domingo, 31 de outubro de 2010

Halloween

Desenho by Peninha & Pedro

Peninha: Morcegos , árvore e campa...
Pedro: Casa, lua e nuvens...

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Zzzzz!!! Zzzzzz!!!


Tenho uma filha que neste momento está num infantário da Santa Casa da Misericórdia e regra geral estou bastante satisfeito com o que se passa lá dentro, não porque tenha todas as condições ideais, até tem algumas carências, mas porque é feliz enquanto lá está e porque no caso dela, quer a Educadora quer as duas auxiliares (são 2 porque na sala dela existe um menino que necessita de cuidados especiais...), são fantásticas e carinho é o que não falta, que é o mais importante no meio disto tudo.

No entanto a Segurança Social e a Santa Casa resolveu impor o abandono da sesta a partir dos 3 !!! anos de idade, ou seja, não podem dormir a seguir ao almoço. Para eles, 3 anos já não é idade de creche mas sim Jardim de Infância ou mesmo Pré-escola e assim não faz sentido terem que dormir como os bébés... Sim, aos 3 anos já são uns matulões!!!

Pior, se as creches forem alvo de visitas "surpresas" dos fiscais do "João Pestana" e houver crianças a dormir nas salas, a creche pode sofrer graves consequência bem como as educadoras, que até têm coração e são na maior parte das vezes a pessoa que mais tempo dedica aos nossos filhos, porque tiveram a "ousadia" de colocar uma criança a dormir que tinha sono... ai, ai, o tau-tau grande no tu-tu da Educadora!! Má! Isto é crime grave... podemos roubar (como fazem aqueles senhores que estão sentados naquele edificio a que chamam parlamento...), podemos matar, desviar, sei lá mais o quê, mas grave, grave é pôr uma criança a dormir...

Mais um ano e já estou a ver a nova regra: A partir dos 5 anos, as crianças já tem que ir dar o nome para a tropa e quem sabe terem que fazer a recruta militar aos 6.

Sou eu que não percebo nada disto ou na minha opinião uma criança que tem 3,4 ou até 5 anos deve dormir se tiver necessidade disso? Faz mal dormir??

É óbvio que tenho noção que nem todas as crianças dormem a sesta e por isso mesmo o período da sesta deve ser uma escolha e não uma obrigação e que as instituições devem ter uma sala de repouso e outra alternativa à sesta, para aqueles que querem brincar. A sesta deve ser uma opção e não alvo de obrigação ou pior ainda de proibição.

É óbvio que isto vai levantar sempre a questão de: Se dorme na creche depois á noite deita-se tarde ou o contrário, se não dorme a sesta depois ao fim da tarde, que é a hora em que deviam estar disponíveis para estar com os pais, adormecem... mas isto não é uma regra certa pois quem tem filhos sabe que às vezes até funciona ao contrário mas isto depende de criança para criança.

O que me choca nisto tudo é a PROIBIÇÃO de dormir... segundo alguns especialistas (que também tem o dom de cada um ter a sua teoria....), dormir a sesta é uma necessidade fisiológica e que “não deixar dormir uma criança que precisa é quase tortura”.

Atenção que esta regra não é regra apenas das creches / jardins de infância da Santa Casa, é algo que também é feito pelas mais diversas instituições sejam privadas ou não.

Enfim, tanta coisa para se debater como as condições dessas mesmas creches, o poder ter cada mais acesso a melhores condições, que os pais tenham mais tempo para estar com os filhos, melhores escolas, mais apoios mas não... vamos sim impedir que as crianças possam dormir, crescer e serem felizes... isso é que é chato!!

...nix, cá para mim os nossos governantes ou cabeças pensadoras é que deviam ser impedidos de se deitarem pois andam todos a dormir!!!


O melhor ângulo

Quanto mais vou tomando conhecimento da realidade do Autismo, também por a viver bem de perto, começo a acreditar que eles é que veêm o mundo pelo lado certo e que o mundo deles é bem melhor que o nosso...


domingo, 17 de outubro de 2010

Birthday

A todos agradeço os votos de Feliz Aniversário.
Obrigada por terem partilhado comigo qualquer um dos bons ou maus momentos, aventuras e desafios.
Kat

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Diário de um Pato Desempregado #3

Esta será sem dúvida a pior fase da minha vida... o estar desempregado arrasta consigo inúmeros problemas a nível profissional, pessoal e social. Para piorar as coisas, atravessamos uma crise bastante real, onde as dificuldades aumentam diariamente e para as quais não vejo uma solução muito breve.

Já tentei várias coisas mas o telefone teima em não tocar, pelo menos para um decisão final de trabalho... vai tocando de vez em quando para uma entrevista onde pela enésima vez dizemos o que fizemos, o que gostamos, as nossas prespectivas de futuro, etc, etc... Com alguma sorte seremos o 5º/6º candidato recebido naquele dia, se calhar e com alguma sorte o lugar até já está atribuído.

As pessoas à nossa volta e porque a elas também lhes custa esta fase, começam a levantar várias questões como se fossemos nós que desejamos estar nesta situação, sem emprego, desejando que o carteiro na próxima ronda não coloque mais uma carta no correio a dizer que temos que pagar isto ou aquilo.

Faço o que posso e o que sei... se podia fazer mais? Pode-se sempre mas tenho me esforçado.

Entretanto e porque todo sector financeiro deste país se lembra das pessoas quando estamos nesta situação, não para nos ajudar mas sim para nos afundar ainda mais, vou tentando arranjar alternativas de modo a que se ganhe alguma coisa, mais não seja para se poder pagar aquelas necessidades mais importantes.

Foi nesse seguimento que consegui e apresentado uma ideia á escola onde anda o meu filho, que os miúdos do ensino básico tivessem aulas de Informática desde que tivessem desejo de se inscrever.

A proposta que fiz á escola foi no sentido de se os alunos na sua grande maioria tem o Magalhães porque não incentivá-los a aprender um pouco mais, para além de jogar, jogar e jogar. Foi aceite e no seguimento da Componente de Apoio á Família, criar as aulas de Informática.

A primeira aula foi ontem... Não ensinei nada porque queria os conhecer, porque queria saber até onde ia o seu desejo de aprender, até onde estariam motivados a aprender e aqui o meu primeiro grande desafio, conquistar a sua atenção e desviá-los dos jogos, que por mais didáticos que sejam, são jogos e eles só o veêm assim. Tenho outro grande obstáculo, na sala podem estar crianças da 1ª classe que nem sequer sabem escrever e outras do 4ª classe bem mais espertalhonas...

Não vai ser fácil... primeira conclusão: A ideia do Magalhães é interessante, o “meu primeiro portátil”, mas pouco uso tem e são poucas as funcionalidades que eles usam. Assim que o ligam ,o que querem fazer??

Jogar... também já fui assim!!! Mas pelo que percebi, depois de o receberem são poucas as actividades em que os “obrigam” a abrir o processador de texto ou até mesmo fazer um simples desenho. Já nem vou falar da “fiabilidade” do aparelho... são mais os que tem o Magalhães de “baixa” do que a funcionar. É um desafio giro e acho que é importante que eles percebam que a Infomática é muito importante no futuro, que é algo que está presente em quase todas as áreas da sociedade e que é uma ferramenta de trabalho, de pesquisa e de comunicação muito poderosa, se usada sem fins “maldosos”.

Com isto vou atenuando esta crise e fazer o que nós portugueses fazemos de melhor: Desenrascar..

Pode ser que consiga um bom desempenho e ganhe outros convites para iniciativas no mesmo género, em outros locais... até lá, é viver um dia após o outro e sempre que me perguntam como estou:

Respondo: "Sobrevive-se!!" - Que é aquilo que estamos todos a fazer.


terça-feira, 12 de outubro de 2010

Horário Flexível

Dúvidas de quando este estabelecimento está aberto? Bem me parecia que não...

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Sabiam que...

Hoje, dia 11 de Outubro, nos EUA, Inglaterra e Suiça é o National Coming Out Day, em português, "Dia Nacional de Sair Do Armário".

Quer isto dizer que hoje, nos EUA, Inglaterra e Suiça, é o dia em que muitas mulheres e homens descobrem que estão a ser enganados pois é quando os Amantes tem toda a legitimidade de sair do armário onde estão escondidos... :)

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

15/16 anos a estudar... Para quê?


"Vá filho, tens que ir estudar para um dia seres alguém!!"

15/16 anos a estudar... Para quê?



As nossas raízes...

No seguimento das comemorações dos 100 anos da República foram ontem homenageados em Santa Ovaia (nome bonito, eu sei, mas terra onde nasceu a minha mãe...) alguns homens da terra que foram Republicanos da 1ª hora e combatentes da I Guerra Mundial, e sem saber um dos homenageados foi o meu bisavô materno - António da Cruz - que combateu na Flandres na Grande Guerra.

Infelizmente não o conheci mas a minha avó foi receber o referido diploma.




Foto 1: Aí está a minha avó a receber o diploma... Força aí Avó Adélia





É sempre um orgulho ter alguém assim na família, um ex-combatente!!!

E assim se vai descobrindo as nossas raízes!!