segunda-feira, 30 de junho de 2008

Tou na Praia


Para que vocês, por aí, desse lado, não estranhem ...
... o facto de durante algum tempo ...
... não lerem post's ...
... da Magali ...

... AVISO...

que ela foi de Férias!!




Iam estranhar, não iam?


De nós quatro, votos de Boas Férias Magali.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Garage sail

Ao visitar o blogue da nossa amiga Vera e ao ler um dos seus posts ela tocou num assunto que à muito gostaria de ver em Portugal: As "Garage Sails", ou seja, organizarem-se vendas á porta de casa para nos livrarmos das tralhas que vamos acumulando nas garagens / arrecadações.

O que acontece muitas vezes é que nas ditas arrecadações / garagens vamos arrumando/despejando/abandonando tudo aquilo que em tempos foi importante mas que de um momento para o outro tornou-se obsoleto, sem piada, fora de moda, enfim, alguns desses objectos passam a denominar-se "verdadeiros monos".

Muitas vezes nesse amontoado de "tralhas" lá está a nossa primeira bicicleta (com alguma sorte ainda com 2 pneus...) , aquele brinquedo que nos era tão especial, 2 jantes (melhor, 2 tampões...) do nossa antiga Renault 4L, um antigo rádio a pilhas onde ouvíamos os relatos do campeonato do mundo de Hoquei em Patins, uma jarra que nos ofereceu a D. Clotilde mas de tão feia que era foi logo guardada para não se partir, a gaiola dos canários que entretanto o nosso gato comeu, alguns discos em Vinil, cassetes "pirata" que comprámos na Feira da Nossa Senhora da Boa Viagem, enfim, um leque infindável de recordações... com sorte ainda descobrimos algum familiar mais distante que julgávamos ter desaparecido...
Mas o que para nós se tornou obsoleto para outras pessoas ainda pode ser importante e útil e por isso nada melhor que organizar uma pequena venda de garagem, a preços simbólicos (e ainda podemos fazer promoções tipo: na compra de uma mesa de cabeceira antiga ainda oferecemos um conjunto de garrafinhas-galheteiro de cerâmica branca...) e que assim nos permitem não só finalmente conseguirmos ver a nossa garagem/arrecadação vazia e ainda assim fazer alguns "trocos" para quem sabe comprarmos algo que mais cedo ou mais tarde irá parar à mesma arrecadação/garagem.

Claro que muitas vezes estamos a falar de objectos que por alguma razão nos podem fazer recordar alguém ou alguma coisa mas se assim fosse penso que não estariam num amontoado de tralha.
Eu pelo menos gosto da ideia ou não fosse eu um assíduo frequentador de sites de leilões on-line onde vou vendendo/comprando este ou aquele objecto.

Estes bazares de fundo de quintal muito comuns nos EUA não sei se funcionariam tão bem em Portugal porque com alguma sorte os "amigos do alheio" iriam fazer questão de levar alguma coisa sem pagar ou até mesmo a Polícia Municipal nos iria multar por estarmos a despejar "entulho" na via pública!!!! :-)
Mas era um ideia gira, se é que já não é praticada em alguma terreola por aí...

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Chamámos-lhe um Figo

Depois de um bolo deliciosamente fantástico eis que Colette nos surpreendeu...
Quando todos esperavam ansiosamente por uma nova doce iguaria eis que somos brindados com uns bem constituidos e suculentos figos...
Mas atenção... muita atenção... não são uns figos quaisquer!

Neste momento estarão a pensar na cidade do Entroncamento, vulgarmente conhecida em Portugal como sendo 'a terra dos fenómenos' pois é normal aparecer por aquele sítio, legumes e frutas com tamanho fenomenais ou formas muito sugestivas.

Neste momento estão a imaginar figos do tamanho da cabeça do E.T. mas não...

Estes figos são os verdadeiros, genuínos e muito raros, Figos "Odivelenses"!!!
Se o verdadeiro figo foi das primeiras plantas cultivadas pelo homem e já vem da idade da pedra, os Figos "Odivelenses" foram criados e colhidos pela nossa Colette utilizando os mais modernos e complexos métodos agrícolas. Se ainda existisse o programa TV-Rural de certeza que um dos documentários seria sobre estes figos cósmicos pois deixa-nos a ver estrelas....

Podemos dizer e após provarmos delicioso fruto que partimos numa aventura gastronómica, repleta de novas sensações degustativas.

Colette, fica sabendo que sobre a tua generosa e amável oferta só podemos dizer isto: "Chamámos-lhe um Figo..."

Beijinhos para a "chef" Colette...





PS- Ah, o prato onde vinham os figos era simplesmente genial...



Dia Internacional da Luta Contra a Droga


Hoje, dia 26 de Junho, é o Dia Internacional da Luta Contra a Droga...

Um assunto já tão badalado, mas um assunto, uma realidade cada vez mais presente nas vidas de todos nós...

Tenho a certeza q todos nós já conhecemos, uns de longe outros de bem mais perto, alguém q entregou nas mãos da droga a sua vida...

Porque é isso mesmo q acontece... um risco eminente... a qualquer momento se perde a vida.

E aqueles q não a perdem literalmente, perdem-na aos poucos... perdem momentos irreversíveis na vida, perdem pessoas na suas vidas... Sofrem, fazem sofrer... e muito.

Não adianta estar para aqui a escrever os riscos da droga, pq já toda a gente sabe...
Não adianta criticar, julgar, maltratar, ignorar, pq isso já existe mt gente a fazer...
Adianta sim pensar, interiorizar, educar, lutar contra...

De tudo isto, e no q me diz respeito, penso q Educar é a palavra chave...
Sou Mãe e como tal tenho os meus medos em relação á minha Filha... medo do q aí possa vir, sei q não posso viver a vida dela por ela, mas no q me toca, quero ajudá-la a viver a vida de uma forma no mínimo educada... Cabe-me a mim, enquanto adulta, amiga e mãe falar-lhe de uma dura realidade.

Cabe-nos a todos nós uma reflexão.
Cabe-nos a todos nós esta luta.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Vaso Chinês

Uma velha senhora chinesa possuía dois grandes vasos, cada um suspenso na extremidade de uma vara que ela carregava nas costas.

Um dos vasos era rachado e o outro era perfeito. Este último estava sempre cheio de água ao fim da longa caminhada do rio até casa, enquanto o rachado chegava meio vazio.
Durante muito tempo a coisa foi andando assim, com a senhora chegando a casa somente com um vaso e meio de água.

Naturalmente o vaso perfeito era muito orgulhoso do próprio resultado e o pobre vaso rachado tinha vergonha do seu defeito, de conseguir fazer só a metade daquilo que deveria fazer.
Depois de dois anos, reflectindo sobre a própria amarga derrota de ser 'rachado', o vaso falou com a senhora durante o caminho:
"Tenho vergonha de mim mesmo, porque esta rachadura que eu tenho faz-me perder metade da água durante o caminho até a sua casa..."
A velhinha sorriu:
"Reparaste que lindas flores há somente do teu lado do caminho? Eu sempre soube do teu defeito e portanto plantei sementes de flores na beira da estrada do teu lado. E todos os dia, enquanto a gente voltava, tu regava-las.
Durante dois anos pude recolher aquelas belíssimas flores para enfeitar a mesa. Se tu não fosses como és, eu não teria tido aquelas maravilhas na minha casa.

Cada um de nós tem o seu próprio defeito. Mas é o defeito que cada um de nós tem, que faz com que nossa convivência seja interessante e gratificante.

É preciso aceitar cada um pelo que é... E descobrir o que há de bom nele."
Portanto, meus 'defeituosos' amigos/as, tenham um bom dia e lembrem-se de regar as flores do vosso lado do caminho...

Os Melhores Contos - Irmãos Grimm / Hans Christian Andersen

Ontem à noite estava eu em casa à procura de algo para ler...
Reconheço que não gosto de ler tudo.

Talvez fosse bom para mim poder ler um pouco de tudo mas temáticas como romances ou poesia, por exemplo, não me motivam.

Sempre gostei de ler algo relacionado com policiais, aventuras, locais ou até mesmo história mais recente. A isto se junta uma paixão por B.D. tipo Disney, Asterix, Lucky Luke, etc, etc...

Mas no meio dos livros que tenho por casa descobri dois que já os comprei à cinco anos pelo menos, ambos da Everest Editora:

. Os Melhores Contos dos Irmãos Grimm
. Os Melhores Contos de Andersende - Hans Christian Andersen

Na altura comprei estes livros porque gostaria de os ler um dia aos meus filhos ou eles próprios os lessem porque são histórias/contos que aprendemos a gostar nos nossos primeiros anos de vida e que acabam por nos acompanhar pra sempre.

Estamos a falar por exemplo do "Gato das Botas", "Rapunzel", "Branca de Neve", "Os músicos de Bremem" ou o "Capuchinho Vermelho" dos Irmãos Grimm ou da "Pequena Sereia" ou "O valente soldadinho de chumbo" de Hans Christian Andersen , entre outros contos.

Os livros têm umas ilustrações excelentes , cheias de pormenor e muitas cores feitas por uma tal Anastassija Archipowa (não tentem dizer este nome muitas vezes porque senão ainda se magoam...) que consegue transmitir muitas emoções através das mesmas.

Os livros estão muito giros e tem muita qualidade...

O facto de ter feito este post deve-se também ao meu sonho de um dia poder escrever um conto/história para os mais "piquenos". Sempre tive esta ideia mas até hoje não me surgiu "aquela" ideia para o contexto do conto. Se calhar nem tenho capacidades para o fazer mas que gostava de um dia escrever algo assim, é um facto...

Quem sabe depois de voltar a folhear estes livros que não me surge inspiração...

terça-feira, 24 de junho de 2008

Eu Peninha, apresento-me...

Ok... está na hora!!!
Muitos dos que nos visitam perguntam : Quem é o Peninha? Quem é a Kat? A Elektra? O Beep-Beep? A Magali?
Pensei então: “Vou-me apresentar...” – Não quero que vos falte nada!
Preparados?

Pois bem o meu nome é Fethry Duck (irrraaa..). Ok, Peninha para os amigos!!!
No Universo Disney, sou filho de Lulubelle (Lulubelle Loon) e Patolfo (Eider Duck). Digam lá que não tenho uns pais com uns nomes catitas? Tá bem tá... mas não acabou!
Tenho um irmão de seu nome Abner, mais conhecido por Clarafonte (Abner “Whitewater” Duck) e um primo internacionalmente famoso de seu nome , Donald Duck. A Amy também queria ser "Whitewater" mas entretanto optou por "WineHouse", diz que a água enferruja!!!

Algures nos anos 80 a Disney brasileira achou que devia ter um sobrinho e "adoptei" à força o Biquinho. Não havia melhor escolha, uma criança tão “calminha” que até chateia... :-)

As minhas principais características? Muito fácil... calmo, discreto, ponderado... acreditaram nisso? Acho que não...
Tal como qualquer personagem que se preze tenho uma identidade secreta O Morcego Vermelho... Oppss!!! Deixou de ser secreta neste momento... pssstt!!! Não digam a ninguém, ok?
Mas ainda tenho mais facetas, dependendo do sítio ou local... se na cidade sou um excelente repórter da Patada onde faço as reportagens mais estapafúrdias, na selva sou o "selvático" Pena das Selva e no velho Oeste o "perigoso e letal" Pena Kid, mais rápido até que a sombra do Lucky Luke e o próprio.
Na escuridão da noite, no mundo obscuro da criminalidade sou o implacável Morcego Vermelho.
Como podem ver sou uma pessoa simples e com uma vida super calma... :-).
Em relação ao meu emprego na Patada, trabalho em parceria com o meu Primo Donald e as maiores reportagens do século foram feitas por nós, exclusivos feitos no meio de mil perigos principalmente as feitas ao nosso “amigo” Urtigão, um eremita que gosto de chatear.

Para terminar fiquem sabendo que a idade já pesa... apareci pela primeira vez em 2 de Agosto de 1964 na revista italiana ("Topolino”) numa história ao lado do meu primo Donald, para não variar.
Depois de muito viajar e «laurear a pevide» eis que vim para Portugal em Abril de 1980 e por aqui ando.
Ah, dizem que tenho uma namorada, a Glória, mas é uma relação muito aberta, ok? Nada de definitivo!

E é assim a minha humilde vida e por isso a partir de agora já sabem que eu sou.
Curiosidade satisfeita?
Acho que sim...

Viagens na minha terra.

Existem pessoas que não esperam por esta época, não! Desesperam por esta época, estão a programá-la o ano todo, nós os comuns mortais começamos a tomar consciência e a pensar nela, agora. Estou a falar de viagens, destinos exóticos, viagens que têm como pano de fundo no nosso pensamento a Rússia, a China, o Vietname, a Tailândia, o Sri Lanka, a Malásia, Singapura, Bali, Austrália, Chile, Argentina, e o Brasil,


tudo regado com aventuras inenarráveis. Mas e se pensássemos todos nas nossas viagens diárias da casa para o trabalho do trabalho para casa de casa para o supermercado e do supermercado para casa e o “créme de lá créme” as viagens para a escola dos miúdos ou como pássaros rumamos para o sul com toda a tralha, com eles, em que estamos trezentas mil horas a ouvir num espaço exíguo a mesma música como por exemplo “o biquini amarelo com bolinhas”. Como vêm temos muito por onde escolher, tudo isto tem música, exotismo e cor. Vamos imaginar uma viagem de metro, entro ensonado, sou empurrado para um canto qualquer, sento-me na expectativa de acalmar, mas a senhora da frente faz um som gutural com a garganta, imagino-a na idade média a chamar pelos Ogres para tornar miserável a vida de uma qualquer princesa, Oppss! Acordo com um “EH pá! Deixa-me sentar”. Delicadamente deixo o sr. passar, senta-se à minha frente, saca de um pacote de bolachas e começa a comê-las, não é um comer normal é uma espécie de agressão agarra na bolacha com uma brutalidade tal qual um lutador de wrestling, morde-a ao mesmo tempo que coloca a língua de fora toda enrolada para a puxar, torcer, trucidar e mais difícil ainda, começa a falar para a senhora ao lado, imaginem um túnel fundo e escuro e um enorme acidente lá dentro o som que dali saía, neste caso podia ser “Afonfo”! Experimentem é indescritível. Bem, chegou a minha saída, que confusão pessoas atropelam-se no primeiro lanço de escadas, empurro um, dois, no terceiro sou atirado ao chão, levanto-me e verifico que o combatente ao meu lado foi derrubado ajudo-o, fazendo um comentário jocoso do tipo, “ olha lá meu! Vieste para combater ou para te meteres nos copos”, volto à terra com um titubeante “obrigado!” e verifico que é um colega da empresa onde trabalho, continuamos como se nada fosse, olho para as horas e verifico que estou um pouco atrasado, acelero o passo e nisto vejo um pouco mais à frente outra pessoa a coxear agarrada a uma canadiana a tentar andar mais depressa e com uma dificuldade enorme para ultrapassar o segundo lance de escadas e ao mesmo tempo fazer frente àquela imensidão de braços e pernas, e uma vez mais vejo que é uma pessoa do meu serviço, cumprimento-a e uma vez mais no meio de conversas de circunstâncias, diz-me “Bem! Lá vou eu marcar uma vez mais o relógio de ponto fora de horas.” E eu qual Dom ou Dona Quixote, agarro-lhe no cartão de ponto subo as escadas a correr saltando os degraus dois a dois, qual quê! De três em três, abrem-se as portas para tão portentosa personagem, mergulho direito ao relógio de ponto e zás trás dou-lhe uma, duas vezes e levanto-me de braços abertos à espera dos aplausos, mas estava todo o mundo a olhar para mim com um olhar de espanto, baixo a cabeça e digo entre dentes um bom dia inaudível, entretanto chega o colega ofegante, agradecendo a gentileza.

Como vêm, todos os dias temos novas aventuras basta um pouco de imaginação e não precisamos de brochuras de sítios exóticos, faça férias cá dentro. Ahhh!! Ainda não vos contei aquela do homem sentado no banco do metro em que ele ocupava com o braço duas cadeiras e na outra colocou a mala e ....... fica para outro episódio.

Bem Hajam,


P.S. Não posso deixar de agradecer à Kat, porque ela, através dos seus contributos diários, que têm sido inestimáveis, é que serviu de inspiração para a acção principal desta história.

Mercado Medieval de Óbidos

Faz quase um ano que vos falei da Feira Medieval de Óbidos e do ambiente que por lá se vive.

Este ano volto à carga mas para vos anunciar que vêm aí mais uma edição.
Mercado Medieval de Óbidos 10 a 20 de Julho
Amor e Guerra - “A Luz e as Trevas”

Bilhete unitário diário – 5€
Ingresso gratuito de Munícipes, menores de 12 anos e pessoas trajadas à época

Horário de Funcionamento
Fins de Semana – das 12h00 às 24h00
Dia 10 – das 18h00 às 24h00
Outros dias úteis – das 17h00 às 24h00

Nota: Normalmente esta festa é inundada por milhares de pessoas. Ir de carro ao fim de semana é uma loucura a não ser que se vá muito cedo. Durante a semana é o melhor mas isso só é possivel se estivermos de férias ou se ao final do dia quisermos dar um "pulinho" a Óbidos.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Programa de Investigação do Autismo... mais um passo para um futuro melhor!

Na minha última visita ao Hospital Pediátrico de Coimbra para mais uma consulta de Austimo fomos convidados (pais) e paciente com autismo a dar o nosso consentimento para participar num Estudo Internacional para Investigação do Autismo (Programa de Investigação do Autismo).
O Estudo tem como base a análise de ADN de todos os participantes (informação pessoal mantida confidencial, identificada por um código apenas do conhecimento do H.P.C.) bem como alguns questionários e testes de Avaliação.

Embora a causa do Autismo seja desconhecida, sabe-se que familiares de individuos com autismo tem um risco aumentado de serem afectados, indicando que na sua origem existe uma componente genética importante. São vários os genes que contribuem para o seu aparecimento. A identificação desses genes é fundamental para se compreender melhor como surge esta perturbação.

O Programa de Investigação do Autismo tem como objectivo identificar esses genes. Uma vez que o autismo é uma perturbação muito complexa, percebeu-se que a identificação desses genes requer o estudo de muitos pacientes e dos seus familiares.
Assim sendo, cientista e médicos de todo o mundo (incluindo a Dra. Guiomar de Oliveira) decidiram por isso unir esforços, formando um consórcio internacional designado por Autism Genome Project (AGP).

Este consórcio pretende reunir informação médica e material genético (ADN) de maior número de famílias possivel, o que facilitará a investigação dos genes do autismo bem como das suas funções. Estabeleceu ainda um programa designado por The Autism Simplex Collection (TASC), através do qual a informação clínica e o ADN das famílias que participarem serão depositados num biobanco internacional acessível a investigadores qualificados nesta área: Famílias provenientes de muitos países vão participar neste programa, incluindo: França, Reino Unido, Suécia, Canadá e Estados Unidos.

O biobanco internacional será gerido por duas instituições americanas com larga experiência nesta área: O National Institute of Menthal Health (NIMH) e o The Autism Genetic Resource Exchange (AGRE).

Este não será um post que espero ter muitos comentários porque se trata de um assunto ainda com muitos segredos por desvendar mas achei importante partilhar informação, experiências e chamar a atenção (mais uma vez, eu sei...) para este problema que cada vez mais está presente na nossa sociedade.
A mim toca-me especialmente por tudo o que já sabem mas nunca é demais ficar a conhecer um pouco mais sobre esta área e o que se vai fazendo no mundo e neste nosso "cantinho", em particular na Unidade de Autismo do H.P.C. e em especial pela equipa da Dra. Guiomar Oliveira... eu próprio, dia após dia, vou aprendendo a lidar com este problema.
Que este estudo seja importante para que num futuro próximo se possa compreender melhor esta perturbação e com isso garantir todos os apoios necessários e importantes para que um Autista tenha cada vez mais uma vida melhor e que todos os que o rodeiam o possam ajudar, compreender e respeitar.

Verão Sinónimo de Cãofusão

Com a chegada do calor às 00:50 do dia 21, cuja recepção foi com pompa e circunstância em que todos nós o fomos receber ansiosamente, momento de frenesim e loucura. Mas chegaram também alguns devaneios usuais nesta estação, esquecemo-nos dos animais que cuidamos ou que descuidamos, aqueles que chamamos de estimação.

É por vezes complicado ter um animal em casa, não temos vida, andamos sempre a correr, não temos condições, a varanda é pequena ou não existe, ficar na sala nem pensar, o levá-lo à rua de manhã, obrigá-lo a estar em casa todo o dia sem a sujar (teria que estar completamente manietado), tornar a sair com ele ao fim do dia, por vezes 10 horas depois. Mas tudo isso torna-se secundário quando vemos o contentamento de qualquer criança a brincar com um cão ou um gato. É útil que iniciem esta relação desde pequenos ao tomarem conhecimento desta “obrigação” ensiná-los-á num futuro próximo a não fazerem o que muitos de nós fazemos, verão em casa animal fora portas e o mais longe possível, não vá o animal ter tentações de voltar.

Todos nós sabemos que podemos apadrinhar um leão no jardim zoológico, mas um leão? Não deve dar muito jeito tê-lo ao colo, ou fazer-lhe festas, e uma águia! Já imaginaram uma águia como animal de estimação? Era a loucura. Existe um site com várias possibilidades mais “normais”, entre elas o apadrinhamento de uma qualquer espécie menos bizarra.
Não é necessário pertencermos a uma qualquer associação para mudarmos algo que consideramos incorrecto é importante a atitude perante a situação. E qualquer acto é melhor que acto nenhum. Por vezes tomar uma posição é melhor do que estar sem posição (é incómodo).
Assim, e para que possamos de algum modo minimizar o sofrimento de alguns destes animais podemos dar algum apoio quer seja financeiro, quer seja através da doação de bens, visite e conheça por exemplo o site, http://www.animaisderua.org/, mais que não seja dê-o a conhecer.

sábado, 21 de junho de 2008

Entre o Crepúsculo e o Dilúculo

"(...) considera-se que o dilúculo é o instante em que metade do corpo solar está acima ou abaixo do horizonte (...)" Depende do Hemisfério!
Estão vocês a pensar.

Ah sim? E então?
Então? Então fiquei eu a pensar. Dilúculo? que nome esquisito para chamar a um dos mais belos momentos do dia. Herdámos este vocábulo estranho do Latim, para definir a nossa bela Aurora, Alvorada, Alva ou crepúsculo da manhã.

Continuam vocês a pensar. Ah sim? E então?
Então, estava eu sossegada da vida, no conforto do meu lar quando resolvi ir à janela. Eis que surge, linda, magnífica, resplandescente, mesmo à minha frente, uma maravilhosa lua cheia (ou nova, não sei). Fiquei pensativa a observar a Lua, contemplativa e embalada pela serenidade das ondas do "mar da tranquilidade".

Ah, sim? E Então?
E então, toca o telefone, quase que em simultâneo com os meus pensamentos. Era uma chamada da Suécia, onde a essa hora (perto da 23:50h) me informavam que estavam a ligar porque ainda era de dia! :-)

Aahh, sim!? Pois! Estão já vocês a pensar!!
Pois, sim? Pois então!


Hoje é dia 21 de Junho!


É o dia em que o Sol se encontra na sua posição mais a norte. Hoje é um dos dois dias de Solstício existentes. É o dia mais longo do ano. Solstício de Verão.

Se estivéssemos na Suécia poderíamos, como eles, brindar à chegada deste dia, numa das mais importantes festas que eles comemoram até ser noite! ;) Espertos, não?

Se estivéssemos bem a Norte, podíamos hoje, assistir ao espectáculo de ver e o pôr do Sol e ... apenas alguns segundos depois ... ver o Sol nascer novamente.


Entre o crepúsculo e o dilúculo

aproveitem bem este longo dia!

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Auf Wiedersehen

Lá se foi o sonho...lá se foi a alegria do Povo!

"Somos os melhores", "Vamos ganhar", "Ninguém nos vai parar" mas... falta sempre um "mas" para sermos realmente os melhores.
Se queremos ser os melhores temos que o mostrar e mais uma vez na hora decisiva para impôr a nossa mais valia entrámos receosos e a temer a poderosa Alemanha.

Não eram mais fortes que nós, não são melhores mas... lá volto eu ao "mas"!!

Devíamos e podiamos ter entrado com mais força, com querer, com determinação, conscientes que somos melhores. Eles tinha "medo" de nós e respeitavam a nossa mais valia mas aproveitando a nossa falta de atitude e demonstração de "medo" marcaram logo dois golos.

A partir daí acordámos mas tarde...A diferença neste jogo?

Existem bons jogadores e jogadores com "classe"... parece a mesma coisa mas não é, e neste jogo faltou "classe" a Portugal.

Havia muita esperança em Cristiano Ronaldo mas aconteceu o que mais se temia: Falta de frescura física depois de muitos jogos durante o ano e acima de tudo, muitos milhões de Euros a girar naquela cabeça. A equipa valia por todos e não apenas pelo valor de um e sinceramente acho que tinhamos equipa para trazer o "caneco". Não querendo arranjar culpados porque estamos a falar de uma equipa, quer nas vitórias quer nas derrotas, gostava de deixar um desabafo:

Ricardo, guarda-redes da Selecção... já nos deu algumas alegrias mas neste Campeonato da Europa foi simplesmente o pior dos Guarda-Redes de competição. Já a algum tempo que não justificava ser titular e depois deste jogo... tirem as vossas conclusões mas para mim foi um jogador a menos.

Com isto terminou a era Scolari... teve o dom de unir os Portugueses em volta da Selecção pois por mais anti-Scolari que algumas sejam não deixa de ser bonito ver tanta bandeira Portuguesa, tantas pessoas vestidas a rigor e muita emoção. No campo meramente futebolístico falhou em algumas escolhas devido ao facto de ser "teimoso" e nem sempre escolheu os melhores.

Começa agora uma nova era e vamos ver o que nos reserva o futuro e quem vai ser o novo timoneiro da Selecção.... e amanhã lá voltamos nós à vida real: aumentos do combustível, aumento das taxas de juro, aumentos, aumentos, aumentos... nisso é que somos os maiores!!!

Ah, e os Suiços voltam a ter dias normais, sem festa na rua, sem alegria, sem música e boa disposição pois os Portugueses voltaram pra casa.

Auf Wiedersehen

Até ao Mundial 2010 na África do Sul

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Um obrigado "docinho" para a nossa Colette

A Academia Real das Ciências da Suécia, cujos membros decidem a atribuição dos Prémios Nobel, decidiu criar um novo Prémio:
O Nobel da Doçaria...

O júri, bastante conceituado e duro nas sua apreciações, reuniu-se...

Palavras e adjectivos como "Delicioso", "Fofinho", "Docinho, docinho", "Ca bom", "Mais uma fatia, pro favor!!!" ou um intenso "Hummmmmm...!!!" foram ouvidas no interior da Sala de decisões da Real Academia.



A decisão foi unânime e foi entregue à irmã da nossa Magali:

"Colette"


Para ela decidi criar este post como forma de agradecimento pelo delicioso bolinho com que nos presenteou. Muito bom, mesmo muito bom...
Quando quiseres manda mais mas aqui entre nós: "Cuidado quando o mandas pela Magali... já sabes como ela é!!! Mandas kilo e meio de bolo e só chega ao destino perto de 350 gramas!!!"
Tou a brincar....

Uma grande beijoca pelo bolinho e já sabes, todas as semanas aguardamos por novidades "docinhas" da tua parte!!!!

;-)

Para ti Maria...


... só um beijo e dizer-te q até para desistir é preciso ter coragem.

Desistas ou não, lembra-te q deste lado de cá existem pessoas q gostam mt de ti, e para as quais o importante é q sejas FELIZ...
Agarra-te ao Melhor q tens na tua vida, e q foste TU q concebeste...
Vive para o teu Melhor...
Ama essa Vida...

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Onde Está o Wally?


Para quem não conhece, o Wally é o personagem central dos livros de carácter infanto-juvenil criado pelo ilustrador britânico Martin Handfors. O Wally é um viajante e frequentemente anda perdido em países e lugares exóticos.

O Desafio é descobrirem onde está o Wally?

Divirtam-se!


Se conseguiram descobrir o Wally, então podem passar ao próximo nível do jogo:

A ideia partiu da artista canadiana Melanie Coles. Algures no Canadá, mais precisamente na cidade de Vancouver, existe um enorme desenho do Wally com quase 20 metros realizado na cobertura de uma casa. Não vale a pena andar na rua a olhar para cima uma vez que só é visível do céu, nomeadamente dos satélites do Google Earth.
É este o jogo e não julguem que é fácil. É necessário percorrer toda a área da cidade de Vancouver para que o misterioso personagem apareça.


Where on earth is Wally?

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Zaczarowany Olowek

O programa de animação do Vasco Granja chamava-se "Cinema de Animação", durou 16 anos e foram transmitidos mais de mil programas.
Para ti Peninha, ofereço-te esta meia dúzia de videos que tirei da mala do Sport Billy, que tu tanto adoras:

O Lápis Mágico (dividido em duas partes)
No País Dos Rodinhas
Professor Baltazar
Tom Sawyer
O Carrossel Mágico

O Vasco Granja, vive algures em Lisboa terá por esta altura 83 anos.

Obrigada Mestre Granja!

Ainda se lembram do Vasco Granja?

Ainda à pouco tempo fiz referência num post ou num comentário ao Engº Sousa Veloso, que tinha aquele famoso programa "TV Rural", o tal que no final do programa dizia "Despeço-me com amizade".. mas alguém se lembra do Vasco Granja?

Esse senhor tinha um programa de animação na RTP1, que sinceramente não me recorda o nome, onde passava inúmeros e variados desenhos animados.

Passava alguma B.D. muito gira, desde Pantera Cor-de-Rosa (aliás, chamam-lhe o pai da Pantera Cor-de-Rosa... não vejo muitas semelhanças... acho que não é filha dele!!!), cartoons da warner, pequenos filmes da Disney, Bugs Bunny, enfim, daquelas séries que deixam saudades e que nunca mais passaram ou que raramente passam.

Lembro-me que havia uns desenhos animados que era o "Lápis Mágico", super giros e cativantes... sei que era um personagem que tinha um lápis que tudo o que desenhava se tornava realidade.

Mas o que me faz recordar este homem era que passava desenhos animados "fora do normal"... Ele era ciclos de filmes de animação checoslovacos, russos, polacos, enfim, daqueles tipo de desenhos animados que não me faziam prender ao ecrân mas ele lá percebia daquilo. Normalmente bonecos feitos de materiais como a plasticina, imagens abstractas e outros objectos que ganhavam vida. Dava para perceber que o homem gostava daquilo mas naquele tempo não estava preparado para aquele género... e ainda não estou!!!

Aliás, estive a pesquisar e os referidos desenhos animados "Lápis Mágico" são polacos (yessss....) e o nome original é "Zaczarowany Olowek" (ficaram na mesma? eu também...). Então vá, o título em inglês é "Enchanted Crayon"... sentem-se melhor agora, não é?

Mas onde anda este homem???
Não é bem "Onde está o Wally'" mas mais "Onde está o Vasco?"

Cromos

Cromos... quem nunca fez uma colecção de cromos?
Seja de futebol, de alguma série de desenhos animados ou de outra temática qualquer é única aquela ânsia de poder terminar uma colecção...
Na infância o primeiro grande objectivo era arranjar “trocos” para comprar as carteirinhas mágicas e depois aí sim, chegar a casa e abrir uma a uma para ver se conseguíamos mais cromos para completar a caderneta...
A desilusão era enorme quando os repetidos começavam a sair em maior quantidade mas nos dias a seguir iriam se tornar num poderoso meio de troca...
"Tenho o nº150 mas esse é difícil e só troco por 10 cromos dos teus"

A troca de cromos é algo muito engraçado... imaginem a bolsa de Wall Street mas em que todos estão a trocar/vender/licitar cromos???

Lembro-me também da arte de colagem dos cromos... quando não havia cola então nada como o fabrico artesanal e farinha com água dava uma cola perfeita (até se começarem a descolar...). Hoje, os cromos são autocolante, o que facilita imenso.

Mas o ir colando os cromos e ver a colecção ir sendo completada dava um gozo enorme (..ainda dá, ou não fosse eu um coleccionador de colecções...).
Ok, tenho já idade para ter juízo mas continuo a fazer colecção de cromos.
Participo em muitos fóruns, blogs e sites de coleccionadores e é giro ver alguns coleccionadores mais velhos a dizer “Não, não... estes cromos são para o meu filho...!!”.
Nunca são... em alguns casos, o pai tem uma colecção e o filho outra e a “luta” para ver quem acaba primeiro é poderosa. :-)
Eu assumo, os cromos que compro/troco são para mim e que gozo me dá... continuo um “puto” quanto a colecções... às vezes sinto que sou um verdadeiro “dealer” dos cromos.

Para terminar, um cromo especial para os verdadeiros "cromos" deste blogue : Os Cinco

Sport Billy

Depois de falar de Tom Sawyer eis que volto à carga com outro ícone dos anos 80... o Sport Billy.
Este miúdo era um espectáculo... ponto forte, o seu mega saco de onde podíamos esperar tudo e mais alguma coisa!!!
A única diferença para uma cartola de um mágico é que nunca vi de lá sair um coelho ou uma pomba mas pouco faltou!

O Sport Billy, caso não se lembrem, vivia no planeta Olympus (cheira-me que foi aqui que inventaram as máquinas fotográficas...) , planeta esse que era habitado por "Obikwelus", perdão, por desportistas.

Sport Billy tinha sempre dois amigos inseparáveis: a Lily e o cão Willy... Billy, Lily e Willy??? Que falta de originalidade... ao menos punham Huguinho, Zezinho e Luisinho, disso nunca ninguém se lembrou!!!

Mas voltando à série televisiva. Todos os episódios giravam à volta de viagens do Sport Billy à Terra com o objectivo de promover o Desporto sempre com muito fair-play... Enfim, tanto planeta para ele visitar e foi logo escolher um tão complicado para fomentar o Fair-Play.

Um pequena referência para a nave do Sport Billy. Se tivesse que fazer um top 5 das naves mais carismáticas da nossa televisão seria:
1- Nave Enterprise - Star Wars
2- Eagle - Espaço 1999
3- Battlestar Galactica - Galáctica
4- Searcher - Buck Rogers no Século XXV (ainda vou fazer um post sobre o "Twiki " - o rôbot desta série)
5- Nave do Sport Billy
Mas em todas as séries existe o "bonzinho" e o "menos bonzinho" e nesta série o esquema mantem-se: Sport Billy tinha uma inimiga: a mázinha Rainha Vanda e o seu súbdito Sipe que tinham como objectivo destruir tudo o que fosse actividade desportiva... era uma éspecie de "apito dourado" da galáxia!!! Se naquele tempo houvesse escutas telefónicas a Rainha Vanda iria com certeza descer à 2º divisão inter-galáctica.
Aliás, lembrando agora um pouco a Rainha Vanda ela daria uma excelente esposa para o terrível Imperador Ming, aquele que teimava em fazer a vida negra ao Flash Gordon.

Voltando ao Sport Billy, naquela altura todos desejavam ter uma mala assim... aliás, dizem que foi a partir daí que nasceu a mala da mulher, só que esta evoluiu e hoje é uma mala com muitos mais apetrechos e surpresas, de tal maneira que dentro dela podemos mesmo encontrar a mala do Sport Billy.

A corrida mais louca do mundo

O meu pena-movel é a gasolina e a que tinha no depósito daria para hoje mas para amanhã seria apertadito...
Na minha zona estava tudo sequinho mesmo a gasolina fruto da maravilhosa corrida às bombas de gasolina.
Eram 11 da noite quando parti em busca de umas pinguinhas de gasolina pois ainda não se sabia quanto iria durar esta paralização!!! Lá fui para as bombas de Oeiras e felizmente ainda havia sem chumbo 98 pois a bomba é grande e tinha maior reserva de combustível.
Havia cerca de 50 carros na bomba e aguardei um bocado!!!
Nunca vi tanta gente junta no mesmo local com uma vontade louca de gastar dinheiro :-).
Gostei de alguns que já chegaram a empurrar o carro, outros com bidons, outros com a garrafita na mão porque o amigo tinha ficado apeado algures... a loucura!!!
Mas o que me surpreendeu mesmo foi o facto de ver tantos sorrisos ao abastecer o carro sabendo que estavam a ser momentaneamente roubados tal o preço daquele precioso liquido... eu próprio fiz esse sorriso!
Era o sorriso denominado "Bate-me que eu gosto..."
He!He!He!He!