quarta-feira, 27 de agosto de 2008

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

O Lado Selvagem

Acabei de chegar ao fim de "Porque é que os homens têm mamilos?" e continuo a ler "O Mistério da Atlântida" mas eis que me surgiu outro livro para ler:

"O Lado Selvagem"

Sei que existe o filme e que foi realizado por Sean Penn mas optei pelo livro.

Tem como base uma história verídica (que já conheço assim muito por alto...) o que faz com que tenha vontade de o ler.

"Em Abril de 1992, Christopher McCandless abandona um futuro promissor, a civilização, a sua própria identidade, doa os 25 mil dólares que constam do seu saldo bancário e parte em busca de uma experiência genuína que transcenda o materialismo do quotidiano. Rendido ao apelo ancestral e romântico da vastidão selvagem do longínquo Oeste americano, inventa para si mesmo uma nova vida e, sem o saber, dá início a uma aventura que mais tarde viria a encher as páginas dos jornais"

Tal como diz a Kat, tem a minha cara...

Assim que o terminar irei então ver o filme.

Modalidade Olímpica?

Eu sei que os Jogos Olímpicos estão na ordem do dia.
As provas, os records, os medalhados, os derrotados, o ambiente, etc , etc...
Na Polónia e apesar do espírito Olímpico, os Polacos vão-se divertindo com outras provas também elas carregadas de simbolismo e que preenche os requisitos para ser também considerada uma das corridas mais loucas do mundo.


É pura diversão e o objectivo maior é dar "speed na porcelana".
Estamos a falar no 9º campeonato de corridas de sanitas, mais precisamente na cidade de de Rabka. Até o nome da cidade é engraçado pois normalmente quando nos levantamos de uma sanita temos que limpar o "rabko"!!!!

Isto sim, devia ser modalidade Olímpica... para participar os concorrentes tem apenas que ter uma sanita eléctrica com rodas (com a inspecção em dia...) e papel higiénico em dia, perdão, carta de condução em dia.


Num desporto deste calibre são atingidas velocidades vertiginosas levando mesmo os participantes a "borrarem-se de medo".

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Medalha de Ouro vs Post Nº200

Que melhor tema se podia escolher para comemorar o post nº200 do nosso Blogue?

Pois bem, Nélson Évora acaba de conquistar a Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos na prova de Triplo Salto!!


Parabéns Nélson



Desinspiração

Na vida temos momentos bons e maus...
Gosto de desafios, independentemente de saber se os vou vencer ou não. Fico feliz se os consigo ultrapassar mas não tenho problema algum em admitir que falhei ou que simplesmente não consegui.

"Quem busca o conhecimento e o acha, obterá dois prêmios: um por procurá-lo, e outro por achá-lo. Se não o encontrar, ainda restará o primeiro prêmio" - Maomé

A nível profissional foi-me dado um objectivo a cumprir... foi-me lançado um desafio!
Reconheço que desde o primeiro minuto que sinto que não era a pessoa indicada, não porque sinta que não sou capaz mas porque simplesmente existem pessoas com o perfil indicado para o fazer tendo em conta os seus conhecimentos e a sua experiência.

Na vida pessoal tenho com hobbie jogar futebol. Jogo a ponta de lança e o meu objectivo é marcar golos. Está-me no sangue jogar naquela posição e modéstia à parte e apesar de já não ter 20 anos, sei que naquela posição tenho muitas qualidades.
Desde que me conheço que jogo futebol e se me pedirem paraa jogar à baliza tb o farei mas... não tenho perfil e qualidade para o fazer.
Com muito treino sei que poderia chegar lá mas para fazer aquele posição assim de um momento para o outro sei que poderia falhar.

Este exemplo é para melhor exemplificar o que sinto neste momento...


Voltando ao mundo do trabalho... voltando ao que estou a fazer, melhor, a tentar fazer, reconheço que não me está a correr bem.
Sinto-me como um barco à deriva... tou sem ideias mas acima de tudo estou a reconhecer que sou limitado, que não tenho os conhecimentos necessários para o fazer, que me falta muita coisa... sinto-me perdido e angustiado!!!

“Termos consciência de sermos ignorantes é um grande passo para o conhecimento" - Benjamin Disraeli

O tempo passa e continuo sem resposta para muita coisa e pior, por mais que procure as respostas não aparecem. Desinspiração ou falta de conhecimento?
O pior é saber que estão à espera desse meu trabalho, que depositaram em mim a confiança de que vou conseguir... pois, o pior é que me falta essa confiança!!!

Vou tentando mas não tá fácil... estou naquela fase em que nos momentos em que não estou aqui (que supostamente deveria esquecer isto...) penso nas coisas, penso em como vou dar a volta...
Não gosto nada de desapontar as pessoas mas acima de tudo não gosto nada de sentir que não estou a conseguir mesmo sentindo que este trabalho não era para mim (aliás sinto que ninguém quis fazer este trabalho...) ou pelo menos para ser feito só por mim.

"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida" - Johann Gethe

Sabem aqueles filmes em que o personagem vai desactivar uma bomba e fica sem saber se corta o fio azul, o vermelho ou o amarelo?
Se corta o errado...


Enfim... foi só um desabafo!!!!


domingo, 17 de agosto de 2008

JO 2008 - O triste fado português



Definitivamente os atletas portugueses não sabem lidar com a pressão e o favoritismo. Já no Euro 2008 em futebol foi o que viu!!!
Durante muitos anos éramos quase sempre os coitaditos em vários desportos e quando ganhávamos alguma coisa era considerado um milagre.
Hoje em dia não, temos excelentes atletas em várias modalidades, alguns campeões e vice-campeões do mundo, da europa, líderes de rankings mundiais, etc, etc...

Mas quando chega a hora da verdade e quando são favoritos em alguma coisa (porque somos líderes...), falhamos e depois ainda pior, arranjamos desculpas por tudo e por nada.

É mais fácil assumir que se falhou porque os Jogos Olímpicos são o expoente máximo para qualquer atleta e existem muitos atletas que abdicam de fazer grandes performances durante o ano para chegarem a esta altura no topo e apanhar desprevenidos aqueles que são favoritos.

No Judo tínhamos e temos muitos dos melhores atletas do mundo mas ficámos pelo "quase", aliás, nesse aspecto do "quase que..." somos os primeiros.

Depois no tiro a 50 metros (pistola) o nosso atleta era o líder do ranking mundial... fará se não fosse, ficou em 33º!!!

O do tiro ao arco (que até tinha um apelido adequado á disciplina... POMBO) na prova que tinha decidido quem ia aos JO ficou em 1º... nos JO ficou bem lá para trás!

O nosso atleta de lançamento do peso queixou-se da prova porque esta tinha sido feita de manhã...irreal, pois o programa dos Jogos já estava definido á muito tempo e se não treinou de manhã foi porque não teve pachorra para tal.

Os da natação... nada melhor que ir até aos JO dar uns mergulhos numa piscina nova porque de resto, nem com uma corda atada ao Phelps eles chegavam nos primeiros lugares.

Bem, resta-nos a esperança de nesta madrugada a Vanessa dar-nos uma alegriazita e ganhar alguma coisa. Falta depois a Naíde Gomes e o Nélson Évora, que são os melhores do mundo mas... espero que se assumam como tal.

Na vela, somos um país com tradições e lá vamos andando pelos primeiros lugares mas nesta modialidade as condições atmosféricas têm um peso muito grande e é preciso um pouco de sorte.

Enfim... neste blogue desejei que Portugal ganhasse 8 medalhas mas acho que o único atleta que leu esse post foi o Michael Phelps! Só ele ganhou 8... de ouro.
Mas como ainda não tivémos uma alegria gosto dos jornalistas portugueses em busca de qualquer coisa e então a nossa grande festa neste momento é que o fato de banho do Michael Phelps foi feito em Portugal por uma empresa portuguesa....Yessss!!!!!!!!!!!!!!

A Petratex, uma empresa sedeada em Paços de Ferreira é quem produz em exclusivo os fatos de banho do nadador campeão.

Que se lixem as medalhas... somos ou não somos bons na Natação?

Pena é que não não haja nas Olimpíadas modalidades como o Lançamento do Requeijão ou o Arremesso do Queijo da Serra ou então ainda vamos descobrir que os testemunhos das provas de estafetas do atletismo são revestidas por cortiça arrancada de sobreiros alentejanos ali para os lados de Beja.


Bem, espero que o meu próximo post seja para comemorar a nossa primeira medalha Olímpica.... Força "Banessa" Fernandes!!!

sábado, 16 de agosto de 2008

Faz hoje 50 anos... Madonna

É verdade , Madonna, ou , "A Rainha da Pop", faz hoje 50 anos.

Não sou um seu admirador mas gosto de algumas músicas, muitas até, e por isso não posso ficar indiferente à sua carreira... sucesso como cantora, dançarina e até como escritora de livros infantis mas também irreverente, polémica, com passagens pelo cinema em filmes que foram verdadeiros fiascos e outros verdadeiros sucessos.

Mas que dizer de alguém que já vendeu mais de 300 milhões de discos e é a cantora que mais vendeu singles em toda história da música totalizando 120 milhões?

Apenas agradecer pela importância e influência que teve no mundo da música nos últimos 25 anos e nas gerações que ouviram a sua música e continuam a ouvir.


NOTA: Como curiosidade e já que estamos a falar de ícones da música, faz hoje 31 anos que morreu o Rei do Rock, Elvis Presley.

Nunca é tarde demais

De certo que em conversa com amigos ou conhecidos já vos fizeram esta pergunta:

O que farias se soubesses que só tinhas 6 meses de vida (ou 1 dia, ou 1 mês)?
Hoje vi o filme "Nunca é tarde demais".

Não é um grande filme, longe disso, e "vive" muito á custa de dois grandes actores, Jack Nicholson e Morgan Freeman.

Aliás, ver um filme em que notamos que alguns dos planos dos sítios por onde vão viajar os personagens são falsos, não é muito bom...

Mas estes dois "senhores do cinema" conseguem com que o filme se veja de bom grado pois tem uma história bastante engraçada e ao mesmo tempo bastante emotiva apesar do drama que cada um dos personagens vive: o saber que tem pouco tempo de vida!!

É por isso mesmo que aconselho o filme, para tentarmos perceber o que é realmente importante quando damos conta que o tempo que nos resta é muito pouco e que todas as nossas prioridades tem que ser alteradas.

Por que é que os homens têm mamilos? - VI

Não raras vezes ouvimos anúncios na televisão sobre PPR’s - Planos Poupança Reforma.
O nome é pomposo e o objectivo é quando chegarmos a “velhotes” termos aquele pézinho de meia para podermos gozar os últimos anos de vida em grande!!!

Sim, realmente nessa altura estamos com uma vitalidade de fazer inveja...
Cá para mim, essa poupança é toda gasta em medicamentos, próteses ou na melhor das hipóteses para gastar em rebuçados e guloseimas para os netos ou bisnetos ou com alguma sorte fica como herança para depois os nossos entes queridos andarem todos à batatada para ver quem fica com mais...

Mas depois da pergunta com as qual vos vou brindar e respectiva respostas acho que não vale a pena estar a poupar nada... é curtir agora enquanto se pode!

“As nossas orelhas continuam a crescer depois do resto do corpo parar?”

Psssttt... podem!!!
Caminhamos todos para Dr. Spock, o famoso personagem orelhudo do Caminho das Estrelas.
É um facto que crescem apenas ligeiramente mas crescem... tendo em conta que quase tudo o resto encarquilha, encolhe e enruga podemos nos transformar num ser que basicamente é orelhas com pernas!!!

Para além disso, com a idade:
- Perdemos 2 a 2,5 cm em estatura
- Aparece o desesperante queixo duplo
- O nariz pode ficar um pouco mais alongado
- A pele fica mais seca, fina e enrugada
- As sobrancelhas ficam maiores
- Os olhos descaídos
- As gengivas recuadas
- Ficamos com dentes em falta

.... e orelhas maiores!!!

Ah, já sei para que é o PPR serve ... Para as plásticas, peeling, lipoaspiracao, bioplastia, proteses de Silicone!!!!

Agora percebi... Uffff!!!

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Por que é que os homens têm mamilos? - V

“O que faz a cama girar depois de uma noitada num bar?”

Quantos de nós ainda não fez esta pergunta a si mesmo no dia a seguir a uma bela noitada de copos? Enfim, naquele período denominado por ressaca onde expressões como “nunca mais me meto nisto...” ou “...nunca mais bebo daquilo!” fazem parte do nosso pensamento!!

Aquela sensação de nos deitarmos numa cama e de repente sentirmo-nos a levitar, a cama a levantar voo que nem o vaivém Discovery e o quarto a andar à roda, é brutal... apetece-nos gritar bem alto “...desliguem a porcaria do Carroceeeeeell !!!”.


Pois bem, sabem o que origina isso?
O álcool meus amigos... o álcool!!!
Estarão neste momento vocês a pensar: “Nãoooo.... não fazia a mínima ideia!!”
Foi o que eu disse quando li a explicação... :-)

Pois bem, existe algures em nós (bem que eu sentia qualquer coisa de estranho em mim...) um sistema vestibular, mais precisamente no ouvido interno, que nos permite controlar o equilíbrio e a estabilidade.
Lá dentro encontram-se canais e bolsas (será que é a bolsa do Sport Billy? ... desculpa Kat mas teve que ser!!!) contendo diferente fluidos, cada um com uma composição distinta. Ambos os lados emitem impulsos simétricos para o cérebro. Pois bem, o álcool altera isto tudo principalmente a densidade do sangue e isso vai destabilizar todo este sistema de equilíbrio que vos enunciei.
Agora percebo porque é que a maior parte do pessoal depois de uma noitada nunca vai dormir a casa...

Agora amigos, preparem-se para a próxima pergunta... não é das perguntas mais bem cheirosas, é um facto, mas é sem dúvida um dos grandes mistérios da nossa mente:

“Porque razão o cocó flutua?”

Verdadeiros mitos urbanos relatam peripécias neste maravilhoso mundo do “cocó”.
Histórias de quem surrateiramente em busca do cocó perfeito, fez as necessidades atrás de uma qualquer rocha de uma qualquer praia deserta e pensando que ninguém deu conta se vê perseguido pelas suas “obras de arte” boiando no mar, perseguindo o criminoso, tornando aquele momento heróico num momento verdadeiramente comprometedor isto porque desconhecia que “aquilo” boiava.

Pois bem tenham cuidado nesta arte peculiar pois o aumento dos níveis de ar e de gases faz com que fique menos denso e, como tal, com que flutue...

Digam lá... depois de um posts destes, este blogue é realmente, o "BLOGUE"!!
Nota: repararam que evitei colocar uma foto a ilustrar esta última pergunta... :-)

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

"O Peninha e o Blogue"

Esta é a foto que ilustra esta última semana...
"O Peninha e o Blogue"

Por que é que os homens têm mamilos? - IV

Ora cá estou eu de volta...
Sinto que já estavam ansiosos por um novo post de “"Por que é que os homens têm mamilos?".
Sinceramente este post era para ser um bocadinho pior pois ao chegar ao capítulo "Tudo o que (não) quer saber sobre sexo" os temas são bem mais “poderosos” e susceptíveis de ferir a sensibilidade de alguns leitores, como por exemplo:
- “Mãos grandes, ... grandes”
- “É verdade que se pode partir o ...?”
- “O esperma é nutritivo?”
- “O ponto G existe mesmo?
Mas como isto é um blogue de gente séria e visitado por gente de todas as idades resolvi expôr 2 temas mais “softs”.

Comecemos por “É verdade que os homens precisam mais de sexo do que as mulheres?”
Tal como diz o livro, dizem que os homens têm sexo nos miolos... Quanto a isto tenho que reconhecer que não há nada a fazer.

Aliás, no final da resposta a esta pergunta vem esta maravilhosa observação: “Se perguntarem se os homens têm sexo na cabeça é a mesma coisa que perguntarem se os ursos fazem as necessidades no bosque”...
Alguns investigadores deram-se ao trabalho de fazer um pequeno teste e juntaram homens e mulheres a olharem para fotografias eróticas e algumas de verdadeira “palhaçada sexual”.
Quando foram analisar duas zonas específicas do cérebro, mais precisamente a amígdala e o hipotálamo, verificaram que nos homens estas zonas estavam mais activas... Cá para mim, alguns destes elementos cobaiais quando saíram dali foram travar “conhecimento” entre eles.

Mas aqui entre nós... se os investigadores eram homens penso que era escusado terem feito o teste, bastava fazerem uma observação interna e reflexão para chegarem à mesma conclusão.

A segunda pergunta leva-nos a um tema muito bonito, platónico e profundo:
“O que é um chupão?”

Passo a citar : “Consiste num hematoma que se forma quando uma pessoa chupa e morde ligeiramente uma zona do corpo de outra pessoa, fazendo com que os vasos sanguíneos por baixo da pele se rompam”...

Peço desculpa, mas depois desta descrição e de me relembrar da pergunta anterior, eu com esta descrição já não posso pensar em mais nada que não seja sexo... :-)

Em relação a esta pergunta gosto particularmente da outra descrição sobre esta temática: "Chupão, espécie de troféu dos entusiasmos sexuais dos jovens de quinze anos do mundo inteiro
Deixo eu outra pergunta: “Só até aos quinze anos?” :-)

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Por que é que os homens têm mamilos? - III

Cá estou eu novamente, nesta maravilhosa rúbrica "Por que é que os homens têm mamilos?".
As próximas duas perguntas talvez as classifique por “Perdidos e
Achados”... :-)

Das outras perguntas que já li escolhi mais estas duas:

“É possível perder-se uma lente de contacto dentro da cabeça?”

Ahhhhhh... algo me diz que estão à espera de que a resposta seja sim!!!
Já estou a ver, vocês a imaginar a nossa cabecita cheia de lentes de contactos à muito consideradas perdidas.
Mas não, não é possível... o máximo que pode acontecer é estarem dobradas e enfiadas por baixo da pálpebra!! Segundo os livros de anatomia não têm mais nenhum lado para onde ir.

Bem... se esta pergunta pode surgir então é óbvio que uma outra também faz sentido:
Ladies, estão preparadas?

“Pode perder-se um tampão no interior do corpo, quando o fio se desprende?”

Neste momento devem estar em apneia à espera da resposta, completamente estarrecidas.

Tendo em conta a experiência do médico que escreveu este livro, nos serviços de urgência aparecem muitos casos destes, bem como de preservativos e até chaves de automóvel desaparecidas... Ui! :-)
Não vou entrar na explicação que o livro nos dá mas resumindo as questões técnicas da situação, não é possível... mais descansaditas?

Agora, sabem qual é a parte do livro que se segue?
"Tudo o que (não) quer saber sobre sexo"
As perguntas são brutais... e não vou conseguir deixar de publicar uma ou outra, o dificil é escolher essas duas... :-)

Por que é que os homens têm mamilos? - II

Cá estou eu de volta com este magnífico livro...
Tal como prometi irei partilhar algumas das nossas dúvidas diáras que neste livro são esclarecidas.
Atenção que este manual não é do tipo "trate-se você mesmo".
Tudo o que vem descrito no livro é absolutamente verdadeiro mas se tiverem alguma destas dúvidas devem à mesma procurar apoio médico especializado.
O primeiro tema que resolvi partilhar convosco é exactamente a pergunta que serviu de título ao livro "Por que é que os homens têm mamilos?".

Nunca foi pergunta que me tivesse colocado mas parando um pouco para pensar a pergunta faz sentido.
Pois bem , após ler a explicação cheguei à conclusão que todos nascemos GAJA!!!

Durante o processo de desenvolvimento, o embrião segue um padrão feminino até completar cerca de seis semanas, altura em que o cromossoma sexual masculino inicia o processo de formação diferenciada. O embrião começa, então, a desenvolver as suas características masculinas.
Conclusão, quer isto dizer que eu próprio antes de ser Peninha fui durante 6 semanas uma possível Tânia Vanessa ou até mesmo uma Cláudia Andreia.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Uma prenda especial


Vou partilhar com vocês mais uma prenda do meu aniversário.

É uma prenda pouco significativa em valor mas que tem um valor simbólico enorme e que representa um passado do qual sinto saudades.

É uma fisga... (patrocinada pela região mas "in" no Verão Português)

Ok, reconheço que em criança fiz algumas diabruras com uma fisga que se calhar não era a mais correcta mas... era de uma forma inocente!!
Posso mesmo dizer que essa fisga era a nossa parte "Tom Sawyer", era aquele toquezinho especial no nosso ar de reguila. Hoje em dia optam por andarem com as calças caídas pelos joelhos com os belos dos boxers á vista, estampados com o Duffy Duck... mas aqui entre nós, aquilo dá-lhes um ar um pouco "abandalhado"!

Mas ao receber esta fisga, que com algum jeito ainda pode vir a ser útil, lembrei-me de outras brincadeiras que preenchiam as nossas manhãs, tardes e ás vezes noite, até vislumbrar no ínicio da rua a minha mãe com o belo do chinelo prontinho para ser usado de modo a me avisar que a hora do jantar se aproximava... ou melhor, que há muito já tinha passado!

Se me tentar lembrar quando foi a última vez que vi um miúdo com uma fisga, a jogar ao pião ou a jogar ao guelas (berlindes) acho que me vou lembrar de mim e dos meus amigos de infância.

Reconheço que a PS3 e a PSP são um verdadeiro show mas aquela sensação de jogar ao berlinde e muitas vezes chegar triunfante a casa porque nesse dia tinha ganho 10/20 guelas em torneios desgantantes, muitas vezes debaixo de condições atmosféricas adversas, era uma sensação única.

Eu sei que os tempos são outros e que hoje em dia é impensável sequer deixar sair os nossos filhos para uma distância superior a 100 metros pois tudo pode acontecer, os perigos são mais de mil e onde existiam fisgas hoje existem "armas" bem mais perigosas...
Tenho saudades desse tempo em que éramos sem dúvida alguma, muito mais felizes!

Para ti Colette...


Porque é que os homens tem mamilos?

Recebi como prenda de anos, de 3 maravilhosas e deslumbrantes amigas, este magnífico livro "Porque é que os homens tem mamilos?".

Diz na capa do livro que o mesmo tem cem perguntas que gostaríamos de fazer a um médico depois do terceiro martini...
Só após o terceiro martini? Algumas sempre as tive vontade de fazer... mesmo sóbrio!

O livro divide as cem perguntas por categorias mas algumas delas são muito interessantes e realmente são questões que nos acompanham muitas vezes uma vida inteira sem nunca sabermos ao certo a resposta às mesmas...

São cem mas já dei uma vista de olhos em algumas tão interessantes como:

- Porque razão os bocejos são contagiosos?
- Para quê ter apêndice se podemos viver sem ele?
- O que faz a cama girar depois de uma noitada no bar?
- Porque razão achamos as pessoas mais atraentes quando estamos bêbados?
- Quantos tiros podemos levar e mesmo assim sobreviver?
- É perigoso comer um espirro?
- O que é um chupão?
- É possível que o esperma de um homem se esgote?
- O uso do tampão faz perder a virgindade?

ou... a loucura... Porque razão o cócó flutua?????

Mas existem ainda perguntas mais pertinentes... :-)
Espero fazer uns quantos posts com algumas destas temáticas.

sábado, 9 de agosto de 2008


Sabem que dia é hoje??

Amanhã é dia 10 e ontem foi dia 8…
por isso hoje é dia 9 de Agosto de 2008!

Sabem o que é que este dia tem de tão especial?
Eu conto.... o Peninha faz ANOS!
MUITOS PARABÉNS!

Por isso em nome dos Cinco menos um,
queremos desejar te um dia
mmmmmuuuuuiiiiitttttooooo feliz.

Magali


sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O nº 8 novamente...

Já que os chineses estão tão concentrados com o número oito (8) e porque hoje é dia 08.08.08 então o blogue do Cinco decidiu entrar também nas festividades (e como eles dizem que o 8 dá sorte...):


Kat... Finalmente chegou o dia!!!!

Depois de muitos dias de espera e ansiedade eis que o teu momento chegou.
Por isso aqui vai:


quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Máquina fotográfica semelhante a olho humano

"...Cientistas norte-americanos desenvolveram o protótipo de uma máquina fotográfica que tem um campo de visão muito semelhante ao olho humano e representa mais um passo para criar uma retina artificial, informa esta quinta-feira a revista Nature.

O protótipo tem aproximadamente o tamanho e forma de um olho, e uma «retina» curva sensível à luz, segundo a equipa investigadores em ciência de materiais das Universidades de Illinois e Northwestern responsável pelo projecto. As câmaras convencionais usam lentes curvas para focar imagens numa superfície plana onde a luz é captada por filme ou sensores digitais.

Todavia, essa focagem distorce a imagem, sendo necessárias mais lentes para reduzir as distorções, o que aumenta o volume e preço do dispositivo. Nova tecnologia ajudará a simplificar e a aperfeiçoar o desenho de minicâmaras fotográficas.

Em comparação, a visão humana usa uma única lente e não faz distorção porque foca as imagens numa superfície curva na parte de trás do olho. A chave da invenção consistiu em vencer os obstáculos técnicos à colocação de fotodetectores de silicone (píxeis) em superfícies curvas, em vez de planas, o que permitiu obter melhor nitidez de imagem e maior campo visual.

Este material fotossensível só se podia aplicar até agora em superfícies planas por ser muito frágil e não ter flexibilidade suficiente para se curvar. Segundo os cientistas, esta nova tecnologia ajudará a simplificar e a aperfeiçoar o desenho de minicâmaras fotográficas e ser também usado em imagiologia biológica.

Poderá ainda ser aplicado em robôs como olhos artificiais, fazendo lembrar o computador que no filme «2001: Uma Odisseia no Espaço», de Stanley Kubrick, espiava a tripulação da nave espacial.

O protótipo actual tem apenas 256 píxeis, mas, segundo os investigadores, é possível desenvolver outros com muito maior densidade..."

Fonte: Portugal Diário - IOL

way of life


Kat

Estes chineses são por demais...


Realmente os chineses tem alguma "panca" nas compreende-se, são mais de 1 bilião e tem que se entreter com alguma coisa.

Depois de ter conhecimento da sua devoção pelo número 8 eis que descobri (já li dois artigos sobre isso) que tem um pavor brutal ao número 4, é verdade... este número tão bonito e indefeso provoca na cuktura chinesa verdadeiros arrepios e fobias.
O motivo é que "quatro" e "morte" têm pronúncias muito parecidas em mandarim.

Este ódio ao número quatro é tal que número de telemóvel que tenham um quatro no fim ou muitos quatros no número são mais baratos.

O mesmo acontece com carros que tenham esse demoníaco algarismo na matrícula.

Um carro em Portugal com a matrícula 44-UI-44 deveria ser uma pechincha, mesmo que fosse um Porcshes Boxter.


Outras das coisas que li é que em edíficios mais antigos, os andares 4, 14 ou 24 tinham os números omitidos. Coitado do carteiro... chega ao prédio e quer meter a correspondência para o 4º andar e faz o quê?


Estou também a imaginar uma charcutaria algures num hipermercado qualquer em que temos que tirar aquela senha verda para sermos atendidos... Quando chega à senha 4 ninguém se atreve a tirar a "senha das trevas" e então fica todos os clientes á espera que um cliente com poderes de exorcismo tire a dita senha para assim os restantes começarem a tirar as restantes até ao nº13 e depois começa novemente o mesmo ritual.


Enfim...
Para finalizar... já me tinham dito que os chineses preferem ter filhos homens por razões sociais e culturais. Sobre isso descobri este texto na NET:
A política do filho único gerou matança de bebês do sexo feminino, desequilibrou a população e pode causar distúrbios sociaisAo obrigar o casal ao filho único (ficaram de fora apenas as 55 etnias consideradas minoritárias, que representam 8,1% da população, contra 91,9% da etnia ham), sob risco de pesadas multas e punições, o governo não imaginava os problemas que estavam por vir. O primeiro deles, de origem cultural, foi a preferência pelos filhos homens, especialmente no campo, onde ainda vivem 60% da população. Os homens possuem maior força física, garantem a continuidade da família e são os responsáveis por sustentar os pais na velhice. Pela tradição, são considerados “superiores”. Em mandarim, principal dialeto chinês, “filho homem” e “semente” têm o mesmo som, zi. A conseqüência imediata foi a matança de meninas recém-nascidas, o abandono em orfanatos e, atualmente, o aborto, após a constatação do sexo em exames de ultra-som."


Mas sobre este tema li também que na provincia chinesa e por causa destas crenças maradas, que se um casal fosse tendo filhos e estes fossem saindo mulheres nem sequer lhe davam nome.

As meninas seriam identificadas por "Filho nº1,Filho nº2, Filho nº3...".


Acho que isto nem merece comentários...


Apenas como mera curiosidade estatística, se em Portugal dizem que há mais mulheres que homens, na China, em 2020, haverá 30 milhões de homens a mais.