogues são a solução encontrada por quem gosta de escrever e não tem onde fazê-lo pois nem todos temos acesso a jormais, rádios ou televisão. Sendo a Net uma verdadeira aldeia global, o Blogue é mais um instrumento para espalhar e partilhar conhecimento com o mundo.

Outra razão da existência dos Blogues é a necessidade que sentimos de nos mantermos em contacto uns com os outros, tal como fazemos quando estamos juntos, ou seja, discutir sobre o mundo, a sociedade, o que nos preocupa ou aquilo que nos faz pensar. Por outro lado temos aquele fascínio próprio do Blogue: Quem são as pessoas que nos leêm? Até que ponto é bom partilharmos as nossas opiniões com pessoas que se escondem por detrás de "nicknames" ou que simplesmente se auto-titulam como "anónimos"?

Se o Blogue for utilizado para os fins que atrás referi então penso que todos temos a ganhar e aprender com aquilo que escrevemos e com os comentários que recebemos.

A partilha de conhecimento é meio caminhado andado para resolver o que está de mal e fortalecer o que existe de bom.