sexta-feira, 28 de dezembro de 2007
Adivinhem quem escreveu....
Antes que chegue o fim do ano e ...
Antes que chegue o fim do ano e a ...
Antes que chegue o fim do ano e a porta ...
Antes que chegue o fim do ano e a porta se ...
Antes que chegue o fim do ano e a porta se feche ...
Aqui fica um post da Magali!!
Beijocas e um Excelente Ano.
Pois é...
O tempo passa e nós nem damos por isso. Ainda o início do ano estava tão fresquinho na nossa memória e já estamos à porta de outro início de ano. Pensamos nós que amanhã fazemos isto e depois de amanhã acabamos aquilo e, quando começamos a ouvir os foguetes, damo-nos conta que afinal ficam para o ano todas as coisas que tinhamos pensado fazer e não conseguimos por “falta de tempo”.
Pois é...
O tempo é muito traiçoeiro. Passa por nós e nem avisa, de levezinho vai trazendo alegrias, tristezas, amarguras, felicidades e momentos mágicos inesquecíveis. Temos de estar atentos, dar valor e disfrutar de todos esses momentos.
Pois é...
O tempo que já passou, passou e agora preparamo-nos para o novo ano. Recarregamos energias na noite especial da passagem do ano, com a ajuda dos líquidos borbulhantes e dos amigos circundantes.
Pois é...
O tempo que virá trará concerteza coisas boas e coisas menos boas. Que o balanço seja positivo é a minha esperança.
Pois é...
Quero no ano de 2008
... continuar a fazer pela vida...
... continuar a viver a vida rodeada de bons amigos ...
... continuar a ver nascer o sol e apreciar a beleza pura da natureza...
... continuar a ver todo o azul da vida ...
... continuar, enfim ...
... a curtir a vida numa “boa onda”...
Feliz 2008
sexta-feira, 7 de dezembro de 2007
quarta-feira, 5 de dezembro de 2007
E se o Pai Natal fosse "Tuga"?
Bem o Pai Natal é associado à ideia de um homem já com uma certa idade, gorducho, de faces rosadas, com uma grande barba branca, que veste um fato vermelho e que conduz um trenó puxado por renas que conseguem voar mesmo não tendo asas... Segundo a lenda, na noite de Natal este simpático senhor visita todas as casas, desce pela chaminé e deixa presentes a todas as crianças que se comportaram bem durante todo o ano.
Faces rosadas? Também é possível... se o individuo fosse ali da Beiras em que logo pela manhã se “alimenta” com a bela da bagaceira com a sandes de presunto em vez do tradicional galão e torradinha.
Mas mesmo assim imagino uma outra vestimenta para o Pai Natal “Tuga”... Em vez da tradicional barba branca que a meu ver se suja muito, imagino o belo do bigodito preto farfalhudo, onde com algum jeitinho ainda existem restos da refeição do dia anterior.
Em vez do gorro a bela da boina ou então o belo do chapéu com a pala virada para trás a dizer “NBA” ou “Churrasqueira Franguito aos Saltos”. Também é possível ainda andar com um daqueles bonés que são oferecidos nas campanhas eleitorais.
A vestimenta... um sonho para qualquer Pai Natal “tuga”... Fato de treino da Adidas, azul “Tsunami”, daqueles antigos com as listas de lado , aberto até meio, para se ver o belo do “tufo” capilar que alegremente foram criando no peito , em que as calças terminam com aquele fecho no fundo das mesmas, com o maravilhoso e estonteante sapatinho de domingo, bicudo à frente (daqueles que só se calçavam para ir à Missa ao Domingo) e engraxado para manter os sapatos num brinco.
Psssttt... não esquecer o palito no canto da boca... essencial para qualquer Pai Natal “Tuga” ter alguma credibilidade.
O veículo da Pai Natal? Um trenó com Renas? Esqueçam lá isso... Pai Natal “tuga” não andam nessas mariquices... Carroça antiga toda em madeira incluindo as rodas... já com uma das rodas maior que a outra!!! Toda ela “artilhada” com pequenos apetrechos, desde as belas das jantes (algumas de liga leve... por isso mais faceis de roubar) penduradas em volta da mesma, alguns galhardetes de clubes lá da terra e de ranchos folclóricos e um garrafão de 5 litros com qualquer coisa que tenha álcool não vá o “animal” ter sede. Quanto ao “motor” da carroça, bem, pode variar entre um elegante exemplar de Burro “Ford de Orelhas” ali da Lourinhã ou então um motor mais potente, tipo uma junta de bois constituída por dois possantes animais de raça mirandesa!!!!
Estes animais são os ideais porque possuem uns valentes chifres e assim podem ser decorados com uma fitas, bolas e luzes alusivas à época, dando assim mais alegria a esta época festiva.
O Pai Natal “Tuga” só vai é ter um problema... é que o trenó com as Renas voa (isto é algo que ainda me tem que explicar...imaginem uma Rena a voar!!! Se os pombos e as gaivotas já é o que é, “bombardeamentos” em cima dos nossos carros e cabeças, imaginem uma Rena... ) e o “TugaMóvel” não...
Ou seja, sempre que o desgraçado parar em frente de uma casa para distribuição das prendas, ou vai ver a carroça bloqueada pela EMEL ou onde estavam as rodas de madeira vão estar dois tijolos...
Por isso mesmo deixo aqui um pedido Natalício... deixem o Pai Natal “Tuga” em Paz!!!
Ah, e já agora... ele só distribui prendas até às 9/9 e meia... é que depois tem que se ir juntar com os compadres deles para comer a bela da alheira e da posta de Bacalhau!!!
terça-feira, 20 de novembro de 2007
Faz hoje 3 anos...
Após ter estado 7 anos a trabalhar no mesmo sitio, onde conheci inúmeras pessoas, onde aprendi o que se deve fazer e não fazer no mundo do trabalho, aprender a distinguir um bom amigo do amigo da palmadinha das costas, entre outras coisas, surge sempre a dúvida como vai ser o novo desafio...
Os primeiros tempos são sempre de estudo e de “oscultação” do terreno (sempre gostei desta expressão e se calhar porque os nossos pais desejam sempre que um dia sejamos médicos... tiveram azar!!!), conhecer as pessoas que nos rodeiam, o ambiente onde estamos inserido e mostrarmos que somos a pessoa que procuravam... (ok! não tiveram oportunidade de escolha e levaram comigo!!!).
Olhando agora para estes 3 anos, que tiveram um período de interregno de 6 meses, posso afirmar que a nível profissional e pessoal, foram dos melhores que tive nos últimos 10/11 anos de vida profissional.
O ambiente espectacular (sim, existem dias menos bons mas isso acontece em todo lado) mas se temos que “levar nas orelhas” quando por vezes falhamos tb é certo que ouvir um obrigado por algo bem feito sabe muito bem ouvir e acreditem que isso já não se usa em muitos sítios por onde passei, onde a procura do erro, da falha, do momento em que nos podiam “entalar” era o principal objectivo, passando por cima daquilo a que se chama “trabalho de equipa”, “camaradagem”, “amizade”, ou melhor, passando por cima de tudo e de todos com o objectivo de atingir notariedade...
Aqui encontrei algo diferente... bem mais do que apenas colegas de trabalho, bem mais do que apenas um local de trabalho, bem mais do que “rôbos” que só veêm trabalho à frente....
Este blog é denominado o Blog dos Cinco e são esses cinco que fizeram com que estes 3 anos fossem diferentes, fossem 3 anos que não quero nunca esquecer mas sim aproveitar todos os dias que posso partilhar com pessoas que gosto, todas diferentes, mas todas com qualidades nas quais me revejo e com os quais aprendi e aprendo muito.
É normal que tb tenha tido alguma “culpa” nisso e possa com a minha maneira de ser (com defeitos também... ) cativar um pouco mais as pessoas mas só sou assim porque vocês me “obrigam” a ser assim, a ser a pessoa que gosto de ser e que sempre fui!!!
É claro que para além deste cinco podia enunciar mais 2/3/4 pessoas que fazem parte deste universo de pessoas das quais me orgulho de ter conhecido e de certa forma fazer parte da vida delas...
Quanto ao futuro... bem, prefiro viver um dia após o outro e logo se vê... mas aqui ou noutro lado qualquer, o Peninha (á noite é Morcego Vermelho...) estará sempre por perto pronto para o quer der e vier, principalmente para aparecer sempre quando for preciso de algo muito especial para vos melhorar o dia.... :-)
Obrigado por estes 3 anos... Obrigado por Existirem!!!
segunda-feira, 5 de novembro de 2007
Com 3 letrinhas apenas
a palavra mais linda que o mundo tem.
Com 3 letrinhas apenas se escreve tudo hoje em dia. Não vivemos sem os SMS ou, melhor ainda, os MMS. Claro que não podiamos deixar de mandar os BJS e ainda, por somos educados, um grande OBG.
O PC está condenado quando a RAM não chega. Aí é que estamos tramados, desde a DLL, ao EXE que não foi executado e ao DOC "readme" que deviamos ler e nunca lemos. Está tudo contra nós. Só nos apetece gritar, Oh Mãaaeee!
WWW é a nossa casa, está tudo virado de pernas para o ar, desde que as 3 letrinhas se juntaram na WEB. Os amigos estão todos no HI5, o MP3 comanda a vida e sempre que um homem LOL o mundo pula e avança como a NET colorida nas mãos de uma criança. Desculpa Zeca.
Desgraçados daqueles que não tenham NIF, que percam o PIN ou o PUK (que deve ser o namorado da PUKA). Ficamos à beira de um colapso se o retorno do IRS não vem parar ao nosso NIB. As férias são os JPG que conseguirmos tirar, e que depois se amontoam para ninguém ver - nem nós próprios.
O nosso cérebro qualquer dia só processa pequenos conjuntos de letras de cada vez. O nosso DNA é, em grande parte o responsável por tudo isto, ou não fosse o genoma humano composto por cerca de três bilhões letras químicas compostas por A, T, C e G's. Ohh Maaãeee vem ver o DNA que me deste!
Li algures que se o genoma fosse lido ao ritmo de uma palavra por segundo, durante oito horas por dia e em todos os dias da semana, seria preciso um século para acabar esse romance.O genoma humano tem o tamanho de 800 Bíblias, mas, reparem bem, digitalizado, cabia num simples DVD !!!
Tudo se resume à simplicidade das 3 letrinhas onde, ainda assim, a meu ver, a singela palavra usada para identificar a nossa progenitora é mesmo a mais linda que o mundo tem. Mãe há só uma, eu tive duas, não me sobra nenhuma :´(
KAT
sexta-feira, 2 de novembro de 2007
Obrigada Amigos!!!!
Tão bom poder falar de amizade verdadeira!
Felizes os q conhecemos um verdadeiro amigo!
Pela presença constante em minha vida
Pelo gosto que tens em estar comigo
Pela forma desinteressada com que me chamas amigo!
Amigo obrigado,
Pela forma sincera como me abordaste,
Pela doçura das palavras com que me confortaste,
Pela forma insistente com que te preocupaste,
Amigo obrigado!
Pelos passeios pela avenida, pelos cafés e três dedos de conversa,
Pela assiduidade no meu caminho,
Pela forma como me tentas guiar,
Por todos os momentos longe de tudo e de todos.
Amigo obrigado!
Pelo abraço, pelo sorriso, pelo carinho…
Obrigado amigo…"
sexta-feira, 26 de outubro de 2007
Será Chuva? Será Gente? Gente não é certamente... é o Beep-Beep!
do foguetão ao T.G.V.
passando pelo Beep-Beep
tão rápido que nem se vê...
Vislumbra-se um tufão no horizonte
mas é o Bee-Beep que vem aí,
de fato, calções ou em pijama,
com a bela da sapatilha TDi...
Inimigo dos elevadores,
escadas rolantes e afins
gosta de correr que nem um louco
parece que vai de patins!!!
10000 metros com um pé às costas
maratona ao pé cochinho
triatlo faz de costas,
e ainda dança um corridinho!!
Ufff... que canseira
corre tanto que nem um louco
recebe pedido de ajuda
"Um momento, aguente um pouco!"
Ainda a pessoa está a desligar
já saiu disparado
quando ela pousa o telefone
ele já lá está ao lado...
Luky Luke era mais rápido
que a sombra e mais alguém
mas Beep-Beep é rapidíssimo
pois nem sombra ele tem!!!
desporto para emagrecer?
dietas de passar fominha?
Basta um dia a seu lado,
que a gordura vai todinha!!
sopra, leve, levemente
como quem chama por mim
vento não é certamente
só o beep-beep faz vento assim...
Fui ver... já não o vi!!!
é tão rápido ele assim?
Mal se ouve , mal se sente...
que nem o vi passar por mim.
quinta-feira, 18 de outubro de 2007
Magali e a Roda dos Alimentos
falamos dela dentro de momentos
principalmente da sua devoção
pela roda dos alimentos.
Pela manhã bem cedinho
e porque a barriga não tem nada
vai uma canequita de leite
e a estonteante torrada
mas o buraco na barriga
é do tamanho de um camião
já que a torradeira está ligada
coloca-se lá mais um pão!
Com a barriguita reforçada
sempre aguenta mais um bocado
mas se não come mais um pouco
é certo que vai cair pró lado
Chegando ao trabalho bem cedinho
prontinha pra laborar
a barriga já dá horas
está na hora de petiscar!!!
Um ou dois iogurtes
eis a grande questão...
acompanhadas de bolinho?
Ou já marcha mais um pão?
Cafezucho pra terminar
que é hora de trabalhar
pelo meio vai meditar
o que vai almoçar!!!
o pequeno almoço foi bom
mas ainda impera o soninho
se calhar para acordar
vai o belo do cházinho
Ora se há o belo do cházinho
só água vai enferrujar
se calhar para saber melhor
umas bolachitas pra acompanhar
está quase na hora de almoço
e o estômago a resmungar
carninha ou peixinho?
eis a dúvida pra desvendar!!!
Ao almoço é a loucura
ninguém a tira da mesa
mas o melhor está pra vir
é a bela da sobremesa!!!
só de escrever isto tudo
já me sinto um pouco cheio
mas se pensam que ela está...
Naaaa...ainda tem a fome a meio!!!
ao lanche já desespera
e ao farnel vai dar uma vista
começa pelos pessegos,
ou marcha já a sandes mista???
É pêssego, maça e pêra
bolacha com ou sem chocolatinho
o iogurte é o que houver,
vai desde Mimosa a Danoninho...
sobre o jantar já não falo
pois já me sinto a abarrotar
mas imagino a loucura que é
a Magali a devorar!!!!
Trabalhar em informática?
Acho que ela não merecia
Bom sitio pra ela estar,
era numa bela mercearia!!!
Mas uma mercearia tb não dá
é um local apertado
com este apetite brutal
era melhor um hipermercado.
O que vale é que trás sempre
farnel em grandes proporções
porque os que andam à sua roda
tb são uns verdadeiros "lambões"!!!
terça-feira, 16 de outubro de 2007
.... miauuuuu!!!!!!!!
segunda-feira, 8 de outubro de 2007
Há momentos alguém me dizia, que necessitava de um pouco de Paz, de ter momentos Zen, encontrar o seu Oum e sentir o seu Oum. A verdade é que:
Todos nós ansiamos por Paz,
Procuramos ter Paz,
Questionamo-nos o que é a Paz.
Mas se pensarmos um pouco nas palavras de Gandhi;
"Não existe um caminho para a paz; a paz é o caminho."
Talvez não necessitássemos de estar sempre tão desesperados, no querer e no procurar.
Hospital Psiquiátrico
Teste da Banheira
Durante a visita a um hospital Psiquiátrico, um dos visitantes perguntou ao director: “ Qual é o critério pelo qual vocês decidem quem precisa de ser hospitalizado aqui’?”
- Nós, respondeu o Director, enchemos uma banheira com água e oferecemos ao doente uma colher, um copo e um balde e, pedimos que a esvazie. De acordo com a forma que ele decida realizar a missão, nós decidimos se o hospitalizamos ou não.
- Ahh! Entendi, disse o visitante, uma pessoa normal usaria o balde, é bem maior que o copo e a colher.
Não!, repondeu o Director, uma pessoa normal tiraria a tampa do ralo. O que é que o senhor prefere? Quarto particular ou Enfermaria?
A todos que escolheram o Balde, nunca se esqueçam que a vida tem muitas opções.
terça-feira, 2 de outubro de 2007
Alma-gémea
Não deixa de ser engraçado verificar que, como tudo o resto na vida, mesmo os gestos mais simples e banais têm uma explicação. E esta história da alma permite-nos perceber o dia-a-dia de outras maneiras.
Quem leu o Alquimista e outros que tais , sabe a história da formação das Almas. Primeiro só existia uma, que se dividiu e deu origem a outra e assim por diante até existir uma infinidade de Almas.
Assim, a cada Alma corresponde uma Alma-gémea que vive num qualquer corpo, numa qualquer pessoa, cabendo a cada um de nós encontrar essa pessoa e essa Alma que nos completa.
Por isso, na próxima vez no metro ou no autocarro, ao balcão de um bar ou na fila do supermercado, se virem alguém que vos faça sentir aquele aperto no estômago e o sangue quente nas veias, as ideias a fugirem e a garganta a ficar seca, não se atrapalhem...Cheguem-se ao pé da pessoa e bocejem discretamente, mas deixem a vossa Alma sair nem que seja só um bocadinho, por causa da boa-educação.
É que as Almas estão sempre à procura da sua metade, que pode estar aqui ou ali ou em qualquer lado; por isso, se a pessoa em questão for a tal, irá bocejar em resposta e deixar a sua Alma correr para a vossa.
E aí soltem as amarras...sejam felizes...
segunda-feira, 24 de setembro de 2007
Chegou o Outono... e então?
Andei aqui a matutar sobre o que iria escrever... verifiquei que não estava nos meus dias pois estava “despido” de ideias... Esta do despido de ideias foi bonito, não foi?
Depois pensei...ora aí está uma palavra que me inspirou...DESPIDO!!!
Ok, a esta hora essas vossas cabeças já imaginam mil e um temas “quentes” sobre esta palavra!!!
Nada disso, se bem que a mim tb me ocorreram temas bem giros e ousados. Mas não, lembrei-me da estação do ano em que as arvores ficam despidas... o Outono!!
Não é que já chegou?
Dizem (ouvi dizer...) que o Outono é uma estação bonita... pois, baixa a temperatura, início das chuvas, antecede o Inverno, realmente muito bonita esta estação!!! Brrrrrr....
Depois dizem que as folhas ficam amarelas... hummm, tudo o que tem cor e começa a ficar amarelo é porque a coisa não está bem, é sinal de doença...
No Outono as folhas começam a cair... Um quadro muito bonito, romântico, as folhas a cair e o sol ainda quente entre as nuvens!!! Pois, não são vocês que limpam as ruas cheias de folhas e depois começa a chover e fica tudo entupido... Bonito!!!
Depois, pensando bem...o que tem de bonito uma árvore sem folhas? Ok, é uma boa paisagem para um filme de terror...
É claro que tb tem coisas bonitas.... a noite chega mais cedo, arrefece e descobrem-se outros prazeres!!!Lá estão essas vossas cabeças a imaginar mais uns quantos temas mais ousados.
Estava a falar por exemplo de uma bela caneca de chocolate quente, numa esplanada a ver o pôr do sol!!! Diga, lá que não é bonito...até eu me arrepiei (só o lado esquerdo... todo em pele de galinha).
Eu é mais castanha assada e a bela da jeropiga ou água-pé, dependendo da região!!!
Para finalizar, muitos definem o Outono como a estação do colorido romântico (que belo momento literário este que vos proporcionei... quem é amiguinho?), da nostalgia da partida do Verão e do “adormecer” da Natureza... aliás, eu próprio zzzzz já zzzz estou zzz a ficar zzz nostálgico zzzz zzzz e adormecidooooo.....zzzzzz!!!!
domingo, 9 de setembro de 2007
quinta-feira, 30 de agosto de 2007
Um caminho nunca é longo demais quando um amigo nos acompanha
Não gosto de ver triste quem gosto e muito menos vê-la chorar.
Eu sei que chorar faz bem, alivia a angústia e liberta a tensão.
Mas custa ver quem gostamos assim... Não vou falar em nomes e muito menos em “porquês” de tudo isto porque a pessoa em questão quando ler este post vai perceber que a mensagem é-lhe dirigida e tb porque acho que não o devo fazer por respeito a essa pessoa.
Denominámos este Blog como o “Blog dos Cinco”. Sim, somos cinco, como poderíamos ser 6 ou 7, ou uma imensidão de gente. Mas o que realmente nos identifica e penso não falar só por mim, é uma amizade sincera que nos une e o respeito que temos uns pelos outros.
Neste momento um de nós passa por momentos menos bons... sim, a vida por vezes faz-nos descer à terra e mostrar que nem sempre a vida é sorrisos, alegria e “vida”...
Existem momentos menos bons, que nos angustiam, que nos fazem perguntar o porquê de determinadas coisas, a razão de tudo o que nos acontece de menos bom e com aqueles que nos são especiais.
A mensagem que quero passar para essa pessoa nossa AMIGA, essa pessoa ESPECIAL, é que por mais que penses que possas estar sozinha , não estás... estamos aqui do teu lado, para lutar a teu lado, para te dar força, para fazer acreditar que tudo é possível e que existe sempre a esperança de que tudo vai correr bem.
Nunca te esqueças disso...
terça-feira, 28 de agosto de 2007
Fraga da Pena
A Fraga da Pena está localizada na Mata da Margaraça e está inserida em plena Área Protegida da Serra do Açor, um espaço privilegiado de encontro com a natureza.
A serra do Açor é domínio do xisto cujas dobras e fracturas originam um tipo de relevo característico, vigoroso mas de contornos arredondados, pautado por vales com grandes quedas de nível, linhas de água encaixadas e onde por vezes se encontram curiosos acidentes geológicos como é o caso do interessante conjunto de quedas de água da Fraga da Pena.
Regresso de Férias
Estive a fazer um estudo aprofundado, mesmo profundo, daqueles mesmo bem fundos, e aqui vão as frases mais usadas nesta altura:
“Souberam a pouco...”
“Foram curtas...”
“Precisava de mais 2 semanas para recuperar...”
“Nem dei pelo tempo passar...”
“Grrrrrrrrrr...”
“Tou com uma vontadinha de trabalhar que até doi...”
Pois bem, estas frases pertencem à família de frases denominadas por “Regresso de Férias”.
Depois de umas férias “refrescantes” o regresso ao trabalho é sempre uma sensação de loucura, mas ao contrário...
O primeiro impacto é a viagem para o trabalho.... Que saudades das buzinadelas, daqueles sinais que se fazem com os dedos quando o “animal” da frente não anda, do cheirinho bom a tubo de escape e a borracha, das portagens, dos parquímetros... só com isto é já meio caminho andado para meter mais 3 semanas de férias....hum, talvez 4!!!
A chegada ao emprego... em tudo semelhante ao primeiro dia de trabalho!!
Tudo nos parece estranho... as password’s de acesso quase esquecidas e quando começamos a digitar as mesmas, palavras como “Praia”, “Bejeca”, “Chapéu de Sol”, “Mar”, “Triquini” inundam o nosso pensamento mas nenhuma resulta como password.
Depois existe sempre aquele azar de que exactamente na semana em que regressamos vemos um sol ainda mais radioso e as temperaturas teimam agora em subir!!! Parecem as taxas de Juro... :-)
Por norma a noite anterior é sempre mal dormida. Já estamos a viver na ansiedade do que vamos encontrar e principalmente porque aquele objecto a que os humanos deram o nome de despertador vai dar aquela música irritante que nos relembra que “ A BOA VIDINHA JÁ ERA...TÁ A LEVANTAR!!!”
O regresso ao trabalho tb podia ser alvo de um estudo muito profundo porque normalmente nesta altura acontece algo muito parecido com o dia em que deixamos de curtir a vida: A separação entre o corpo e a mente.
Enfim, em vez das frases que ouvimos diariamente nas férias : “Olha o Gelado?”, “Booolinhosssss..... Olha a bola com creme e a língua da sogra”, isto sim, verdadeira música para os nossos ouvidos (comer a bela da bola com creme na praia é a loucura máxima....), voltamos a ouvir “Isso já está pronto?”, ou “O Hildegardo diz que a Impressora não tira fotocópias...” ou o “trim, trim” de uma coisa maravilhosa que se chama telefone, onde do outro lado do oscultador estão normalmente “seres de outros mundos” que teimam em tornar o nosso regresso de férias ainda mais fantástico!!!
Enfim , o que vale é que já só falta menos 1 dia de trabalho para voltarmos a estar de férias... Yuuupiiii!!!
sexta-feira, 24 de agosto de 2007
Autismo
Se foi um choque este diagnóstico? Sim, apesar de nesses mesmos 6 meses o cenário mais provável era o pequeno “Peninha Jr.” ter algo muito próximo do autismo!!!
Foi um choque para todos aqueles que conviviam de perto com ele.
A frase “Mais cedo ou mais tarde acaba por falar...” foi uma constante pelo que esta notícia foi uma realidade que nunca ninguém ousou colocar.
A única coisa que se percebia era “não quê”, em “criancês” significa “não quero”.
Sim, sentíamos falta de ouvir um PAI ou MÃE ou até mesmo uma birra normal de uma criança daquela idade.... As únicas birras que tinha eram resultado da total falta de comunicação entre ele e o mundo que girava em sua volta!!! Chegava a ser frustante, angustiante e doloroso algumas das situações.... não sabíamos como fazer ou como o ajudar!!!
Passou um ano e hoje é um verdadeiro tagarela... fruto da maravilhosa Educadora que tem e que não se assustou com o facto de ir herdar uma criança “especial” (sim eu sei, todas as crianças são especiais...), uma auxiliar que simplesmente o adora, as próprias crianças que à sua maneira foram descobrindo que estavam perante um amigo “diferente”, uma terapeuta da fala fantástica e super carinhosa e de todos aqueles que o rodeiam que desde o primeiro minuto e assim que souberam que o “Peninha Jr.” era “especial” passaram a perceber melhor o seu mundo e a ajudá-lo a entrar no “nosso” mundo.
O caminho a percorrer ainda é longo mas é bom ver que o sonho de o ver bem começa a realizar-se.
Existem dias melhores que outros, alguns dos sinais ainda lá estão, as birras por situações que por vezes são dificeis de compreender continuam lá, a dificuldade em aceitar mudanças está lá, os movimentos e as atitudes que por vezes faz tb o mostram mas passado 1 ano as diferenças são imensas e acredito que dentro de mais um ano ainda vai ser melhor.
A coisa positiva nisto tudo é que o “Peninha Jr.” tem aquilo a que os Médicos chamam de “Autismo Bom”, se é que existe algo de bom nisto tudo, ou seja, não estamos a falar de um Autista Profundo. Já tive a oportunidade de conhecer alguns casos e não é fácil, aliás, considero os Pais que vivem essas situações, sempre a lutar, como verdadeiros Super-Herois.
Não deve ser nada fácil viver com um filho que nem sequer nos olha nos olhos ou finge não os conhecer.
Sobre isto li à dias uma frase que registei: “Angústia não advém do facto de ter uma criança autista mas sim de pensarmos o que será dela quando os que a amam lhes faltar – como serão tratadas, como se irão sentir, qual será o seu futuro?”
Ainda por cima quando ainda são feitas novas investigações, novas pistas, algumas controversas, muitas generalizações mas poucas ou nenhumas certezas.
O meu sonho é ver o “Peninha Jr.” bem e por isso tudo farei para que um dia possa olhar para trás e ver mais um obstáculo que ultrapassámos e que fez com que nos tornássemos mais fortes.
Mas para isso preciso que vocês tb continuem por aí porque sem vocês os Quatro e
todos aqueles que fazem parte do meu mundo tudo é mais dificil.
quarta-feira, 15 de agosto de 2007
Boas Férias
- Bom (disse ela), hoje vou fazer uma trança nos meus cabelos.
Assim ela fez e teve um dia maravilhoso.
No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e viu que tinha somente dois fios de cabelo na cabeça.
- Hummm (disse ela), hoje vou repartir meu cabelo no meio.
Assim ela fez e teve um dia magnífico.
No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que tinha apenas um fio de cabelo na cabeça.
- Bem (disse ela), hoje vou amarrar o meu cabelo como um rabo-de-cavalo.
Assim ela fez e teve um dia divertido.
No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que não havia um único fio de cabelo na cabeça.
- YEESSSSSS.... hoje não tenho que pentear meu cabelo!
Tudo é uma questão de atitude...
Nestas férias, sintam novas emoções e fujam às rotinas...
Boas férias para todos!!
quinta-feira, 9 de agosto de 2007
Rimar, rimar, não rima!
Hoje nasceu uma ervilha
Uma entre tantas ervilhas
Esta notou-se diferente
Por ter nascido comprida
Redondas são as ervilhas
Redondas como o luar
Esta era grande e sincera
Pois que ervilha, não era!
Verde limão fluorescente
De si, emanava esta luz
Luzia, luzia, contente
A olhos vistos, só para nós
Encantados ficámos todos
Com a sua transformação
Pois que de ervilha limão
Passou a ser sol de verão
Afinal compreendemos
Que a ervilhinha luzidia
Tinha tanta esperança na vida
Que no céu queria morar
Assim, nasceu uma estrela
Uma estrela cor de esmeralda
Verde com luz de luar
Peninha! Todos lhe vamos chamar.
Brilha, brilhando
No vasto firmamento
Brilha, Peninha brilha!
Serás sempre o nosso alento
Alento em todos os sentidos
De ânimo, coragem
Entusiasmo e inspiração
Gostamos muito de ti,
do fundo do CORAÇÃO
segunda-feira, 6 de agosto de 2007
"Bébé" Beep-Beep
Beijinhos e Abraços
Festival dos Oceanos
Não é uma mega exposição bem pelo contrário mas é interessante e o ambiente criado é diferente (através do som e das cores) pois dá-nos a sensação que estamos nesse mesmo fundo do mar.
quarta-feira, 1 de agosto de 2007
Nova época
Com o início desta nova época em que temos o João da Madeira ao ataque e o Continente sabe Deus, tenho a comunicar-vos que ela chegou, ela arrasou, ... ela, ... ela, ... ela voltou, mais Melanciomaniac do que nunca, a Magali está de volta e o pessoal da turma (que somos nós) passou a fazer como os algarvios, guarda a comida na gaveta.
Deêm-lhe um caloroso aplauso de boas vindas.
Encham-lhe o espaço de mensagens.
Digam-lhe o quanto sentimos a sua falta e a falta dos seus comentários
Bjs e Abraços beepados.
P.S. Não há falta de texto. Nada se perdeu ou foi censurado.
Blogosfera
Muitos descrevem o Blogue como um "Diário Virtual" onde algumas pessoas deixam expressas as suas emoções, sentimentos, as experiências diárias que resultam do seu dia-a-dia. O Blogue é mais do que isso. O Blogue é um local ordenado cronologicamente e frequentemente actualizado de opiniões, emoções, factos, imagens, notícias ou qualquer outro tipo de conteúdo que o autor ou autores queiram disponibilizar e assim poderem dar a conhecer novas formas de vida, novos ideais, eventos, opiniões, onde se pode difundir o mais diverso tipo de culturas.
Os blogues são a solução encontrada por quem gosta de escrever e não tem onde fazê-lo pois nem todos temos acesso a jormais, rádios ou televisão. Sendo a Net uma verdadeira aldeia global, o Blogue é mais um instrumento para espalhar e partilhar conhecimento com o mundo.
Se o Blogue for utilizado para os fins que atrás referi então penso que todos temos a ganhar e aprender com aquilo que escrevemos e com os comentários que recebemos.
A partilha de conhecimento é meio caminhado andado para resolver o que está de mal e fortalecer o que existe de bom.
domingo, 29 de julho de 2007
Reserva Natural Paul do Boquilobo
Tb gosto disso, acho importante conhecer novos mundos, alargar os nossos horizontes, aprendermos coisas diferentes e principalmente novas maneiras de ver o mundo. No entanto acho que antes de se conhecer algo deve-se primeiro conhecer o sítio onde vivemos e descobrir que afinal tb temos sítio especiais e diferentes. Este fim de semana andei pelo Ribatejo, aliás, região que frequento muito.
Apesar do calor que se fazia sentir (acreditem que por momentos pensei que era ali o "inferno" tal era a brasa... tendo como base o termómtero do carro perto dos 42/43 graus) fui dar uma volta por um sítio que já conhecia mas que pela beleza que tem vale sempre a pena visitar. O sítio que vos falo chama-se Reserva Natural Paul do Boquilobo. Não estamos a falar do Parque Natural Peneda-Gerês ou do Parque Natural da Serra da Estrela ou da Arrábida, que são Parques enormes mas de um local impressionante pela tranquilidade e pelo silêncio. Não vão encontrar uma variedade enorme de animais que existem em outros locais devido ao facto de este ser um local caractrerizado essencialmente pela existência de muitas espécies de aves se bem que é frequente encontrarem-se na área protegida manadas de cavalos que se alimentam nos prados ou simplesmente passeiam, o que torna o local ainda mais bonito, ou não estivéssemos nós perto da Golegâ, Capital do Cavalo, e onde se realiza uma das Feiras mais importantes do país, a Feira Nacional do Cavalo.
A Reserva é um sítio muito bonito, que nos mostra o que são as planícies Ribatejanas, onde existem inúmeros canais cuja vida depende do volume dos caudais dos Rios Tejo e Almonda. Alguns dos locais são bem refrescantes tendo em conta o dia de calor que esteve por aqueles lados.
sexta-feira, 27 de julho de 2007
A virgindade
Rat-a-too-ee
Foi-me então apresentada a spécialité niçoise – La Ratatouille.
Para que a possam apreciar de todas as formas, deixo aqui 2 propostas:
O Filme http://www.ratatouillemovie.net/
quinta-feira, 26 de julho de 2007
Para todos os AVÓS
Os filhos foram igualmente pequeninos
Ter um neto é ter uma riqueza,
De certeza será alegria constante
Neste dia especial para os avós,
quarta-feira, 25 de julho de 2007
"Tempestade" PIPA...
domingo, 22 de julho de 2007
Mercado Medieval em Óbidos
quinta-feira, 19 de julho de 2007
Um tributo...aos outros Quatro!
terça-feira, 17 de julho de 2007
Claustrofobia Global
... a saudade que eu já tinha da minha alegre casinha , lá,lá,lá ...
Então jovens que vem a ser isto!
É os cinco (que agora devem ser uns catorze ou dezoito com as mulheres, maridos e filhos!), é o MEC, é a geração dos "verdes" (que inicialmente eram verdes, agora é que são azuis!), é os berlindes e a macaca (os berlindes por questões de segurança saíram do mercado e a macaca por questões de defesa dos animais foi para o seu habitat natural), só cá falta a Heidi e o Marco, a história dos 3 porquinhos e as bombocas - por cima chocolate, por baixo bolachinha por dentro, coisa branca ... tão fofinha!
Estão cristalizados no passado ou o avanço tecnológico é demais para vocês?
Sim, concordo que a cena do spectrum era muito boa para a altura, mas agora, amigos!! Por favor, quem é que tem paciência para estar a ouvir os “titti ritiiti” da fita, ou anos à espera que a coisa arranque sem ter a certeza se arrancava mesmo? Ninguém!
Está bem, a elektra tem razão, eu gostava muito das cenas dessa altura mas gosto muito mais das de agora (é tudo muito mais! Mais rápido, mais evoluído, mais envolvente, mais interactivo, mais isto e mais aquilo...é por demais!)
Pois bem amigos, eu também tenho saudades de algumas coisas mas o que tenho mesmo, mesmo, mesmo mais saudades, é da RUA. Da nossa RUA.
Isso sim, a Rua era onde tudo acontecia. Onde brincávamos, onde amuávamos, onde namorar era uma coisa linda. O primeiro beijo!
O primeiro beijo tinha o encanto da inocência.
Não havia novelas para adolescentes a essas horas porque nós estávamos TODOS na RUA!!
Isso sim, era qualidade de vida. Para nós e para os nossos pais, porque chegávamos a casa, eles iam tratar da “janta” e nós, rua com eles. Quando tudo estava preparado chegavam à janela ou à varanda e, sem stress, nos chamavam para jantar. Os nossos pais conheciam os nossos amigos todos, mas conheciam mesmo! Agora mal se conhecem os pais quanto mais os filhos. Os pais encontram-se nas reuniões e na secretaria do colégio e se calham a falar entre eles, até os filhos trocam (Ah o seu filho é o lourinho ... tem óculos e é reguila .. arrgg, ah não é .. pois, pois ... já sei é o outro mais moreno...)
Hoje as crianças não têm direito a brincar na RUA. Nem os cães vão sozinhos à rua! Nem esses desgraçados animais têm direito à sua privacidade nas actividades mais intimas. Nem namoradas podem conhecer a não ser quando se cruzam na escada com a cadelita da vizinha do 3º Dt. (bem feiinha por sinal).
Pois é Amigos vamos reclamar o direito À RUA. Queremos a RUA de volta! Que tal avançar com um programa “Rua Segura” à semelhança do “Escola Segura”.
Rua, todos para a Rua.
Pelos menos já somos cinco.
Ser Criança!!!
Lembrei tanta coisa... chega a ser talvez um pouco nostálgico, mt embora sejam boas recordações...
Não sei até q ponto serão estas crianças de hoje muito mais inteligentes do q nós éramos na idade delas, qd ás vezes ouço comentários q eles hoje mexem num computador com uma facilidade espantosa... pois claro, mas é q no nosso tempo não haviam computadores, a não ser o Spectrum q o Peninha fez questão de lembrar... e q em nada é comparável ao q temos hoje em dia...
Nós tínhamos preocupação do tipo joelhos esfolados ou olhar para a janela e ver e ouvir os nossos pais a gritar q o jantar já estava na mesa e frio... Os de agora também têm preocupações... a Internet está a abarrotar de gente e está lenta, O jogo da PS1 não dá na PS2 e por sua vez tb não dá na PS3... sei lá.
A diferença está no Brincar!
O nosso sítio favorito para brincar??? Rua! No meio da estrada... e não éramos como já ouvi um dia alguém dizer, crianças suicidas, é q naquela altura podíamos faze-lo... e ficávamos lixados quando de hora a hora passava um carro e interrompia a nossa macaca, a nossa sirumba, o nosso mata...
Desenhávamos os nossos jogos ali, no alcatrão, íamos á procura daquelas pedrinhas de tijolo e lá mt de vez em quando havia um de nós q tinha conseguido “desviar” um pau de giz da sala de aula... era um luxo!
E as fogueiras nos santos populares??? Um trazia um chouriço, uns sumos Capri-Sonne, trazíamos os cacos velhos lá de casa e toca de improvisar a barraquinha da quermesse... os trocos sempre davam para uns cromos q faltavam na caderneta das imensas colecções q haviam...
E nessas noites podíamos ficar na rua até mais tarde, porque até os pais muitas vezes nos ajudavam a organizar estes eventos...
Lembro-me do cheiro da terra quando misturávamos água para fazer aqueles pratos maravilhosos, com trens de cozinha em miniatura, pratos q eram sempre devidamente enfeitados com uma folhinha verde... Não sei se eram boas ou não, o certo é deviam ser, pois a bonecada nunca se queixava...
Lembro-me de jogar ás escondidas e haver sempre um desgraçado q passava horas á nossa procura... nós q entretanto dávamos um saltinho a casa para comer uma sandocha ou depenicar no bolo q a mãe ou a avó tinham feito, ás escondidas tb, não fosse a mãe dizer q já chegava, q já tinha estado a tarde toda na rua...
E os berlindes, os abafadores, o olho-de-boi? O pião, os carrinhos de rolamentos...As fisgas, o jogar com caricas...
O alho... lá vai alho 1, lá vai alho 2 e ficávamos todos partidos, mas felizes!
Depois aqueles jogos de conquistas... o bate-pé (quantos arranjinhos, hã?), e o quarto escuro, q regra geral coincidia com a festa de anos de alguém e estava o quarto estrategicamente arranjado para evitar desastres...
Lembro-me de tanta coisa, principalmente de ser criança...
A estrada está lá, precisamente no mesmo sítio... vazia de putos e cheia de carros.
Mexer na terra? Q nojo, se cai alguma coisa ao chão, não voltamos a apanhar... qt mais deixar os nossos filhos chafurdar na terra...
Hoje, brincar na rua a menos de meio metro de um adulto é impensável.
Mas mesmo q pensemos ou recordemos tudo isto q escrevi, a verdade é q hoje existe uma preocupação necessária (infelizmente), o q nos impede de deixar os nossos filhos serem crianças simplesmente como nós fomos um dia.
Mas q tenho saudades, tenho... e muitas!
segunda-feira, 16 de julho de 2007
Saudades de um passado espectacular...
Que comparação poderão ter estas personagens com outras tipo: Tom Sawyer, O Bocas, As Misteriosas Cidades de Ouro, Conan – O Rapaz do Futuro e até o próprio D’Artacão? Nenhuma... Ninguém chega à loucura do Bocas, à irreverência do Tom Sawyer e do Huckleberry Finn, ás Aventuras de Conan, à expedição na procura das Misteriosas Cidaded de Ouro... Para mim Tom Sawyer era o máximo de todos... Personagem que melhor personifica o jovem que anda na escola mas que tudo faz para a evitar e partir em busca das mais hilariantes aventuras... aquele sorriso valia por mil palavras!!!
Podemos também falar de jogos... Temos Nintendos, PSP, PS1, 2 e 3... Jogos fantáticos, milhões de cores e personagens, imagens quase reais, sensações imensas a jogar, muitas fantasia... Sim temos isso tudo e basta só pegar num CD, colocar na consola e aí estamos nós a jogar!!! É bom... mas, quem não se lembra do Sinclair ZX Spectrum 48k??? Quem não se lembra da pura “adrenalina” que era pegar na cassete “pirata”, colocar no gravador a pilhas e carregar um jogo? Desejar que o jogo chegasse ao fim sem dar erro ao mesmo tempo que com uma pequena chave de fendas se ia afinando aquele incrível barulho da cassete a processar (tititi...tititi...tititi...) de modo a que tudo corresse bem... Que saudades do Chuckie Egg, Frankstein, Jet Pac, Saboteur I, Scuba Dive, Match Day, Rambo, etc… isso sim é que era a loucura a preto e branco!!! Sabem lá o que era jogos à maneira!!!
Que saudades eu tenho desse tempo...
domingo, 15 de julho de 2007
Geração Verde
sexta-feira, 13 de julho de 2007
Sexta Feira 13 - A Saga Continua...
Sexta Feira 13
Na mitologia nórdica encontramos uma lenda sobre isso.
Essa lenda é semelhante, ao episódio da Ultima Ceia de Cristo.
Segundo alguns relatos (já neste tempo havia relatos, relembro com alguma saudade o derby F.C. Pilatos vs J.C. United), participaram dessa ceia sagrada os doze apóstolos e Cristo, num total de 13 pessoas. Também aí o final foi infeliz: a crucificação e morte de Cristo, numa sexta-feira... isto normalmente acontece a quem sai sem pagar a conta!!! E mais. Na antiga numeração hebraica, os números eram representados por letras. A letra que indicava a quantidade treze era a mesma usada para a palavra morte...realmente naquele tempo como não havia televisão inventavam com cada cena!