quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Zzzzz!!! Zzzzzz!!!


Tenho uma filha que neste momento está num infantário da Santa Casa da Misericórdia e regra geral estou bastante satisfeito com o que se passa lá dentro, não porque tenha todas as condições ideais, até tem algumas carências, mas porque é feliz enquanto lá está e porque no caso dela, quer a Educadora quer as duas auxiliares (são 2 porque na sala dela existe um menino que necessita de cuidados especiais...), são fantásticas e carinho é o que não falta, que é o mais importante no meio disto tudo.

No entanto a Segurança Social e a Santa Casa resolveu impor o abandono da sesta a partir dos 3 !!! anos de idade, ou seja, não podem dormir a seguir ao almoço. Para eles, 3 anos já não é idade de creche mas sim Jardim de Infância ou mesmo Pré-escola e assim não faz sentido terem que dormir como os bébés... Sim, aos 3 anos já são uns matulões!!!

Pior, se as creches forem alvo de visitas "surpresas" dos fiscais do "João Pestana" e houver crianças a dormir nas salas, a creche pode sofrer graves consequência bem como as educadoras, que até têm coração e são na maior parte das vezes a pessoa que mais tempo dedica aos nossos filhos, porque tiveram a "ousadia" de colocar uma criança a dormir que tinha sono... ai, ai, o tau-tau grande no tu-tu da Educadora!! Má! Isto é crime grave... podemos roubar (como fazem aqueles senhores que estão sentados naquele edificio a que chamam parlamento...), podemos matar, desviar, sei lá mais o quê, mas grave, grave é pôr uma criança a dormir...

Mais um ano e já estou a ver a nova regra: A partir dos 5 anos, as crianças já tem que ir dar o nome para a tropa e quem sabe terem que fazer a recruta militar aos 6.

Sou eu que não percebo nada disto ou na minha opinião uma criança que tem 3,4 ou até 5 anos deve dormir se tiver necessidade disso? Faz mal dormir??

É óbvio que tenho noção que nem todas as crianças dormem a sesta e por isso mesmo o período da sesta deve ser uma escolha e não uma obrigação e que as instituições devem ter uma sala de repouso e outra alternativa à sesta, para aqueles que querem brincar. A sesta deve ser uma opção e não alvo de obrigação ou pior ainda de proibição.

É óbvio que isto vai levantar sempre a questão de: Se dorme na creche depois á noite deita-se tarde ou o contrário, se não dorme a sesta depois ao fim da tarde, que é a hora em que deviam estar disponíveis para estar com os pais, adormecem... mas isto não é uma regra certa pois quem tem filhos sabe que às vezes até funciona ao contrário mas isto depende de criança para criança.

O que me choca nisto tudo é a PROIBIÇÃO de dormir... segundo alguns especialistas (que também tem o dom de cada um ter a sua teoria....), dormir a sesta é uma necessidade fisiológica e que “não deixar dormir uma criança que precisa é quase tortura”.

Atenção que esta regra não é regra apenas das creches / jardins de infância da Santa Casa, é algo que também é feito pelas mais diversas instituições sejam privadas ou não.

Enfim, tanta coisa para se debater como as condições dessas mesmas creches, o poder ter cada mais acesso a melhores condições, que os pais tenham mais tempo para estar com os filhos, melhores escolas, mais apoios mas não... vamos sim impedir que as crianças possam dormir, crescer e serem felizes... isso é que é chato!!

...nix, cá para mim os nossos governantes ou cabeças pensadoras é que deviam ser impedidos de se deitarem pois andam todos a dormir!!!


Nenhum comentário: