quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Prémio Nobel da "Contenção Económica"

Estive aqui a meditar sobre o Prémio Nobel da Economia.

O que tem que se fazer para podermos ganhar um prémio assim?

Inventar uma moeda de 2 euros toda catita com um chip incorporado anti-ladrões???
Inventar uma caixa multibanco que nos permite levantar valores em cêntimos quando a nossa conta já está na penúria e aqueles cêntimos ainda dão para comprar um mil-folhas na padaria???

Eu pelo menos falo por mim... eu já merecia o prémio Nobel!!!

Como é difícil gerir o dinheiro durante o mês, fazer com que se reproduza de forma a dar conta de todas as despesas que nos invadem a caixa do correio.
Ainda um dia destes, ao abrir a caixa do correio, fui atingido por uma quantidade infindável de cartas de todas as formas, cores e feitios.
Por momento pensei que fossem amigos meus a enviarem postais de Feliz Natal ao seu amigo querido (eu mesmo...) mas esse sonho desfez-se logo ao ver que ainda estávamos em Outubro!!!
Não... era tudo, atenção, tudo contas a pagar... É uma coisa fora do normal!!!
Eu acho que até havia uma factura que cobrava o ar que respiro...

Isto não está fácil e todos os meses é um plano elaborado de como vou pagar tanta coisa ao que se junta tudo aquilo que consumimos diariamente. Será que é só comigo??? Estarei a falhar em alguma coisa?
Até as compras no Hiper já são um elaboradíssimo plano de contenção financeira... em vez do Shampoo Dove com extractos de papoila lá vem o Shampoo Auchan com cheiro a qualquer coisa que sempre que acabo de lavar a cabeça tenho a impressão que tenho menos cabelo.
Em vez do papel higiénico Dove, folha tripla e cheirinho a rosmaninho lá vem o pack de rolos Continente, folha única e tão áspero que para além de limpar também coça e penteia!!!
Sim, eu sei que estou a exagerar mas é uma guerra entre a minha carteira e a oferta que nos é apresentada.
Depois temos também a táctica de optarmos por “diferir” certas despesas para o mês a seguir sabendo que passado a data limite de pagamento lá vamos ter o telemóvel cheio de chamadas de números privados, com uma voz "fofinha" do outro lado a relembrar que devíamos ter pago e a perguntar o porquê de não termos pago... “Olhe, não me apeteceu... estou a juntar umas duas ou três facturas para assim dar mais pica pagar...”

Mas... será que isto é só comigo... onde estou a falhar???

Os cinco... #1



terça-feira, 27 de outubro de 2009

Dúvida

Alguém me explica de onde veio a ideia de colocarem como grupo prioritário na vacinação contra a Gripe A, os deputados da Assembleia da República???

Felizmente alguns deputados recusaram levar a vacina contra a gripe A por defenderem que não faz sentido serem vacinados antes dos grupos de risco mas mesmo assim, grupo prioritário???

Milhares de crianças, grávidas e pessoal que lida directamente com este problema e colocam os deputados no grupo prioritário??


Digam-me, quem foi a mente brilhante????

Ahhhh!!! Se calhar já percebi... Como ainda não sabem se a vacina tem efeitos secundários então escolheram os deputados como cobaias para ver o que poderá acontecer!!! Faz sentido... muito sentido!!

domingo, 25 de outubro de 2009

Aqui




Onde a Terra

se acaba e o Mar começa

(Camões)

Latitude 38º 47 Norte
Longitude 9º 30 Oeste
Altitude 140 m
PhotosByKat - Out2009

sábado, 24 de outubro de 2009

"Os Guardiões"

Acabei de ler "A Sombra do Medo" de R.J. Ellory...("A Quiet Belief In Angels" - Versão em Inglês)

Sinopse

"Em Augusta Falls, uma pequena comunidade rural no Sul dos Estados Unidos, a vida nunca mais será a mesma. Um assassino em série anda a semear o terror enquanto deixa atrás de si os corpos mutilados de raparigas pré-adolescentes. Joseph Vaughan, de apenas doze anos, não consegue evitar sentir-se profundamente impressionado com os acontecimentos. Por isso decide criar um grupo com o objectivo de descobrir o responsável pelos crimes. Mas o tempo vai passando, e um dia as mortes param subitamente. Só Joseph continuará a ser perseguido ao longo dos anos pela sombra do que se passou, até ser obrigado a confrontar-se com o pesadelo que lhe roubou a vida."


Esta história narra a história de Joseph Vaughan e da pequena vila de Augusta Falls. Durante a sua infância Joseph testemunha variados acontecimentos que tem em comum a morte de várias adolescentes, que não só o vai afectar a vida toda como o daquela comunidade e dos seus habitantes.


Devido a estes acontecimento e ainda muito novo Joseph decide sair da sua terra Natal, das mortes que a assombraram, da doença que afectou a própria mãe, da morte de muitos que eram seus amigos... Parte na busca de um sonho antigo – ser escritor e escrever um livro - o que consegue passado uns tempos mas sem grande exito. A editora pede-lhe para escrever algo com mais paixão...


No entanto e mesmo depois de chegar a Nova Iorque, o passado continua a atormentá-lo e a persegui-lo e pouco tempo depois é injustamente detido sob suspeita de homicídio da sua namorada que estava grávida. Joseph passa 13 anos preso e durante esse tempo e com o apoio do único verdadeiro amigo que ganhou em Nova Iorque, escreve um outro livro baseado na história da sua própria vida. Todas as semanas escreve umas poucas folhas que ás escondidas consegue passar para esse seu amigo que o passa á máquina e o vai completando.


O livro é lançado é tem um enorme exito levando mesmo à anulação da sua pena e à sua libertação devido ao impacto que a sua história teve na sociedade.
Assim que é libertado e abdicando da fortuna que conquistou com o seu livro, que ficou na posse do seu amigo que tanto o ajudou na publicação e libertação, parte em busca do autor dos homíicídios dos seus amigos de infãncia e de muitos outros que durante aqueles anos que ele esteve preso foram continuando a acontecer, em outros estados dos Estados Unidos.
Acabou por identificar e encontrar o assassino que não só tinha morto cerca de 30 crianças durante 30 anos mas que tinha sido o grande responsável por ter perdido mais de 13 anos na cadeia.

Um bom e cativante thriller policial que gostei muito de ler...

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Simples, mas não necessariamente fácil!



Acabei de ler o Livro de Julie Powell - Julie & Julia.



"À beira dos trinta, encurralada num desinteressante trabalho como secretária sem fim à vista e num minúsculo apartamento, Julie Powell resolve recuperar a sua vida, perdida num quotidiano monótono, através da culinária. Ao longo de um ano, experimenta cada uma das 524 receitas da lendária Julia Child. Gradualmente passando dos oeufs en cocotte ao bistek sauté au beurre, começa a perceber que aquele Projecto (acompanhado por blog) está a mudar a sua vida. A sua recompensa é não só um recém-adquirido respeito por fígado de porco e mioleira de vaca, mas uma vida inteiramente nova - e vivida com estilo e muito gosto." Wook



Quem não quiser ler o livro, pode ainda ver o filme com Meryl Streep no papel de Julia Child e Amy Adams no papel de Julie Powell.

Gostei de ler esta história real de Julie Powell e de conhecer, através dela, Julia Child, uma dona de casa que nos anos 60 se tornou chef, editou o clássico americano Mastering the Art of French Cooking - o MtAoFC como é referido no livro - e, do cimo do seu 1,90m, participou numa série televisiva conseguindo desmistificar os segredos da cozinha francesa , mostrando em directo e com total naturalidade quão simples é cozinhar. Simples sim, mas não necessariamente fácil!

Kat
PS: Belita acho que vais gostar de ler.

50 Anos de Astérix e Obélix

Porque fizeram parte da minha infância e de muitas mais pessoas e porque ainda fazem, não queria deixar de falar dos 50 anos de Astérix e Obélix...


Foto de Família... :)


Os que dão cabo do juízo aos Romanos...

E porque hoje é dia do Enólogo... Um brinde a todos!!!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Coolinária

De regresso de fim de semana e de algumas experiências gastronómicas e literárias nessa área -ando a ler o livro Julie & Julia, de Julie Powell-, quase tudo tem girado em torno da Coolinária.

Cool foi o suplemento da revista Nós do Jornal i que se tem dedicado semanalmente a um pecado mortal, ter encontrado e publicado receitas de alguns bons blogs de coolinária.

Boa Ideia i.

O Cozinha com Tomates e a Elvira's Bistro já tinham sido descobertos por nós Os Cinco, permanecendo por isso na nossa rúbrica "Outros Hábitos". Quanto aos outros, estão todos linkados aí ao lado numa secção a que chamei "Nós i a Gula". Vale a pena cair em tentação nesses pecados.

Pena tenho que a Belita, não tenha sido descoberta.

Kat

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Porque hoje é Sexta-Feira... #28


Para outra pessoa especial...

Para alguém que nos segue, que nos brinda com a sua amizade, sorriso e as suas palavras, um dia muito feliz e uma palete de beijos d"Os Cinco".
Parabéns Vera

Parabéns Kat

Para alguém especial...




Parabéns Kat...
Um dia super "fabulástico" junto de todos aqueles que gostas (olha nós aqui...) e acima de tudo junto de todos os teus amigos (olha nós aqui...).
Vamos esquecer toda aquela lenga, lenga de "espero que este dia se repita por muitos e muitos anos...blá, blá, blá".
É que como a esperança média de vida não pára de aumentar o mais certo é este dia se repetir por mais 156 anos... no mínimo!
Um beijo enorme, do tamanho do teu coração, de todos aqueles que gostam de ti.
P.S.- Uma "private joke": Um beijo? É uma tarefa, um caso de uso ou um WorkFlow??? :)

Peninha

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

MacGyver

Este final de noite promete... este é o primeiro de quatro/cinco posts que estão pra sair...quentinhos, quentinhos!!!
Para começar a noite não foi mau.
Ao fazer um "zapping" pelos canais da cabo eis que na RTP África estava prestes a começar, o fabuloso e surpreendente "MacGyver".
He pá... as saudades que eu tinha desta série!!!
Grandes finais de tarde de Domingo que passei em frente à televisão a ver este homem trabalhar.
Alguém que com 35 cm de tubo PVC, 2 molas da roupa e 1 pacote de açucar mascavado fazia uma bomba... alguém que com uma bandolete, 3 ganchos pró cabelo e laca Garnier para cabelos oleosos, fazia um penteado a uma palanca negra merece todo o meu respeito.
Mas agora a sério, grande série e grande personagem este MacGyver.

No entanto e olhando para os dias de hoje não teremos todos nós alguma coisa de MacGyver???
É que com a crise que aí está e com a falta de dinheiro que vai alimentando as nossas carteiras nós até conseguimos fazer coisas fantásticas... :)

Para finalizar lembrei-me de uma anedota do MacGyver, aqui vai:

"O MacGyver numa das suas missões é por erro colocado num deserto em vez do local onde deveria executar a sua missão. Com apenas uma laranja e um capacete em seu poder, MacGyver começa a olhar pra a laranja e pensa "Ora a laranja tem sumo" e então decide tirar o sumo da laranja. De seguida pensa "o sumo tem vitaminas" e tira as vitaminas do sumo... Logo depois separa minas da palavra vitaminas e fica com minas em seu poder. Depois usa as minas na areia e provoca um terramoto. Então tira a terra do terramoto, fica com a moto, põe o capacete e é vê-lo ir pelo deserto fora...!

Um bocado seca eu sei mas... a esta hora estavam á espera do quê???

Pensamento...


'O pessimista queixa-se do vento, o optimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas.'

(William George Ward)

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Para a Elektra...

fica bem... Pictures, Images and Photos

Um brinde aos dois...


Um brinde aos dois... e um dia bem passado!!


Parabéns

21 anos

(...)

Não há nada
Prá comparar
Para poder
Lhe explicar
Como é grande
O meu amor
Por você...

Nem mesmo o céu
Nem as estrelas
Nem mesmo o mar
E o infinito
Não é maior
Que o meu amor
Nem mais bonito...

Nunca se esqueça
Nem um segundo
Que eu tenho o amor
Maior do mundo
Como é grande
O meu amor
Por você...

Roberto Carlos

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Cortes

Cortes é uma pequena freguesia/localidade que fica a 5/6 km de Leiria.

Nestas minhas andanças de fim de semana, o objectivo era um almoço familiar num dos bons restaurantes desta localidade. Infelizmente o restaurante alvo estava ... em obras!!!
Ainda se tentou um 2º restaurante mas demasiado pequeno para a quantidade de pessoas que ainda aguardavam refeição.

Nada que uma perguntinha a um habitante local não resolva e foi-nos logo indicado um outro que se tornou uma agradável surpresa!!! "Restaurante Moinho do Rouco"

Para começar este restaurante fica num ambiente super acolhedor, próximo do rio e junto a um moinho com mais de 600 anos que segundo o que pude observar e ler, pertenceu ao rei D. Pedro no século XIV. A notícia histórica mais antiga remonta a 24.XI.1364...

D. Pedro fez doação a Afonso Esteves, almoxarife de Leiria... "huum moynho a que chamam de Rouco que he na Ribeira das cortes".

Apesar do aspecto dar a entender que podemos pagar um pouco mais, não é caro (quer dizer, já vi piores), pois o preço médio por refeição anda à volta dos 15 euros mas come-se muito bem e se pedirem uma costeleta de vitela vão perceber o que quero dizer... é gigantesca!!!



Peninha - "O Enólogo"

Este fim de semana foi dedicado à feitura do vinho e da água pé.

Depois do fim de semana passado ter sido dedicado à vindima eis que chegou a altura da prensagem da uvas (mosto/sumo das uvas) e todo o processo que o envolve. Neste momento está a frementar...

Mas, depois de tanta dedicação ao vinho tinto, os almoço/jantares em solo Ribatejano deste fim de semana foram quase todos acompanhados por vinho branco.

Por momentos senti-me um verdadeiro enólogo, se bem que reconheço que não percebo nada disto. Gosto de um bom verde fresquinho, gosto também de branco mas em relação ao tinto já não aprecio tanto e também não percebo muito...
Mas como foram experiências no âmbito do vinho branco então até nem foi mau. E é sobre isto que quero desenvolver...

Se bebi brancos com o “Lisa” ou “Monte da Charca” (terras do Sado) , passando por “Guarda Rios” (vinho ribatejano e muito bom...) e “Quinta do Cardo” (vinho da beira) eis que bebi, algures num restaurante na terra dos fenómenos, o Entroncamento, uma verdadeira pomada dos Deuses.

Aqui entre nós, só o bebi porque fui convidado e a conta não era a dividir por todos... :)

É que cada garrafa custava a módica quantia de 25 euros... éramos 4, bebemos 3... mais o camarão tigre!!! Upa!Upa!!

Mas por um dia fui muito feliz e alguém ofereceu o repasto. Bem, este branco que vos falo é o “Pera Manca”... vinho Alentejano (Évora se bem me lembro...).
Uma coisa assim a puxar para o ... muito, muito bom!!!

Também existe em tinto mas aí deixo para quem sabe a apreciação e cada garrafa custa 150/160 euros!!! Uiiii
Mas em relação ao branco deixo aqui a recomendação: Pera Manca 2007 Branco
"Vinho produzido na Região do Alentejo a partir das castas Antão Vaz e Arinto, plantadas nas vinhas da Fundação Eugénio de Almeida.
Estagiou sobre borras finas com batonnage periódica, durante 10 a 12 meses e mais 6 meses em garrafa. Inicialmente um pouco fechado, abre esplendorosamente no copo, num estilo austero e complexo, amendoado, com muitas sugestões de frutos secos, especiarias, apontamentos minerais.
Tem uma enorme cremosidade na boca, mas sem artifícios nem exuberâncias vãs, num perfil clássico quase borgonhês, pleno de notas limonadas no final firme - personalizado e muito longo. "



De qualquer maneira e porque também é bom e mais acessivel (7 euros a garrafa...), o "Guarda-Rios 2007 Branco" do Ribatejo também "escorrega bem" e pela indicação do rótulo foi medalha de prata este ano num concurso mundial em Bruxelas!!!
Já lhe dei os parabéns pessoalmente e bebi 2 copitos...lol.